Postagens

Mostrando postagens de Outubro 7, 2018

Polícia Civil de Campos Belos (GO) prende homem acusado de matar o motorista Benedito de Oliveira, o Bené de Combinado (TO)

Imagem
Investigadores da Delegacia da Polícia Civil prenderam o homem acusado de cometer um grave latrocínio em Campos Belos, crime ocorrido em março do ano passado. 
O gravíssimo crime de assassinato e roubo ocorreu no dia 08 de março de 2017.  

A vítima, Benedito de Oliveira, o Bené de Combinado (TO), teria recebido o pedido de uma carona solicitado por um conhecido dele, identificado durante as investigações da Polícia Civil como Wanderson Marques de Araújo.
A carona, na caminhonete de frete da vítima, foi entre as cidades de Novo Alegre (TO) e Campos Belos (GO), quando por volta das 13h30, o rapaz surpreendeu o motorista.

De acordo com a Polícia Civil, Bené foi dominado pelo acusado e golpeado a marteladas na cabeça, por diversas vezes.

Após o crime, o acusado teria empurrado e desovado o corpo da vítima na rodovia GO-118, saída de Campos Belos, próximo ao córrego gameleira. Em seguida, o homem teria roubado a caminhonete da vítima e fugido para outra cidade, com a intenção de vendê-la e o…

Apesar de ter menos votos no geral, vermelho de Haddad tinge o mapa do Tocantins e com mais intensidade na região sudeste

Imagem
Apesar de a capital Palmas (maior colégio eleitoral do estado) ter dado vitória ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) no Tocantins, durante o primeiro turno das eleições presidenciais ( 44,64% contra 41,12%), na imensa maioria dos municípios tocantinenses, o candidato do PT, Fernando Haddad, saiu vitorioso. 

No sudeste e leste do estado, a intensidade do vermelho foi acachapante, o que indica que o PT obteve mais de 50% dos votos válidos, como Arraias (64% a 24%), Paranã (75% a 16%), Taguatinga (54% a 32%), Aurora do Tocantins (50% a 34%), Conceição (64% a 24%), Taipas (61% a 25%), Peixe (57% a 30%), Natividade (46% a 30%) e Almas (58% a 27%).

No sudeste do Tocantins, o município de Combinado foi o único em que o capitão venceu as eleições, por 47% contra 38% do petista. 

Veja o resultado por cidade 

Já publicamos 

Nordeste de Goiás destoa do estado e PT vence na região mais pobre. Bolsonaro vence em Posse (GO) e perde em Campos Belos (GO)

Marconi Perillo é preso pela PF na operação que apura pagamento de R$ 12 milhões em propina pela Odebrecht

Imagem
O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) foi preso nesta quarta-feira (10) enquanto prestava depoimento à Polícia Federal em operação que investiga pagamento de propinas em campanhas eleitorais. 

O advogado dele, Antônio Carlos Almeida, conhecido como Kakay, confirmou a informação e declarou estar "perplexo" com a expedição do mandado.

O ex-governador tinha depoimento marcado para as 15h, mas teria chegado duas horas mais cedo e entrado pelos fundos para evitar os jornalistas. 

Segundo a defesa de Perillo, ele "recebeu o decreto de prisão quando estava iniciando o seu depoimento [...] e optou por manter o depoimento por ser o principal interessado no esclarecimento dos fatos". 

A assessoria de comunicação da PF informou que Perillo continuava em oitiva às 16h30 e o mandado de prisão foi cumprido.

O político é considerado suspeito de receber R$ 12 milhões em propina de empreiteiras para os pleitos eleitorais em 2010 e 2014. 

A operação ocorreu em decorrência de del…

Ex-prefeito de Novo Alegre (TO), Wilson Souza, ganha como suplente de Senador

Imagem
O Tocantins terá em 2019 dois estreantes no Senado, ambos com experiência na Câmara dos Deputados. 
Em uma eleição com vários candidatos empatados tecnicamente nas pesquisas, o ex-deputado Eduardo Gomes (SD), com 19,4% e o deputado Irajá Abreu, com 16,8% foram eleitos para mandatos de oito anos, até 2026. 
O senador Vicentinho Alves (PR-TO), terceiro colocado, deixa o Senado.

O primeiro colocado é Carlos Eduardo Torres Gomes (SD). Mais conhecido como Eduardo Gomes, tem 52 anos e vem de vários mandatos como deputado federal e vereador. 
Nascido em Sergipe e filho do poeta, músico e escritor José Gomes Sobrinho, ele sempre foi engajado em movimentos e iniciativas sociais e culturais. Na política, começou atuando junto a movimentos jovens pela criação do estado do Tocantins, na década de 80.

Foi secretário municipal em Xambioá (TO), Araguaína (TO) e Palmas (TO). 
Na capital do Tocantins, foi vereador eleito por dois mandatos, com início em 1997 e 2000 e presidiu a Câmara de Vereadores de Pa…

Rondônia ganha senador de Dianópolis (TO)

Imagem
A bancada de Rondônia no Senado terá dois novos senadores. O deputado federal Marcos Rogério (DEM) foi o mais votado, com 24,06% dos votos. 
A outra cadeira ficará com o ex-governador do estado, Confúcio Moura (MDB) também estreante no Senado, que teve 17,06% dos votos válidos.

O primeiro colocado, Marcos Rogério da Silva Brito, 40 anos, é natural de Ji-Paraná (RO), formado em Direito e Jornalismo e mestre em Administração Pública. 
Na Comunicação Social, atuou como radialista e repórter de TV. 
Pelo PDT, foi vereador em Ji-Paraná (2009) e duas vezes eleito deputado federal (2010/2014). Na Câmara dos Deputados foi relator, no Conselho de Ética, do processo que cassou o ex-presidente Eduardo Cunha. 
Está em seu segundo mandato como parlamentar no Congresso Nacional.

Os suplentes são Samuel Araújo (PSDB) e Pastor Severino (DEM).
Confúcio Moura

Confúcio Aires Moura é natural de Dianópolis (TO) e tem 70 anos. É médico formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e já foi sargento da Polícia …

Fuzileiros navais lançam foguetes em exercício internacional em Formosa (GO)

Imagem
O Campo de Instrução de Formosa (GO) recebeu, por exemplo, o Lançador Múltiplo de foguetes Astros II. 

No último dia, órgãos de imprensa e autoridades foram convidados a assistir a uma série de demonstrações dos exercícios de treinamento. 
 O exercício preparou a tropa tanto para combates de alta intensidade quanto para situações presentes em ações de baixa intensidade, como as realizadas nas operações de Garantia da Lei e da Ordem ou missões de paz em solo estrangeiro. 
A manobra realizada para transportar a tropa e o equipamento envolvido até o local também é considerada um treinamento importante, pois a grande distância percorrida supera a atravessada pelos exércitos envolvidos nos conflitos mais recentes, como no Afeganistão ou na Síria.

Essa presença permite, segundo o almirante de esquadra Leal Ferreira (comandante da Marinha), uma troca de experiências entre os militares brasileiros e estrangeiros principalmente no que tange à questões doutrinárias e de aptidões.

A primeira demonstr…

Organização leva luz a comunidade quilombola de Cavalcante (GO)

Imagem
É com sustentabilidade e empoderamento da comunidade que a organização Litro de Luz leva iluminação a localidade onde a escuridão é uma velha amiga. 
A iniciativa já beneficiou populações carentes nos quatro cantos do país, de quilombos a comunidades ribeirinhas na Amazônia. 
Agora, é a vez de iluminar a comunidade Kalunga de São Domingos, no Goiás. 
A ação, programada para acontecer entre os dias 15 e 21 de outubro, levará 180 lampiões e 10 postes de iluminação solar sustentável à comunidade.

Esta é a segunda vez que a organização ilumina a região: em setembro de 2017, o Litro de Luz levou 70 postes e 90 lampiões para a comunidade Kalunga do Prata, que fica a 200 km da cidade goiana de Cavalcante. 
Cerca de 80 famílias da região que dependiam de lampiões de querosene para conseguir seguir sua rotina durante a noite foram beneficiadas. 

Na ação de outubro participarão 50 voluntários, incluindo Alfredo Moser, o criador da solução de iluminação.

O primeiro poste já foi instalado na comunidade…

Goiás terá senadores estreantes: Jorge Kajuru e Vanderlan. Pedro Chaves (PMDB), de São Domingos (GO), é suplente e pode virar Senador

Imagem
Goiás terá dois senadores estreantes. O empresário Vanderlan Cardoso (PP), ex-prefeito de Senador Canedo (GO) e o vereador e ex-jornalista Jorge Kajuru (PRP). 

Eles foram eleitos, com 31,35% e 28,23% dos votos válidos, respectivamente, tendo sido apuradas 100% das urnas.

O empresário Vanderlan Cardoso é dono de uma das grandes empresas goianas no ramo de produtos alimentícios e de higiene, a Cicopal, que já se ramificou para outros estados. 
Esteve afastado do controle das empresas entre 2004 e 2017, quando priorizou a carreira política. Foi prefeito de Senador Canedo entre 2005 e 2010, tendo também se candidatado ao governo de Goiás em 2010 e 2014, além da prefeitura de Goiânia, em 2016.
Durante a campanha eleitoral, afirmou que pretende no Senado priorizar as discussões em torno da reforma tributária, do aumento de verbas para aplicação em segurança pública por parte de estados e municípios e de debates sobre um novo pacto federativo. Tem 55 anos de idade.

O primeiro suplente é Pedro Cha…

CNJ mantém afastado juiz de Formosa (GO) que pretendia recolher urnas para Exército fazer perícia

Imagem
O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou, por unanimidade, nesta terça-feira (9/10), a liminar concedida pelo ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, que determinou o afastamento cautelar do juiz federal Eduardo Luiz Rocha Cubas, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). 
O magistrado, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO), disse que mandaria recolher urnas eletrônicas para o Exército fazer perícia nos aparelhos.

Foram apresentadas provas, registradas pelo Comando do Exército Brasileiro, que respaldaram a acusação da Advocacia-Geral da União (AGU) de que o magistrado pretendia realizar a ação.

Um link de um vídeo postado na internet, de conteúdo político-partidário, também foi apresentado na reclamação. 
Nele, o magistrado está ao lado de um candidato às eleições de 2018, em frente à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde apresenta sua manifestação.

Com a confirmação da decisão pelo Plenário, fica mantido o afastamento caute…

Veja quem são os 17 deputados federais eleitos por Goiás

Imagem
O DEM, o PP e o PSL conquistaram, cada um deles, duas vagas de deputado federal, entre as 17 cadeiras de Goiás na Câmara Federal. 

Outros 11 partidos elegeram um representante cada.

Dos candidatos vitoriosos, a maioria - 10 - não ocupava vaga no Congresso Nacional, o que representa uma renovação de mais de 58%. 

Outros 7 já eram deputados e foram reeleitos.

Deputados federais eleitos por Goiás (reeleitos em negrito):

Delegado Waldir (PSL) - 9,05% - 274.406
Flavia Morais (PDT) - 5,60% - 169.774

Dr. Zacarias Calil (DEM) - 5,00% - 151.508
Francisco Jr (PSD) - 3,69% - 111.788
João Campos (PRB) - 3,50% - 106.014
Glaustin da Fokus (PSC) - 3,31% - 100.437
Zé Mario (DEM) - 3,17% - 96.188
Magda Mofatto (PR) - 2,93% - 88.894
Professor Alcides (PP) - 2,92% - 88.545
Rubens Otoni (PT) - 2,74% - 83.063
Lucas Vergílio (SOLIDARIEDADE) - 2,59% - 78.431
Adriano do Baldy (PP) - 2,56% - 77.729
Elias Vaz (PSB) - 2,47% - 74.877
Célio Silveira (PSDB) - 2,33% - 70.663
Alcides Rodrigues (PRP) - 2,14% - 64.941
José Nelto (PODE) -…

Veja quem são os 41 deputados estaduais eleitos por Goiás

Imagem
Os goianos escolheram, neste domingo (7), 41 deputados estaduais. Os partidos com mais cadeiras são o PSDB, com seis, e o DEM, com quatro. 

Depois vieram MDB e PROS empatados em dois e PRP, PSD, PT, PSL, PRB, SOLIDARIEDADE e PRTB com duas cadeiras cada.

Por fim, tiveram uma cadeia os partidos PPS, PTC, PSB, PSC, PV, PTB, PDT, PATRI e PP.

Confira abaixo os candidatos eleitos; em negrito estão aqueles que foram reeleitos:

Henrique Cesar (PSC) - 1,51% - 46.545
Jeferson Rodrigues (PRB) - 1,48% - 45.605
Diego Sorgatto (PSDB) - 1,34% - 41.362
Paulo Cezar Martins (MDB) - 1,33% - 40.970
Delegada Adriana Accorsi (PT) - 1,27% - 39.283
Dr. Helio de Sousa (PSDB) - 1,26% - 38.788
Major Araujo (PRP) - 1,24% - 38.278
Lissauer Vieira (PSB) - 1,22% - 37.550

Chico Kgl (DEM) - 1,20% - 37.048
Antônio Gomide (PT) - 1,20% - 36.998
Dr. Antônio (DEM) - 1,19% - 36.683 Claudio Meirelles (PTC) - 1,18% - 36.502
Talles Barreto (PSDB) - 1,18% - 36.456
Lêda Borges (PSDB) - 1,14% - 35.040
Bruno Peixoto (MDB) - 1,12% - 34.655
Hum…

Nordeste de Goiás destoa do estado e PT vence na região mais pobre. Bolsonaro vence em Posse (GO) e perde em Campos Belos (GO)

Imagem
O mapa do nordeste de Goiás, a região mais pobre do estado, está tingido de vermelho, em grande contraste com o restante de Goiás, e elegeu Fernando Haddad (PT).

Quanto mais pobre o município, maior a intensidade do vermelho, como Cavalcante, São Domingos, Monte Alegre, Divinópolis e Flores de Goiás. 

Isso talvez mostra a grande dependência das comunidades dos programas populares como o bolsa família, assim como a baixa escolaridade dos eleitores. 

Em Campos Belos, por exemplo, Haddad alcançou quase 50% dos votos válidos, contra 34% de Jair Bolsonaro. 

Em Cavalcante, cidade mais pobre e com poucas escolas, Haddad foi a 75%, contra 12% do candidato do PSL. 

O mesmo desempenho ocorreu em Monte Alegre, São Domingos, Flores e Divinópolis. 

Já o município de Posse (GO), o mais rico da região e com maiores estabelecimentos de ensino, Bolsonaro venceu o candidato do PT por 42% a 32%. 

Esse comportamento do eleitor, por renda e escolaridade, repetiu o resultado do país. 

Enquanto os estados mais rico…