Postagens

Mostrando postagens de Setembro 16, 2018

Em Arraias, Amastha critica obras paradas no Sudeste

Imagem
Candidato a governador pelo PSB lamentou o descaso com que a região vem sendo tratada pelos últimos governos, e o atual, e garantiu que transformará a escola estadual abandonada em escola profissionalizante com foco na mineração

Em visita a Arraias nesta terça-feira, dia 18, o candidato a governador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Amastha, fez duras críticas últimos governantes e ao atual governo pelo descaso com o Sudeste do Estado.

E o exemplo concreto são as várias obras fundamentais para região que estão abandonadas, lembrou o ex-prefeito de Palmas ao se reuniu com lideranças políticas e populares na cidade e às quais detalhou as propostas do seu plano de governo, o PG-40, para fazer o Tocantins voltar a crescer e gerar empregos e oportunidades em todas as regiões.

Um dos alvos das críticas de Amastha está bem na entrada de Arraias, a obra de uma escola estadual que seria militar e que está parada há anos. “É inadmissível que o Estado não se importe com a educação da…

Três homens são presos em Campos Belos após troca de tiros com a PM. Um deles é acusado do assalto a uma joalheria do Goiânia Shoppinng

Imagem
Três homens foram presos nesta quinta-feira (20), em Campos Belos, nordeste do estado, após trocarem tiros com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, no Setor industrial.

Segundo a PM, equipes saíram em apoio a uma operação conjunta com a Polícia Civil (Deic), em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, por volta das 16 horas.

No local da diligência, ao ser percebida a chegada das autoridades, os agentes do Estado foram recebidos a tiros. Ao menos dois disparos foram ouvidos.

Após serem contidos, os três homens apresentaram resistência contra as guarnições, sendo necessária a contenção com o uso da força policial.

Ainda de acordo com a PM, no momento da chegada das guarnições, os acusados estavam fazendo consumo de entorpecentes (maconha e cocaína), de forma que a casa estava totalmente encoberta pelo mal cheiro. 

Uma motocicleta Honda/CG150 Titan, sem placas, também foi encontrada no local e se constatou, logo após, ser produto de furto ou roubo, tendo sido registrada a …

Blog é fonte de pesquisa de tese de doutorado, em defesa de comunidade quilombola

Imagem
O blog Dinomar Miranda foi fonte de pesquisa e meio de comunicação homenageado pelo professor doutor Wolfgang Teske, da Universidade Federal do Tocantins.

O tema abordado pelo pesquisador foi "Identidade Quilombola, Mineração e Novas Tecnologias: uma análise folkcomunicação da comunidade de Lagoa da Pedra (TO), tese defendida no último dia 6 de agosto.

A tese, segundo o professor, é uma defesa muito forte em favor da comunidade quilombola da Lagoa da Pedra, que também menciona o papel do blog Dinomar Miranda em defesa da causa ambiental da região.
Segundo Wolfgang Teske, objetivou-se na pesquisa, analisar as mudanças e as permanências culturais da comunidade quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO, ocorridas a partir do seu reconhecimento como uma comunidade quilombola, em 2004. 
A análise folkcomunicacional da identidade cultural desta comunidade foi realizada sob dois aspectos: primeiro, sobre os impactos da mineração que estão ocorrendo na região, na voz dos moradores da comunidade;…

Após maratona de 14 reuniões em Palmas, Amastha leva propostas e faz campanha em Arraias

Imagem
Carlos Amastha, candidato a Governo, mobiliza o município de Arraias na região Sudeste do Tocantins. O candidato fez corpo a corpo com populares e líderes da cidade.

Amastha tem levado suas propostas do plano de governo e defendendo mudança no governo bem como a criação das 10 governadorias para, segundo ele, fortalecer as regiões.

“Faltam apenas 19 dias. Foram ontem 14 mega reuniões apenas em Palmas. Todos querendo ouvir as propostas do PG40. 
Temos credibilidade conquistada por anos de planejamento,respeito pela coisa pública e pelo cidadão. Preparados para virar essa página”, postou o candidato hoje.

População brasileira produz mais lixo e mais cidades depositam de forma irregular

Imagem
Levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), recém-divulgado, mostra o que já era esperado: 
a quantidade de resíduos gerados por dia cresceu, chegando a 214,8 mil toneladas, ou seja, atingimos 78,4 milhões de toneladas em 2017, aumento de 1% em relação a 2016. 
O índice per capita também subiu, em 0,48%, no território brasileiro.

Apesar de o índice parecer pequeno de um ano para o outro, o resultado é preocupante, diz o especialista em resíduos urbanos e presidente da empresa da FRAL Consultoria, Rodrigo Oliveira. 
"A geração de lixo pela população é progressiva. Para se ter uma ideia, entre 2009 e 2015, o mesmo estudo mostrou um incremento de cerca de 9%. São muitos os fatores que levam a este cenário. 
Um deles é falta de conscientização, por falta de incentivos econômicos que levem os cidadãos a entenderem quanto se gasta para coletar, destinar e tratar os resíduos sólidos, o que também leva a um alto índice de desperdício. 

Terceirização da atividade-fim deve ampliar contratações, diz advogada

Imagem
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no final de agosto, de que é constitucional a terceirização das atividades-fim, as principais atividades desenvolvidas pela empresa, a tendência é que aumentem as contratações nesse formato, já que essa regulamentação garante mais segurança jurídica para os envolvidos.

“A prática da terceirização no Brasil sempre foi algo comum, porém, não regulamentada. 

A Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) é que permitia a terceirização, mas apenas das atividades-meio, aquelas que não possuem relação direta com o negócio da empresa, com exceção das empresas de segurança e limpeza, para as quais havia o permissivo legal. 
Isso trazia insegurança jurídica para as demais empresas e incertezas sobre a garantia de direitos para os contratados terceirizados”, explica a coordenadora da área Relações de Trabalho e Consumo, do escritório Andrade Silva Advogados, Bianca Dias de Andrade.

Segundo ela, essa decisão, além de possibilitar a ampliação das …

Political Techs: estudo mapeia startups e iniciativas que ajudam na escolha dos candidatos

Imagem
No Brasil existem atualmente 37 Political Techs - startups e iniciativas que entregam soluções usando tecnologia para o acompanhamento e acesso à informações no cenário político -, é o que mostra o Liga Insights Eleições 2018 - estudo realizado pela Liga Ventures (liga.ventures) – aceleradora corporativa especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas. 

O estudo foi realizado entre o final de agosto de 2018 e o início de setembro e mapeou startups de todo o Brasil.

Divididas em quatro categorias - dados e informações, escolha, acompanhamento e comunicação com o candidato - estas startups e iniciativas oferecem informações sobre dados públicos de gestão, além de possibilitar aos usuários o acompanhamento de políticos em suas funções, como criação e aprovação de leis. 
Além disso, as startups criam soluções que também podem ajudar na escolha do candidato para as eleições deste ano.

Além do mapeamento realizado das Political Techs, o estudo compilou as principais informaçõ…

PT está assustado

Imagem
“Analistas experimentados acham que a possibilidade de Jair Bolsonaro levar no primeiro turno tornou-se real”, diz a Folha de S. Paulo.

“A possibilidade assusta o PT, que imagina que, no segundo turno, teria tempo de formar um arco de alianças para ampliar seu eleitorado.”

O plano, portanto, é arrastar a disputa para o segundo turno e barganhar o apoio do PSDB.

Texto: Antagonista

Homem é preso suspeito de aplicar golpe de mais de R$ 1 milhão na compra e venda de gado, em Flores e Posse (GO)

Imagem
Um homem foi preso suspeito de aplicar golpes na compra e venda de gado nas cidades de Posse e Flores de Goiás, ambas no nordeste goiano.
Segundo a Polícia Civil, ele teria causado um prejuízo de mais de R$ 1 milhão às vítimas. O irmão dele, que também participava do esquema, está foragido.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa do suspeito.

Segundo Polícia Civil, o homem foi detido na quarta-feira (12) em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, onde trabalhava como intermediário na comercialização dos animais.

De acordo com a corporação, o acusado e o irmão repassavam cheques sem fundos nas transações que, em geral, envolviam muito animais.

Após aquisição, eles repassavam o gado para receptadores. A suspeita é que o homem agia há cerca de um ano, mas só agora o golpe foi descoberto depois que os cheques repassados por ele começaram a ser devolvidos para as vítimas.

Os animais vendidos em negócios com o suspeito nunca foram localizados.

Após ser preso em cumprimento a um mandado, o a…

Caminhão-Cinema lança filme feito pela Comunidade Quilombola de Lagoa da Pedra em Arraias (TO)

Imagem
Desde os tempos do quilombo, negras e negros dançam em círculos ao som de tambores, cuícas, violas, pandeiros e caixas feitos artesanalmente, nos eventos regionais, em especial, nos festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo. 

A dança típica do interior tocantinense é a inspiração para o filme “A Sússia”, da diretora Lucrécia Dias, moradora da Comunidade Lagoa da Pedra, em Arraias, no Tocantins. 
O documentário será lançado nesta sexta-feira (21/09), na Comunidade, e no sábado (22/09), no centro de Arraias. A programação faz parte do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis VI. O patrocínio é da Petrobras e a realização do Instituto Marlin Azul.

Iniciada em 22 de agosto, a caravana de cinema seguirá até 11 de outubro por ruas e praças de doze estados para exibir em sessões abertas e gratuitas as ficções e documentários feitos por moradores de pequenas cidades com até 20 mil habitantes. 
Os 15 filmes de curta-metragem foram produzidos pelo projeto a partir de histórias reais o…

Colinas do Sul e Cavalcante/GO: Depois de morte trágica de motociclista, ponte é incendiada e povoados ficam isolados

Imagem
Os moradores dos povoados de Capela e Rio Preto, distritos do município de Cavalcante, região da Chapada dos Veadeiros, tiveram uma péssima surpresa quando acordaram na manhã da última sexta-feira (14/9): a única ponte que dá acesso da região rural, que abriga cerca de 500 famílias, à cidade de Colinas do Sul amanheceu completamente destruída por um incêndio.
A ponte, que foi incendiada na madrugada de quinta para sexta-feira, era a única forma de acesso dos moradores do povoado de Capela e Rio Preto ao município de Colinas do Sul.

Como os povoados ficam localizados numa zona rural, todos os serviços necessários aos moradores precisam ser feitos na cidade. 
Postos de saúde, escolas, comércios, tudo o que os habitantes dos povoados precisam para viver está em Colinas do Sul. Mas agora que a ponte foi destruída, eles estão literalmente ilhados.

A dona de casa Angelita Vieira, de 43 anos, é uma das várias pessoas do povoado que foram afetadas pelo problema da ponte. 
“Todas as minhas coisas …

Presidente da Câmara toma posse como prefeito interino de Divinópolis de Goiás

Imagem
O presidente da Câmara de Divinópolis de Goiás, Reinaldo Araújo Guimarães (PR), tomou posse como prefeito da cidade na últiamsexta-feira (14), após decisão da Justiça Eleitoral.
Ele assume o Executivo interinamente porque o Prefeito Alex Santa Cruz (PPS) e o vice Jofre Cirineu (PPS) foram cassados pelo TRE-GO e TSE.

A nova eleição para os cargos de prefeito e vice será em 28 de outubro. Os partidos têm até o dia 18 de setembro para fazer as convenções.

Segundo as investigações, os crimes cometidos pelos políticos ocorreram na véspera das eleições municipais de 2016, da qual Alex e Jofre saíram vencedores.

Nos autos, consta o depoimento de uma eleitora que afirma ter recebido R$ 50 para votar na chapa do então candidato. A mulher disse que foi abordada em casa no dia do pleito. A sogra dela, testemunha no caso, confirmou a história.

Além disso, a apuração apontou que um tio de Alex adquiriu, na véspera da eleição, R$ 2,4 mil litros de gasolina em um posto de combustíveis. O montante foi di…

Parque da Chapada dos Veadeiros lança primeira trilha após incêndio

Imagem
Após 11 meses do maior incêndio da história da reserva ambiental, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros abriu à visitação, neste domingo (16/9), a sua mais nova trilha: o Carrossel, com 1,5km de trajeto que se encontra entre a trilha dos Saltos e Corredeiras. 
É uma das propostas da diretoria do parque para alcançar novos públicos, com a inauguração das primeiras vias de escalada no local.
Entre as principais características do Carrossel está a diversidade de atrativos para uma trilha curta. É possível ir ao mirante, via de escalada, cânion e cachoeira no decorrer do percurso. 
O diretor do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba, ainda conta que o espaço tem "grande relevância ecológica, porque há rochas com idade de formação de mais de um bilhão de anos, quando o espaço ainda estava mergulhado no mar".

O desenvolvimento da nova trilha começou há três anos, apesar de sua construção constar no Plano de Manejo do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros de 2009.…