Postagens

Mostrando postagens de Novembro 4, 2018

Delegacia de Combinado (TO) promove encontro de pai e filha, separados por 39 longos anos

Imagem
Um encontro emocionante, carregado em lágrimas e abraços apertados.
Foi assim o reencontro entre uma filha e um pai, após uma dolorosa separação por cerca de 39 anos.

O rencontro da família só foi possível graças a policiais integrantes da Delegacia da Polícia Civil da cidade de Combinado, sudeste do Tocantins.

A filha conta que foi levada pela mãe logo após seu nascimento e conseguiu fazer contato com a Delegacia de Polícia de Combinado através do agente Marcio Tavares Leite, o Marcinho, que foi o elo fundamental na procura do endereço do pai.

Segundo os agentes, no dia da eleição presidencial (28), o agente Márcio Tavares estava de serviço na cidade de Aurora, quando recebeu a ligação de Eliete Alves de Oliveira, residente na cidade de Ibotirama (BA).

Ela informou que em 1982, sua mãe mudou-se da região do sudeste tocantinense, naquela época ainda Goiás, levando-a consigo para o estado da Bahia.

Eliete relatou que durante todo esse período não teve nenhum contato ou noticias do seu pai,…

De Campos Belos (GO): Higor Leite quer usar o bom aproveitamento no ano para ajudar o Londrina a buscar a vaga na Série A

Imagem
O jogador Higor Leite, do Londrina, está próximo de atingir uma marca impressionante na atual temporada. 
Representando Londrina e ABC, o meio campista já atuou em 49 jogos no ano, sendo 28 vitórias, 9 empates e 12 derrotas. O alto número de participações em gols chama a atenção, já que, ao todo, Higor soma 8 gols e 12 assistências. 
Na melhor temporada da carreira e com um aproveitamento pessoal de 63,2%, o camisa 11 se destacou na disputa da Série C pelo ABC, o que foi determinante para sua contratação junto ao time paranaense para a reta final do Campeonato Brasileiro da Série B.

Desde sua chegada, o jogador assumiu a titularidade absoluta e vem sendo peça fundamental no atual esquema de jogo do Tubarão. Com ele, são 10 vitorias, três empates e apenas duas derrotas. 
Além disso, com Higor em campo, o time detém incríveis 100% de aproveitamento em jogos no Estádio do Café - sete vitórias em sete partidas. Além dos excelentes números, as atuações demonstram a cada rodada que Higor Leite …

Senado analisa criação de fundo para região goiana que reúne cavernas em Terra Ronca

Imagem
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) promove reunião na quarta-feira (14), a partir das 9h. 
Um dos sete itens na pauta de votações é o PLC 33/2018, que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região de Terra Ronca (Funter). 
Depois de vota da na CDR, a matéria seguirá para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com a proposta, de autoria do deputado federal Pedro Chaves (MDB-GO), o Funter deverá promover a economia, a cultura e o turismo na região de Terra Ronca, situada nos municípios goianos de São Domingos e Guarani de Goiás.

Relatada pelo senador Waldemir Moka (MDB-MS), a proposta estabelece que o fundo terá a finalidade de fomentar a qualificação dos trabalhadores locais; estimular produtos feitos pelas comunidades; criar condições para a instituição de cooperativas e viabilizar a cooperação entre os moradores e entidades públicas e privadas de turismo.

O Funter contará com recursos de operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades pr…

Cultura: Nemilson Vieira, a Literatura como Vocação

Imagem
Por Eduardo Waack, do Jornal o Boêmio

Nosso entrevistado é um homem perseverante e objetivo, embora bondoso e humilde. Traz em seu coração os valores que aprendeu desde a tenra infância com os pais Natanael e Isabel Vieira de Morais. 
Graduado em Gestão Ambiental e micro empreendedor individual, o escritor Nemilson Vieira (formado em Educação Teológica, em 1996), nasceu em Palmeiral, no Maranhão, em 14/10/1958. 
Reside em Ribeirão das Neves (MG). 
Seu primeiro livro, “Faço Parte Dessa História”, um relato de família, fé e crença, possui conteúdo autobiográfico e já se inscreve no panteão das grandes obras publicadas neste início de século. Vamos conhecê-lo melhor!

Fale-nos um pouco sobre você.

Nemilson — “Há limites para o que sabemos sobre nós”, afirma o sociólogo Luis Mauro Sá Martino. Falar de nós mesmos sem parecer arrogante não é tão fácil assim; podemos pecar ao pontuar coisas além do necessário. Posso empolgar-me ao falar de mim, mas tentarei ser sucinto. 
Digo que não sou diferente d…

Arraias (TO): Governador abre campanha de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins

Imagem
O governador Mauro Carlesse (PHS) abriu oficialmente, nesta semana, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, que teve início no último dia 1º e se estende até 30 de novembro.

O evento foi realizado na Fazenda São Sebastião, na região de Taquarussu Grande, de propriedade do pecuarista Fenelon Barbosa e que faz parte do município de Palmas.

A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é vacinar 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade no Estado.

A declaração do ato é obrigatória, até mesmo para os produtores rurais que não tenham animais nessa faixa etária. 
A medida objetiva a atualização cadastral para efetivo controle sanitário. O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de animais.

Na primeira etapa realizada em maio, o Estado bateu recorde de vacinação contra a doença, atingindo o índice vacinal de 99,91%, envolvendo 8,5 milhões de bovídeos, presentes em 55,5 mil propriedades rurais.

Os municípios com mai…

Novembro Azul completa oito anos de mobilizações voltadas para a prevenção do câncer de próstata

Imagem
Para levar informação à população, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza, desde sua fundação, em 2008, iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. 
“Nossa primeira campanha relacionada ao câncer de próstata foi batizada de Um Toque, Um Drible, em 2008”, afirma Marlene Oliveira, presidente do LAL, que em 2011, lançou o Novembro Azul no país, tendo como inspiração o movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e a campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama.

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. 
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. 
Anualmente, o paí…

Homem é preso pela PRF por porte ilegal de arma de fogo após realizar ultrapassagem proibida. Arma pertencia a morador de Posse (GO)

Imagem
A ocorrência teve início enquanto os policiais rodoviários federais realizavam uma ronda na BR-020. 
Nas proximidades do Km 185, eles avistaram um Toyota/Corolla realizando ultrapassagens indevidas, colocando em risco a vida das pessoas que por ali circulavam.

Os policiais imediatamente se deslocaram ao encontro do condutor e abordaram o veículo. 
Em revista no no carro, as autoridades encontraram uma pistola calibre 38 da marca Taurus. A arma estava carregada, pronta para efetuar um disparo. 
Além disso, a arma, que estava com o registro vencido e pertencia a um morador de Posse/GO, possuía mais um carregador com 14 munições.
O homem se manteve em silêncio e nada explicou aos policiais. 
Diante das evidências de porte ilegal de arma de fogo, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Alvorada do Norte/GO.
Fonte: PRF

Operação do MP flagra prática ilegal de garimpo no Rio Paranã, em Monte Alegre de Goiás

Imagem
Está em andamento nesta quinta-feira (8/11), na região calunga do Vão de Almas, município de Monte Alegre de Goiás, a Operação Oxum. 
A ação é coordenada pelos promotores de Justiça Bernardo Frayha e Douglas Chegury, e pretende combater a prática de garimpo de ouro clandestino no Rio Paranã. 
Na religião iorubá, Oxum é um orixá que reina sobre a água doce dos rios.

Durante a operação, foram localizadas balsas de garimpeiros, além de terem sido apreendidos material de garimpo e canoas. 
A operação prossegue no período da tarde, com o objetivo de localizar outras balsas, identificar e prender os garimpeiros e, ainda, constatar crimes ambientais graves, como o emprego de mercúrio para separação do metal precioso. 
O mercúrio contamina a água e os peixes, podendo causar câncer. Além disto, segundo apontam os promotores, a extração do cascalho do fundo do rio causa o assoreamento e diminuição da profundidade da calha do rio.
Fonte: MPGO

Operação Biópsia: ex-presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás é condenada a mais de 60 anos de prisão

Imagem
A ex-presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Criseide Castro Dourado, foi condenada a 61 anos de prisão pelo envolvimento no desvio de recursos públicos da associação, entidade responsável pela gestão do Hospital Araújo Jorge. 
Os crimes cometidos pela então presidente da entidade e outros nove réus foram apurados no âmbito da Operação Biópsia, deflagrada em 7 de fevereiro de 2012 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organização (Gaeco) do Ministério Público de Goiás. 
A sentença é da juíza Suelenita Soares Correia.

Conforme constatado no curso da ação penal, também acompanhada pelo Gaeco, os desvios ocorreram por meio de pagamento de notas fiscais relativas à falsa prestação de serviços de consultorias e assessorias genéricas em favor do Hospital Araújo Jorge, assim como pelo pagamento de notas fiscais de aquisição do quimioterápico Glivec, sem a entrega do produto. 
Restou demonstrado ainda que os lotes dos medicamentos constantes das notas fiscais s…

Vídeo do Dia: Folia em São João da Aliança, uma fortíssima cultura goiana

Festejos da Caçada da Rainha, no Distrito do Forte, São João da Aliança (GO)

Lavandeira (TO): abandono de Escola Pública é escancarado com as chuvas. Aguaceiro invade até a dignidade de pais e estudantes

Imagem
O abusado descaso com as escolas públicas, em todos os cantos do país, não é novidade para ninguém. 

Mas todas as vezes que se vê imagens do abandono dos espaços públicos, que deveriam ser os mais seguros e cuidados, corta o coração, não apenas de pais e estudantes, obrigados a traçar o futuro dos filhos por intermédio da educação, em escolas totalmente em escombros. 

Nesta semana, recebemos imagens das instalações do Colégio Estadual Lavandeira, na cidade de Lavandeira, sudeste do Tocantins, durante uma forte chuva. 

O aguaceiro entra pelo teto, onde telhas quebradas abrem espaço, não apenas para a enxurrada na cabeça do alunos e nas salas de aulas, mas que atinge em cheio a dignidade.

Depois, não querem que os cidadãos, cansados de pagarem impostos, fiquem indignados com políticos e com os péssimos serviços público. 

Isso é um tapa na cara de todos nós. 

Com as desculpas, por gentileza, a Secretaria de Educação e o Governo do estado do Tocantins, do senhor Mauro Carlesse. 

Veja as imagens:…

Chuvas destroem pontes em Teresina de Goiás

Imagem
As fortes e insistentes chuvas dos últimos dias destruíram três pontes na zona rural de Teresina de Goiás, nordeste do estado.
As imagens mostram uma das pontes que liga a cidade à comunidade dos Mangues.
Segundo as informações, pessoas estão em isolamento total, inclusive alunos e doentes, que estão sem assistência

"Três pontes foram embora", diz um morador da localidade. 








De Arraias (TO): Quatro mulheres são indicadas para integrar a equipe de transição do governo Bolsonaro; entre elas Liane Moura

Imagem
Pelo menos quatro mulheres devem ser nomeadas nos próximos dias para integrar a equipe de transição do governo Jair Bolsonaro (PSL). 

Até o momento, entre os 27 nomes anunciados oficialmente para a equipe, não havia nenhuma mulher.

As primeiras mulheres da equipe foram anunciadas nesta terça-feira (6). Os nomes devem ser publicados no "Diário Oficial da União" nos próximos dias. São elas:

Clarissa Costalonga e Gandour - Doutora em economia
Liane de Moura Fernandes Costa - Ex-tenente do Exército
Márcia Amarílio da Cunha Silva - Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
Silvia Nobre Waiãpi - Tenente do Exército

Nesta quarta-feira (7), o presidente eleito afirmou, em publicação no Twitter, que não está preocupado com "a cor, sexo ou sexualidade" de quem vai compor sua equipe.

Na terça-feira (6), Bolsonaro foi questionado sobre a presença de mulheres no governo de transição e na equipe ministerial. 
Bolsonaro disse que deverá escolher uma mulher como ministra. “…

MP do saneamento básico está na pauta da Câmara dos Deputados

Imagem
Foi aprovada pela comissão mista do Congresso Nacional e está na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados a Medida Provisória que altera o marco legal do saneamento básico no Brasil. 

A principal mudança promovida pela MP é que a Agência Nacional de Águas vai ser a responsável por regulamentar os serviços públicos de saneamento básico. Anteriormente, isso era responsabilidade do Ministério das Cidades.

Como se trata de uma Medida Provisória, as normas previstas no texto já estão em vigor desde a publicação no Diário Oficial da União, em julho de 2018. 
No entanto, para se tornar definitivamente lei, a matéria precisa ser aprovada pelo Congresso até o dia 19 de novembro.

Para o relator da proposta, senador Valdir Raupp (MDB-RO), o objetivo da nova legislação é “garantir maior segurança jurídica aos investimentos no setor de saneamento básico”.
O congressista também destaca que a mudança vai “aperfeiçoar a legislação de gestão dos recursos hídricos e a de saneamento básico” no Brasil.

De aco…

Bandidagem sem controle: Casal de idosos é assassinado a facadas em Campo Limpo de Goiás; suspeitos foram presos em flagrante

Imagem
Um casal de idosos foi assassinado a facadas em uma chácara em Campo Limpo de Goias, cidade a 71 quilômetros de Goiânia. 
Os corpos de Leandro Canedo Guimarães dos Santos, 78 anos, e Darci Prado Canedo Guimarães dos Santos, de 76, foram encontrados na tarde desta quarta-feira (7) na propriedade do casal. 
Os suspeitos de cometer o crime foram presos pela Polícia Civil (PC) em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.

De acordo com a PC, Leandro era criador de cavalos da raça Mangalarga. Ele foi atacado quando estava no curral. Já a esposa foi morta na porta de casa. 
O casal morava em uma chácara a 800 metros da entrada principal da cidade.

Três pessoas foram presas em flagrante suspeitas de cometer o crime: 
o caseiro da chácara, Milton Istuário Vieira; a mulher dele, Rosane Patrícia Rodrigues; e o irmão dele, Ademilson Istuário Barbosa.

De acordo com a PC, Milton e Rosane foram demitidos há alguns dias, no entanto, não saíram da propriedade alegando que tinham dinheiro a receber. 
Em razão …

Ao lado de Caiado, Bolsonaro diz que Goiás é um grande estado

Símbolo do Tocantins: Morre Raimunda Quebradeira de Coco, líder comunitária em povoado de São Miguel do Tocantins

Imagem
O corpo da líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, conhecida como Raimunda Quebradeira de Coco, está sendo velado na casa onde morava, no povoado Sete Barracas, a cerca de oito quilômetros do município de São Miguel do Tocantins, norte do estado. 
Ela lutava contra diabetes e já tinha perdido a visão por causa da doença. Faleceu na própria residência, na noite desta quarta-feira (7).

O enterro deve ser realizado às 17h desta quinta-feira, no município. A líder comunitária ficou conhecida por lutar pela valorização das quebradeiras de coco no norte do Tocantins desde os anos 80.

A prefeitura de São Miguel do Tocantins decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo nesta quinta-feira (7). Segundo o secretário de cultura de São Miguel, Orlando Martins, a ex-quebradeira de coco chegou a ficar internada na UTI de um hospital em Imperatriz. Ela recebeu alta há algumas semanas e pediu para retornar para casa.

Raimunda foi uma das fundadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras …

Deputado de Goiás é alvo de busca e apreensão por suposto envolvimento na contratação de “fantasmas”

Imagem
A casa do deputado estadual Daniel Messac (PTB) foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (8). 
A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MP-GO), é um desdobramento das investigações iniciadas na Operação Poltergeist, que apurou, em 2014, esquemas de contratação de funcionários “fantasmas” na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). 
De acordo com o MP, as contratações irregulares ocorriam majoritariamente no gabinete de Messac, apontado como chefe da organização.

Também foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e um igual número ordens de busca e apreensão contra o ex-policial federal Anderson Luís Coelho, cuja perda do cargo foi decretada em abril de 2018; e em desfavor do pastor evangélico Vagno Sebastião Fernandes de Miranda. 
Ambos são suspeitos de coagir um delator da referida operação a qual ainda será ouvida na ação penal decorrente da Poltergeist. O Gaec…