segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Aeródromos de Alto Paraíso, Campos Belos e Posse/GO interditados são liberados para operações


Após a interdição dos Aeródromos, a Agência Goiânia de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), antiga Agetop, foi rápida e na tarde de quarta-feira (14/2) conseguiu liberar os espaços para funcionamento.

Na última terça-feira (13/2), 12 Aeródromos do Estado de Goiás foram interditados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)​​, devido à falta do laudo de inspeção e funcionamento da (Goinfra).

A assessoria da Goinfra afirmou que após receber a notificação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), esteve em contato direto com o órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) para regularizar as operações do aeródromo e conseguiu a liberação antes do prazo exigido pelo órgão.

Ainda de acordo com a Goinfra, a gestão anterior não apresentou as correções propostas pelo Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), e deixou o governo com processos de irregularidades, que causaram a interdição dos espações na última quarta-feira.

Dos aeródromos interditados apenas o de Santa Helena não é responsabilidade da Goinfra.

Entre as unidades que receberam a notificação e foram liberadas estão: Alto Paraíso, Aragarças, Campos Belos, Ceres, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Posse, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Conforme as informações da agência, o aeródromo da cidade de Santa Helena tem a homologação municipal e a Prefeitura é responsável pela administração da pista que recebeu a notificação de interdição.

Atual presidente da Goinfra, Enio Caiado, afirmou que a agência está comprometida em dar continuidade a todos os processos técnicos para regularizar os funcionamentos dos aeródromos. Conforme o titular da pasta, uma nova dinâmica foi implantada para garantir a manutenção e a segurança das operações nos aeródromos.

A agência é responsável pela administração aeroportuária de 26 aeródromos em Goiás, conveniados a Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Aeródromos em Goiás


Aeródromo é toda área para pouso, decolagem ou movimentação de aeronaves. Segundo a Anac, os aeroportos são aeródromos públicos com instalações de apoios para operações das aeronaves de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Em Goiás, existem 168 aeródromos registrados no Sistema Estadual de Estatística e de Informações Geográficas do Estado de Goiás (SIEG).

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.