Postagens

Mostrando postagens de Outubro 28, 2018

Prefeitura de Campos Belos quer municipalizar a gestão da água no município. Serviço é prestado há décadas pela Saneago

Imagem
O prefeito Eduardo Terra está decidido a municipalizar a gestão da água e do esgoto no município de Campos Belos, nordeste de Goiás.

Há décadas o serviço tem sido feito pela estatal estadual Saneago e, segundo o prefeito, a empresa não está prestando um bom serviço.

Esta semana encontramos o prefeito na Câmara dos Deputados, quando foi a Brasília atrás de verbas. 

Na oportunidade, o prefeito disse que a Saneago tem deixado muito a desejar. 

"Um exemplo são os buracos feitos pelo funcionários da empresa em ruas e avenidas, às vezes em asfalto novinho. Abrem os buracos e deixam o lamaçal para trás", disse.

O prefeito disse que vai abrir uma licitação para qualquer empresa participar, inclusive a própria Saneago, agora dentro de novas regras, aquelas estabelecidas no edital de licitação.

Por outro lado, há uma gritaria generalizada no município.
Pessoas ligadas à empresa dizem que a prefeitura não tem competência para gerir a gestão da água e do esgoto, um serviço tão complexo.

&…

MP deflagra Operação Esculápio e apreende medicamentos vencidos em hospital de Monte Alegre de Goiás

Imagem
O Ministério Público de Goiás deflagrou, na última sexta-feira (26/10) a Operação Esculápio, na mitologia grega e romana, é o deus da medicina e da cura. 

Com o apoio da equipe da Promotoria de Justiça de Campos Belos e das Polícias Civil e Militar, os promotores de Justiça Bernardo Monteiro Frayha e Douglas Chegury cumpriram mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (29/10), apreendendo vários medicamentos vencidos no Hospital Municipal de Monte Alegre de Goiás e na Secretaria de Saúde, além de documentos e computadores pertencentes aos órgãos.

Segundo esclarecem os promotores, o Conselho Municipal de Saúde de Monte Alegre de Goiás apresentou denúncia ao MP apontando irregularidades na unidade de saúde, entre elas a existência de medicamentos vencidos, inadequações na Secretaria Municipal e irregularidades relativas à morte de um médico ocorrida no hospital.

A operação também constatou o despejo irregular de lixo hospitalar, que era descartado sem qualquer observância das norma…

Campos Belos: morre Cuta do restaurante, mãe de Mariana da Dog & Cia

Imagem
Por Jefferson Victor,
Morreu nesta quarta-feira (31), de causas naturais, Maria Luiz Cardoso, 64 anos, pertencente á uma tradicional família do Distrito do Pouso Alto, distrito de Campos Belos (GO).

Cuta esteve semana passada em Brasília, fez exames e pretendia fazer uma cirurgia de redução de estômago, mas devido problemas de saúde apresentados, foi aconselhada a esperar mais um pouco, deveria perder peso e controlar a pressão e a taxa de glicemia.

Segundo familiares, ela chegou bem triste, mas continuava com o firme propósito de levar em frente o seu plano, mesmo que demorasse mais um pouco.

Mas nesta quarta, logo de manhã ela passou mal enquanto vestia uma roupa, foi socorrido mas acabou não resistindo.

De tradicional família de Pouso Alto, Cuta era viúva e deixa dois filhos, Sérgio e Mariana, ambos residentes na cidade de Campos Belos.

Há 25 anos, era proprietária e conduzia o mais tradicional restaurante da cidade, servindo almoço e janta de segunda a segunda.

Até pouco tempo mantinha …

Colégios militares do Tocantins abrem seleção para mais de 900 vagas em cinco cidades

Imagem
Os colégios militares do Tocantins abriram inscrições para a seleção dos alunos para 2019. São mais de 900 vagas nas cidades de Palmas, Araguaína, Arraias, Araguatins e Colinas. 
Quem quiser concorrer precisa preencher o cadastro no site da PM. O prazo para fazer a inscrição termina no dia 12 de novembro.

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa ser brasileiro ou ter certificado de permanência regular no Brasil e também possuir Carteira de Identidade e CPF. 
As provas serão realizadas no dia 2 de dezembro, com quatro horas de duração.

Para o ingresso no 6º ano do ensino fundamental, as provas deverão iniciar às 8h e para a 1ª série ensino médio às 14h. 
No período matutino, os portões serão abertos às 7h e serão fechados às 7h45; no período vespertino, serão abertos às 13h e fechados às 13h45.

A avaliação terá 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma. Serão 20 perguntas de Língua Portuguesa e 20 questões de Matemática. 
Os locais de provas serão divul…

Escola de Campos Belos investe em horta comunitária, sob o zelo e cuidado de crianças do ensino infantil

Imagem
A direção da Escola Municipal Vereador Osvaldo Alves de Souza, do Povoado Barreirão, no município de Campos Belos (GO), está desenvolvendo um projeto muito bancana, junto aos estudantes do ensino infantil.

Com o objetivo de dar uma cara nova, a escola pensou e está colocando em prática um projeto de grande importância para a comunidade escolar e local, com a participação de todo o corpo de funcionários, alunos e pais de alunos na construção de canteiros de uma horta comunitária, com a respectiva ação de adubação, plantio, irrigação e cultivo. 

Com a parceria, está sendo possível construir hortas que já estão sendo utilizadas na alimentação dos alunos, como complemento ao lanche escolar, plantios de árvores frutíferas e plantas medicinais, além de plantas ornamentais.

Uma das estratégias para que fossem construídas as hortas, foi saber e entender que a maiorias das crianças são de fazendas circunvizinhas e que saem muito cedo de suas casas para irem até a escola. 
"Na maioria das vez…

Escola de Arraias segue recomendação do MPE e realiza evento para estimular a prática da leitura

Imagem
Representando o Ministério Público Estadual (MPE), o Promotor de Justiça de Arraias João Neumann Marinho da Nóbrega participou nesta segunda-feira, 29, da I Feira Literária, organizada pelo Colégio da Polícia Militar Unidade IV Jacy Alves de Barros.

O evento teve como tema “A importância da Leitura” e contou com uma série de atividades como apresentações teatrais, palestras, salas temáticas, premiações, leituras de poesias feitas por alunos, dentre outras ações.

A Feira Literária foi organizada em consonância com uma recomendação expedida pelo Promotor de Justiça, ainda em 2015, que orientou as escolas de Arraias a adotarem projetos de incentivo e desenvolvimento de hábitos de leitura, permitindo aos alunos o acesso pleno ao conhecimento.

O representante do MPE acompanhou todo o evento e reconheceu e enalteceu a grande importância dessa iniciativa e do trabalho desenvolvido pela direção da escola em questão.

Fonte: Surgiu

Deputado Osires Damaso defende polo de educação superior em Paraíso do Tocantins

Imagem
Na tarde desta última terça-feira, 30, o deputado estadual Osires Damaso (PSC), esteve reunido, em seu gabinete, com o Pró-Reitor de Administração da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Daniel Bardal, acompanhado com líderes do município de Paraíso do Tocantins e representantes da Comissão Técnica de Estudos para discutir polo de educação superior em Paraíso do Tocantins.

O pedido partiu um Ofício da Câmara de Vereadores com apoio de todos os parlamentares do legislativo municipal e solicita o empenho do deputado Osires Damaso na garantia de verba no orçamento do Estado do Tocantins, na ordem de 1 milhão e 250 mil reais para a continuidade da implantação do Campus da Unitins em Paraíso do Tocantins.

“Educação é a mola propulsora do desenvolvimento e crescimento de Paraíso do Tocantins. 

Garantir o acesso de paraisenses a uma educação de qualidade é um dever do Estado e comprometo-me em agilizar e defender a garantia da verba no orçamento do Estado do Tocantins para atender a de…

Iniciação Científica no Campus Campos Belos já colhe frutos extraordinários

Imagem
Alunos e professores participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) participaram do 7° Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano que aconteceu no Campus Rio Verde de 22 e 26 de outubro.
Neste ano de 2018 o Campus Campos Belos foi representado por 16 alunos, todos acompanhados pelos professores: Karine Dias, Laíse Nascimento, Flávio Oliveira, Althiéris Saraiva, Marcos Rogério e João Rufino. As apresentações em forma de pôster aconteceram no dia 24 de outubro.
O aluno do terceiro ano do curso técnico em Informática, Pedro de Tôrres Maschio, recebeu a premiação de melhor trabalho apresentado na modalidade ensino médio com o trabalho intitulado: 
"A mineração de dados educacionais no Brasil: Um mapeamento sistemático de literatura". A orientação do trabalho é do Prof. Cleon Xavier.

Parabenizamos a todos os representantes, orientadores e orientandos do programa de iniciação científica do Campus Campos Belos.
F…

José Omar é reconduzido ao cargo de chefe do Ministério Público do Estado do Tocantins

Imagem
O procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, recebeu das mãos do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, na manhã desta quarta-feira, 31, a nomeação para o novo mandato como chefe do Ministério Público do Estado do Tocantins. 
“Agradeço à categoria que me honrou, por meio de uma votação expressiva. Eu e minha equipe nos esforçaremos ao máximo para realizar uma gestão diferenciada, com foco no atendimento das necessidades dos procuradores e promotores de Justiça, notadamente das promotorias de Justiça do interior, que são, de fato, a linha de frente da atuação ministerial”.

A escolha do PGJ que conduzirá a instituição pelos próximos dois anos foi feita com base na lista tríplice, formada por ocasião de eleição ocorrida ao longo do dia 29, segunda-feira. José Omar obteve o maior número de votos, seguido dos Procuradores de Justiça José Demóstenes de Abreu e Alcir Raineri Filho.

Em documento enviado ao governador, no dia da eleição, o presidente da Associação Tocantinense d…

Em Brasília, professora, natural de Arraias (TO), é assaltada na garagem de casa e morta com tiro no peito

Imagem
Uma professora, natural de Arraias (TO), morreu na noite de domingo (28/10) vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) em Ceilândia. 
De acordo com informações da Polícia Civil, a professora Symone Gomes de Araújo, 48 anos, foi abordada por dois assaltantes no momento em que chegava em casa, na QNM 20, e levou um tiro no peito.

Symone e outra mulher estacionavam os seus veículos na garagem da residência da professora quando a dupla apareceu. 

Os criminosos fugiram apenas com o carro de Symone, um Fiat Palio vermelho. 
Após ser baleada, a vítima foi socorrida por policiais militares, que a levaram para o Hospital Regional de Ceilândia. Mesmo passando por cirurgia, ela não resistiu aos ferimentos.

Symone era professora de educação física do Centro de Ensino Especial de Taguatinga há pelo menos 10 anos. 
Vice-diretor da instituição, Helder Gonçalves, 33, disse que todos os funcionários da escola estão perplexos. 

"Não dá para acreditar. Ela era uma pessoa exemplar e muito querida pelos…

Escola Agrícola de Arraias promove Feira de Ciências do Campo

Imagem
Com o objetivo de apresentar para a comunidade o trabalho que está sendo realizado na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, localizada no município de Arraias, foi realizado o XIV Dia de Campo, nos dias 25 e 26. 
O evento contou com apresentações de atividades como a produção orgânica das hortaliças, de mudas frutíferas e arbóreas do Cerrado, de compostagem com a utilização de restos orgânicos, plantio de mandioca e de feijão. 
Outras atividades apresentadas foram sobre a criação de bovinos, suínos e aves.

No primeiro dia, os alunos participaram de palestras sobre manejo e criação de ovinos, os cuidados com a aplicação de defensivos agrícolas, licenciamento ambiental das atividades rurais, alimentação dos bovinos no período da seca, manejo e conservação de solos, agroecologia e crédito rural.

No segundo dia de atividades, os visitantes passearam por uma trilha do conhecimento com temáticas como flores, horta vertical, sertão sustentável, fábrica de ração,…

Campos Belos: Morre Acilon Caetano, pai de Márcio do espetinho

Imagem
Por Jefferson Victor,

Morreu ontem, segunda feira (29), de causas naturais, em Brasília, Acilon Caetano de Brito, 75 anos de idade.
Acilon estava na Capital Federal para exames de rotina, tinha consulta marcada para segunda feira (29), mas no domingo sentiu-se mal, teve uma parada cardiorrespiratória, foi ressuscitado e em seguida passou por uma cirurgia para tratamento de um aneurisma que o acometeu no final de semana, porém duas horas após a operação veio a falecer.

Ele nasceu em Patos da Paraíba - PB, veio para Campos Belos nos anos 60, casou-se com dona Iracema Vieira de Morais (falecida) e com ela teve 5 filhos, Márcio, Claudio, Shirley, moradores em Campos Belos, e Rose e Sérgio que atualmente residem nos Estados Unidos da América, e que devido à distância, não participarão do velório.

Eles estão muito abalados com o passamento do seu pai e chorando enviaram mensagens aos irmãos lamentando o fato.

Acilon tinha como profissão açougueiro, atuava no abatimento de bovinos e suínos, ma…

Liberdade sem limites ou com responsabilidade?

Imagem
Não é segredo para ninguém, e faz bastante tempo, que o alunado da Universidade de Brasília, como de outras escolas espalhadas pelo país, deixou a produção acadêmica e científica de lado, bancada pelos pobres contribuintes, e enveredou, de vez, pelas tortuosas sendas de uma esquerda ultrarradical e raivosa, que pune, com todo o tipo de agressão, qualquer um que ouse comungar outros credos.

Mesmo o enorme prédio do Minhocão, que abriga a maioria dos cursos ali oferecidos, é alvo da depredação impiedosa dessa matilha ensandecida que se apossou da universidade, como se ali fora um reduto inexpugnável dos partidos de esquerda, derrotados nessas últimas eleições. 

Pichações e assolações desse patrimônio estão por toda parte. A revolta pelos resultados saídos das urnas enfureceu ainda mais esses vândalos que passaram a dominar praticamente toda a instituição.

De alunos, se transformaram em bonecos de ventríloquos, repetindo em coro slogans ensaiados, que visam unicamente amedrontar oponentes, …

Haddad vence Bolsonaro em Campos Belos (GO), com 60% dos votos válidos

Imagem
O Candidato à presidência da República Fernando Haddad (PT) foi o vencedor no município de Campos Belos, nordeste de Goiás, pelo segundo turno do pleito de 2018. 

Mesmo perdendo no âmbito nacional, Haddad obteve 60,68% dos votos validos, somando 5.442 votos, contra 39,32% de Bolsonaro, que obteve em Campos Belos 3.526. 

128 eleitores votaram em branco e 660 anularam o voto. 

Fazendo a comparação com o primeiro turno das eleições presidenciais, Haddad obteve 49,62% (4.450), contra 34,18% (3.066) de Bolsonaro. 

Alckmin ganhou das urnas em Campos Belos 5,84% dos votos (524) e Ciro (PDT), 5,73%, com 514 votos válidos. 

Isso significa dizer que Haddad conseguiu 992 votos a mais no segundo turno, um crescimento de 11,06%. 

Já Bolsonaro obteve 460 votos a mais, com crescimento de apenas 5,14% em percentagens dos votos. 

Praticamente um Alckmin de diferença. 

Já Haddad levou os votos de Ciro, Marina e Amoedo, Cabo Darciolo e demais candidatos, grosso modo.

Em eleições suplementares, Divinópolis de Goiás elege Dr. Charley Tolentino como prefeito

Imagem
Dr. Charley Tolentino (PRB) foi eleito prefeito de Divinópolis de Goiás com 57,27% dos votos válidos, em eleição suplementar realizada neste domingo (28), junto com as eleições presidenciais. 
Em números absolutos, Dr. Charley recebeu 2.064 votos e adversário deles, Miltim (PR),obteve 42.73%.

A votação para prefeito na cidade teve 14,25% de abstenção. 
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 18 eleitores da cidade votaram em branco e 206 votaram nulo.

Divinópolis teve eleição suplementar porque o prefeito Alex Santa Cruz de Oliveira (PPS) e o seu vice, Jofre Pereira Cirineu (PPS), eleitos em 2016, foram condenados por abuso de poder econômico e compra de votos, pelo fornecimento de combustível, passagens de ônibus e dinheiro durante a campanha eleitoral. 
Os dois estão inelegíveis por oito anos e foram condenados a pagar R$ 53 mil cada um.
Com informações de Antônio Carlos