Postagens

Mostrando postagens de Setembro 30, 2018

Estudante de Novo Alegre (TO) é selecionado para representar o Tocantins no Projeto Jovem Senador

Imagem
O Senado Federal divulgou nesta quinta-feira, 4, o resultado do 11º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. 

Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro. 
Do Tocantins, foi selecionado o estudante Marcos Paulo Araújo Moreira, 17 anos, do Colégio Estadual Dr. João D' Abreu, de Novo Alegre, região Sudeste do Estado.

O estudante apresentou a redação ‘Pilares constitucionais consolidados’, orientado pela professora Mariza de Jesus Ferreira. Marcos Paulo destacou o apoio da equipe escolar nessa conquista.
“Estou muito feliz de participar do Jovem Senador. Essa conquista foi muito importante porque desde ano passado estamos lutando por esse prêmio, com esforço de minha professora e toda a gestão escolar. Ano passado, ficamos em terceiro lugar. 
Será um reconhecimento para minha escola e minha cidade de Novo Alegre. Quero passar essa experiência no parlamento …

Juiz Eleitoral estabelece lei seca, sábado e domingo de eleições, em Campos Belos, Monte Alegre e Divinópolis de Goiás

Imagem
O juiz eleitoral da 105ª Zona Eleitoral de Campos Belos, Fernando Marney, expediu Portaria, no último dia 28, proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas na véspera e no dia do pleito eleitoral nas cidades de Campos Belos, Monte Alegre de Goiás e Divinópolis de Goiás, todas no nordeste do estado. 

No documento, o magistrado fundamenta dizendo que no dia das eleições as três cidades recebem grande contingente de pessoas e que o uso de bebidas alcoólicas altera os ânimos e dá margem a desentendimentos entre os membros da comunidade e que o dever cívico do voto deve ser exercido com liberdade, responsabilidade e sobriedade. 
A ordem judicial determina que todos os proprietários, gerentes, administradores de bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares nas cidades da 105ª Zonal Eleitoral cessem as vendas de bebidas, com qualquer teor alcoólico, a partir das 19h de sábado (6) às 19h de domingo (7), dia da eleição. 
Os estabelecimentos não estão proibidos de abri…

Cidades tocantinenses revelam caminhos da emancipação do Estado

Imagem
O Estado do Tocantins festeja 30 anos de autonomia política e econômica, mas traz consigo uma jornada centenária, que pode ser contada por meio de suas tradições religiosas e culturais, pelo patrimônio preservado nas cidades mais antigas, pelo traçado contemporâneo de sua Capital.

A situação de isolamento da região central do Brasil só foi modificada por meio das ações dos missionários católicos e dos bandeirantes em busca de ouro. Somente a partir do século XVII, com o surgimento de povoados voltados à mineração, é que a capitania de Goiás foi desmembrada de São Paulo. 

Ao norte, também em função da exploração do metal descoberto pelos bandeirantes, foram surgindo aldeamentos que hoje englobam os municípios de Natividade, Almas, Arraias, Chapada, Porto Nacional (Porto Real), Monte do Carmo.
Já o extremo norte era ocupado aos poucos por criadores de gado e comerciantes que usavam o rio Tocantins para o transporte de mercadorias. Assim, estabeleceram-se na região duas culturas: a dos suli…

Crônica: os candidatos e os alunos

Imagem
Por Andra Ribeiro, 

O Álvaro parece aquele aluno bestão que vive debochando em sala. Ri, nesse caso, é o melhor remédio. 
A Marina é a CDF, senta na frente. É chata! 
O Ciro é rei do blá blá blá. Pertence a todos os grupinhos da escola. 
Alckmin é o que só pensa na merenda. 
Boullos é o poeta, aquele que faz cartas e poemas para impressionar as gatinhas. 
Meireles é o aluno que é sempre chamado para representar a escola nas provas externas. 
Bolsonaro faltou a aula. Tá de atestado.
Daciolo foi ao culto. 
E Haddad? 
É o professor que substituiu o professorzão mais popular da escola e, por isso, está sofrendo pra conseguir carisma. 
Mas, por enquanto, só está conseguindo ser chato mesmo.

Arraias (TO): Seduc e FNDE promovem formação sobre o Programa Nacional do Livro Didático

Imagem
Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizam nesta quarta-feira, 3 de outubro, em Palmas, capacitação sobre os Programas do Livro Didático. 
A formação é voltada para os técnicos das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e das secretarias municipais de educação de todo o Tocantins. 
A capacitação visa discutir o Decreto nº 9.099, de 18/07/2017, que trouxe uma série de inovações para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Conforme o subsecretário da Seduc, Robson Vila Nova, a iniciativa da Seduc busca oferecer a atualização profissional aos servidores das redes de ensino estadual e municipal que atuam nos programas do Livro Didático. 
 “A última formação desta natureza com a participação do FNDE no Tocantins aconteceu ainda em 2014. 
Ao oportunizar essa capacitação, vamos além da operacionalização dos programas, buscamos aprimorar nossa atuação, aproximando as instituições para que …

Por que o câncer de pâncreas é tão grave?

Imagem
Apesar das altas taxas de óbitos pela doença devido ao diagnóstico tardio, e ao crescimento rápido da doença, o especialista do Hospital 9 de Julho explica que os avanços da medicina têm permitido a chegada de novos tratamentos que podem aumentar a expectativa de vida dos pacientes.

Globalmente, o câncer de pâncreas corresponde à oitava causa de óbito por neoplasia em homens (138.100 de óbito anualmente) e a nona em mulheres (127.900 óbitos) . 

O Dr. Artur Ferreira, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, explica que a doença está entre as causas de morte mais comuns devido à sua gravidade por fatores como o comportamento da doença e ao diagnóstico tardio, reflexo de sintomas iniciais inconclusivos.

O especialista informa que a maioria dos tumores de pâncreas se referem ao subtipo adenocarcinoma (tumor maligno que se origina no tecido glandular do órgão), correspondendo a aproximadamente 85% dos pacientes diagnosticados.

Segundo o Dr. Ferreira, os sinais e sintomas inic…

Senado tem 27 novos “jovens senadores”. Estudante do Colégio Polivalente, em Campos Belos (GO), é uma das selecionadas e representa Goiás

Imagem
O Senado divulgou hoje, 4 de outubro, o resultado do 11º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. 

Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.

A comissão julgadora do Jovem Senador 2018 se reuniu na manhã desta quarta-feira (3/10), no Senado Federal, e escolheu os três melhores textos do país. 
Nesta edição, foram apresentadas ao projeto mais de 190 mil redações em todo o país, um aumento de 28%em comparação com a Edição de 2017. A lista dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação - MEC, Vanessa Cristini da Silva Matos, um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed, Bruno Eduardo Nascimento Costa e pelos servidores do Senado Federal: Elton Edmundo Polveiro Junior, pela Consultoria Legislativa; Ana Carolina Dias Sarres de Fernánd…

Em Campos Belos, Juiz realiza audiência previdenciária na casa de idoso que não consegue ir ao fórum

Imagem
Um ventilador não foi suficiente para diminuir o calor da casa de seu Domingos José dos Santos, de 83 anos. 

O local, improvisado, virou uma sala de audiência, onde o juiz Fernando Marney Oliveira de Carvalho, da comarca de Campos Belos concedeu a aposentadoria rural por idade ao idoso.
A sentença proferida na casa da parte, foi durante o Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário que nesta quarta-feira (3), está sendo realizado na comarca que fica a 640 quilômetros de Goiânia, a mais distante. Sem condições de sair de casa desde que sofreu um derrame, Domingos não teria como ir ao fórum para que sua audiência previdenciária fosse realizada. 
“Tinha certeza que ele iria perder porque não saímos de casa com ele é muito difícil e ele sente muita dor. Tem mais de quatro meses que não saímos com ele, a médica vem aqui e olha ele quando precisa. Olha a situação dele”, afirmou Maria Ferreira, de 77 anos, ao mostrar o marido acamado.

Em um sofá sentou-se o juiz, que ouviu as duas testemunhas. No …

Goiânia: Empresária é morta na frente dos filhos e do marido após ladrões se irritarem com choro de criança

Imagem
Uma empresária de 37 anos foi morta a tiros na frente dos dois filhos durante assalto na casa da família, nesta quinta-feira (4), em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. 

Segundo a Polícia Civil, os criminosos pediram a chave do cofre para Shirley Gonçalves da Silva, mas o caçula da mulher, de 2 anos, começou a chorar e, irritados, os ladrões atiraram contra ela.

O primo de Shirley, que não quis ser identificado, disse que os criminosos tiraram a vida de uma mulher exemplar, que se dedicava ao trabalho e à família. A vítima era dona de um restaurante na capital.

“A Shirley era uma menina muito humilde, uma menina muito trabalhadora, trabalhava de domingo a domingo. ‘Supermãe’. Pessoa muito alegre, muito carinhosa, família, entendeu? Eles tiraram a vida de uma pessoa linda, maravilhosa”, disse o primo.

O crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira, na casa em que Shirley morava com o marido e dois filhos, na Rua Gago Coutinho, no Setor Buriti Sereno, em Aparecida de …

Morre o ex-prefeito de Campos Belos Fernando Terra

Imagem
Morreu na madrugada desta quinta-feira (4) o ex-prefeito e empresário de Campos Belos, Fernando Júlio Terra, aos 83 anos.  

Terra governou Campos Belos entre 1992 e 1996. À época saiu candidato eleito pelo PMDB. 

Ele é avô do atual prefeito da cidade, Eduardo Terra e não estava adoentado. Chegou de viagem ontem. À noite assistiu a um jogo na TV, junto com o genro, e depois foi se deitar. 

Logo depois começou a passar mal, foi socorrido à Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição e atendido imediatamente pelo médico Paulo Felicci, mas o coração não resistiu e parou.

"Ele não sofreu", disse um familiar. 

O velório e as homenagens fúnebres estão ocorrendo na Câmara de Vereadores de Campos Belos. 
Muita gente compareceu e está comparecendo ao local para prestar as últimas homenagens a Fernando Terra, criador do tradicionalíssimo comércio Peg-Pag Goiás, hoje tocado pelos filhos com outro nome, o Supermercado Goiás. 
O prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, muito abalado, foi às redes s…

Projeto cria fundo de desenvolvimento da região de Terra Ronca, em Goiás

Imagem
A localidade de Terra Ronca (GO) poderá ser beneficiada com a criação de um fundo de desenvolvimento, que terá o objetivo de promover a economia, a cultura e o turismo da região, situada nos municípios goianos de São Domingos e Guarani de Goiás.

A criação do fundo é prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 33/2018, que se encontra na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde é relatado pelo senador Waldemir Moka (MDB-MS). 
A proposta, de autoria do deputado Pedro Chaves (MDB-GO), será analisada em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com o texto, o Fundo Nacional de Apoio à Região de Terra Ronca (Funter) terá a finalidade de fomentar a qualificação dos trabalhadores locais; estimular produtos feitos pelas comunidades; criar condições para a instituição de cooperativas e viabilizar a cooperação entre os moradores e entidades públicas e privadas de turismo.

O Funter contará com receitas oriundas de operações de crédito internas e externa…

Posse/GO: Câmara de Vereadores rejeita pedido de abertura de processo para cassar o prefeito Wilton Barbosa. Houve tumulto e bate-boca

Imagem
Em sessão realizada na manhã da última segunda-feira (1), a Câmara de Vereadores rejeitou levar adiante o pedido de abertura de processo de cassação do prefeito de Posse (GO), Wilton Barbosa (PSDB).
Na votação, os parlamentares que apoiam a permanência do prefeito no cargo conseguiram a maioria dos votos, com 09 votos contra e 04 a favor. 

Os Treze vereadores participaram da sessão.

Um pedido de cassação havia sido protocolado na casa pelo sindicato dos trabalhadores, pedido esse negado pela maioria dos vereadores.

O blog apurou que a denúncia tratava-se de violação de leis, de princípios e, tinha fundamento, baseada em leis do município. Ajustes obrigatórios não estavam sendo feitos pela prefeitura.

Assessoria jurídica da Câmara e os vereadores que votaram contra a denúncia argumentaram que a denúncia trata-se de reajuste salarial, o que foi negado pelo denunciante.

A Câmara de vereadores estava lotada durante a sessão, funcionários públicos reivindicavam seus direitos. Toda vez que alguém…

Alto Paraíso de Goiás: Dona Flor, a mulher que teve 18 filhos e realizou mais de 300 partos

Imagem
Há 62 anos, Florentina Pereira dos Santos, mais conhecida Dona Flor, hoje com 81 anos, fez seu primeiro parto. Precisou ajudar a mãe na hora do nascimento da irmã e salvou a vida das duas. Sem prever, a reportagem do HuffPost Brasil chegou no povoado de Moinho, próximo a Alto Paraíso (GO), justamente no dia da comemoração deste acontecimento, considerado um divisor de águas na história de Flor.

Mulher, raizeira e quilombola, ela conta que fez mais de 330 partos, teve 18 filhos e é a matriarca da sua comunidade. Até hoje ela recebe gente na porta de casa -- localizada atrás de uma igrejinha de paredes claras -- vindo de vários lugares do Brasil e do mundo. 

O motivo? Buscar a cura por meio da alquimia de seus remédios naturais feitos a partir da sua conexão com as plantas, Deus (como ela mesmo diz) e a força da natureza.
Dona Flor cresceu em um quilombo antigo, cercado por um muro de pedras que, inclusive, foi construído com ajuda de seu pai. 
Quando criança, ela percorria o Moinho por tod…

O avanço da soja no cerrado brasileiro, mapeado pela Nasa

Imagem
Para superar os Estados Unidos e se tornar o principal produtor de soja do mundo na última safra, o Brasil expandiu por anos as lavouras destinadas ao grão. Só entre 2000 e 2014, a área destinada a plantar essa commodity no interior do País – em estados como Bahia, Piauí e Maranhão – cresceu 87%. Boa parte dela abrigava vegetação nativa, originalmente.

Pelo fato de áreas desmatadas da Amazônia serem protegidas por uma moratória desde julho de 2006, o bioma mais visado pelo avanço do agricultura em larga escala acabou sendo o cerrado. Hoje, a produção de grãos por lá é quatro vezes maior que a da Amazônia.

Laerte Guimarães Ferreira, pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), afirmou à Revista Época em 2017 que quase 50% da cobertura vegetal original do cerrado deu lugar a plantações nos últimos 40 anos. 
A soja representa, atualmente, 90% de todos os cultivos das savanas brasileiras.

O cerrado se estende por 18 estados e representa cerca de 22% do território nacional, somando mais…

Após fim de novela, elenco de Orgulho e Paixão passeia na Chapada dos Veadeiros

Imagem
A amizade entre os atores que fazem parte do elenco da última novela das 18h da Rede Globo, Orgulho e Paixão, vai muito além das telinhas. 
Por isso, o grupo decidiu fazer uma viagem à Chapada dos Veadeiros, com um pitstop em Brasília, para comemorar o sucesso da produção.

Bruna Griphao, Miguel Rômulo, Marcos Pitombo, Anajú Dorigon, Tammy Di Calafiori, Pedro Henrique Müller, Ágatha Moreira, Rodrigo Simas, Juliano Laham, Mauricio Destri e Jacqueline Sato desembarcaram na capital na última quarta-feira (26/9). O grupo veio a convite do empresário e RP Diego Giallanza.

Após almoço à beira-lago, eles seguiram para a Chapada, se hospedando na Toca do Guará. O grupo visitou as cachoeiras Capivara, Santa Bárbara e Segredo, em Cavalcante e São Jorge, respectivamente. Eles ainda conheceram o Quilombo dos Kalungas e almoçaram na região.

Confira!
Fonte: Metrópoles 






Servidores da Saúde de Campos Belos (GO) fazem paralisação relâmpago

Imagem
Dezenas de servidores municipais da saúde do município de Campos Belos (GO) se mobilizaram na manhã desta terça-feira (2) em ato relâmpago contra a prefeitura.
Os servidores cobram do prefeito Eduardo Terra o cumprimento do Plano de Carreira da categoria, entre outras reivindicações.  
Segunda uma Nota divulgada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindbelo), a Lei que Instituiu o Plano de Carreira da Saúde foi aprovada em 2015 e nunca saiu do papel.  
"A paciência da categoria esgotou-se, não sendo descartada a possibilidade de greve contra essa situação", avisa o Sindbelo. 
Ainda de acordo com a Nota, o governo municipal cortou um quarto do salário dos professores, não paga os quinquênios dos servidores, desobedece à Lei que instituiu o Plano de Carreira e "pratica outros ataques aos direitos dos servidores público municipais". 
Questionada se o ato está relacionado com as eleições e ou com alguma campanha política, uma servidora afirmou que a categoria não está …