Postagens

Mostrando postagens de Setembro 2, 2018

Campos Belos faz um bela festa no 7 de setembro

Imagem
Foi uma grande e belíssima festa o desfile cívico, em comemoração ao 7 de setembro, organizado pela prefeitura municipal de Campos Belos, nordeste de Goiás, neste feriado nacional.

A intenção do prefeito Eduardo Terra é resgatar a áurea do 7 de setembro, em outrora grande e tradicional evento do calendário municipal, mas que ao longo dos últimos 30 anos foi se perdendo e sendo esquecido pela sociedade, chegando ao ponto de não ser realizado. Um absurdo sem tamanho.

Ontem, o que se viu foi um evento com conteúdo, trazendo às ruas anseios sociais e olhares para políticas públicas relevantes e essenciais como o combate ao suicídio e a valorização da vida, levadas pelos jovens às ruas da cidade, na intenção de informar à comunidade, que foi às ruas e lotou a rua do Comércio para assistir à festa.

Todas as escolas públicas marcaram presença, assim como as organizações do estado, a exemplo da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militares, o SAMU, a Polícia Civil, a brigada municipal cont…

Em alta, militarismo atrai multidão em desfile de Goiânia (GO)

Imagem
Com faixas pedindo inter­venção militar, o desfile cívico que comemorou ontem os 196 anos da Indepen­dência do Brasil contou com pe­queno atraso em relação aos anos anteriores. 
As primeiras tropas do exército estavam previstas para descer a Avenida Tocantins em direção à Avenida Paranaíba às 8h45, mas o hasteamento das bandeiras começou só às 9h em frente ao Teatro Goiânia. 
O públi­co também aproveitou a ocasião para cobrar maior honestidade por parte dos políticos que estão disputando as eleições. Cerca de 10 mil pessoas compareceram.

Manifestantes com bandeiras e cartazes ficaram concentrados ao longo da Tocantins e realizaram si­lenciosos protestos durante a sole­nidade. 
O palanque foi montado em frente ao cruzamento da To­cantins com a Rua 4 e, no momen­to em que o governador José Eli­ton (PSDB) passou pela população, ouviram-se gritos irônicos como “olha, a faca!” em alusão ao suposto atentado que ocorreu contra o can­didato a presidente do PSL. 
Simpa­tizantes do presidenciável Ja…

Pai é preso suspeito de embriagar e estuprar a própria filha de 13 anos, em Formosa/GO

Imagem
Um homem de 45 anos foi preso suspeito de embriagar e estuprar a própria filha, de 13 anos, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. 
O autor já possui passagens pela polícia por crimes de violência doméstica e também responde por um homicídio, ocorrido em Minas Gerais.
Segundo a delegada à frente do caso, Fernanda Lima, as investigações tiveram início em abril deste ano, após a própria menina procurar a delegacia e realizar a denúncia. Segundo depoimento da menina à delegada, o estupro teria ocorrido em novembro de 2017 e o fato havia sido presenciado pela sua madrasta.

A delegada também destaca que a menina relatou que era vítima frequente de violência doméstica, sendo agredida com cintos, murros, tapas e chutes. 

Na pele, a garota carrega cicatrizes formadas por tais agressões. A vítima foi submetida a exames periciais que confirmaram os atos de violência.

A adolescente morava com outros familiares e, ainda no ano passado, passou a viver com o pai na cidade. Segundo a delegada, o pr…

Na TV, Vicentinho alegra Dona Maria Santos: “Faltam só 17 quilômetros para a luz acender na Comunidade Calunga”, em Arraias (TO)

Imagem
Programa destaca ações do senador e candidato à reeleição que resultaram em R$ R$ 13 milhões para 120 quilômetros de eletrificação no Estado e que irão beneficiar ainda mais assentamentos e povoados

“Parece que o Calunga parou, porque não é possível. A gente quer saber o que tá acontecendo? Aqui toda vida é essa promessa e nada. E nós no escuro.” 
Primeiro o desalento de Maria Santos com a eterna falta de energia na 
Comunidade Quilombola Calunga do Mimoso, em Arraias, que, na sequência, dá lugar à esperança e a alegria. 
Essa é a cena que marca a abertura do programa eleitoral do senador Vicentinho Alves (PR) desta sexta-feira, 7, focado em suas ações para levar serviços básicos e outras melhorias a comunidades desassistidas no Tocantins.

“O povo volta e meia: é Vicentinho, é Vicentinho”, lembra Maria, ao tomar conhecimento de que falta pouco para enfim a luz chegar à comunidade e reduzir as dificuldades dos seus moradores.

“Faltam exatos 17 quilômetros para a luz acender no Mimoso”, infor…

Educação é principal compromisso de Wilder no Nordeste goiano

Imagem
O senador Wilder Morais (DEM), candidato à reeleição, juntamente com o senador Ro­naldo Caiado, também do DEM e candidato a governador do Esta­do de Goiás, além do candidata­do a vice da chapa “A mudança é agora”, deputado estadual Lincoln Tejota, realizaram intensa agenda nas cidades que compõem o Nor­deste goiano.
 “Nós estamos can­sados de acreditar em promessas vagas. Temos que mudar o co­mando no governo estadual para termos esperanças. Eu confio no senador Wilder. Eu voto nele”, de­sabafa o senhor Agnaldo Teixei­ra. Ele que é morador de Posse, cidade a 510 km de Goiânia, re­clamou da falta de infraestrutu­ra nas cidades da região.

Para o senador Wilder, a Re­gião Nordeste precisa de bastan­te atenção, ter as potencialidades analisadas, tais como na área do turismo, agronegócios, para que seja transferido todo ganho em benefícios para a população.Outra frente bastante defen­dida pelo senador é a educação. 
“Passando por essas cidades que compõem a Região Nordeste do Estado de Goiás …

Juiz Liciomar Fernandes auxiliará nas comarcas de Alto Paraíso e Campos Belos (GO)

Imagem
O juiz Liciomar Fernandes da Silva, titular da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Jaraguá, foi designado, pelo Decreto Judiciário nº 1.362/2018, para, no período de 3 de setembro a 3 de novembro, prestar auxílio nas comarcas de Alto Paraíso de Goiás e Campos Belos, localizadas no Nordeste goiano.
O ato, publicado no Diário da Justiça Eletrônico, Edição nº 2582, ressalta que a designação não implica em prejuízo das atribuições do magistrado na unidade judiciária que titulariza.
Fonte: TJGO

Romantismo de Victor e Leo emociona público na abertura do 12º FGT, em Taquaruçu (TO). Arraias receberá o próximo evento

Imagem
E foi ao som de Senhorita, que a dupla Victor & Leo abriu o 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) fazendo o público cantar com emoção. 
Palmenses e turistas prestigiaram o show, que apresentou músicas que fazem parte da carreira dos artistas como Lembranças de Amor, Não Precisa, Fotos, Meu Eu em Você e muitos outros sucessos.

Ao se apresentar pela primeira vez no FGT, Leo elogiou a hospitalidade e carinho do público. “É um festival cultural, leva arte, leva música e a gente tem o privilégio de estar aqui fazendo parte desse evento”. 
Victor elogiou a importância da Prefeitura por sustentar um evento como o FGT que envolve a culinária regional com música que envolve cantores locais e nacionais.
“A gente está falando de sabores, a alma precisa degustar, a questão do físico a gente alimenta como uma forma de reflexo, sustenta o corpo para a alma ser sustentada pelos sabores da vida. 
Um dos sabores que a gente pode provar é a música, a arte, a encenação, tudo isso está misturado n…

Candidato a governador de Goiás: avião com Daniel Vilela (MDB) faz pouso forçado em Itapaci. Pedro Chaves estava presente

Imagem
O avião que levava o candidato ao governo de Goiás, Daniel Vilela (MDB), teve que fazer um pouso forçado em Itapaci, a 231 quilômetros de Goiânia. 
Apesar do susto, ninguém se feriu. 
Nove pessoas estava à bordo, entre assessores, fotógrafos e outras personalidades políticas.

A assessoria do candidato destacou que o incidente aconteceu por volta das 8h30 da manhã. 
O avião, do modelo King Air, foi alugado e saiu de Goiânia com destino àquele município, onde Daniel participará de uma carreata.

O impacto deixou o trem de pouso quebrado, o que direcionou o avião para fora da pista, a qual não é pavimentada. 
Um problema no motor pode ter contribuído com o incidente, mas as reais causas só serão apontadas após uma perícia.

Apesar do susto, ninguém se feriu. Daniel manterá os compromissos da sua agenda. 

Em vídeo, o emedebista explica o que ocorreu. 

“Infelizmente tivemos um acidente quando descíamos em Itapaci, mas está tudo bem. Foi um grande susto para todos nós, mas vamos continuar nossa agend…

Senado aprova projeto que garante ajuda de custo a pacientes do SUS para atendimento em outra cidade. Campos Belos (GO) foi citado no Plenário

Imagem
Foi aprovado no Senado nesta quarta-feira (5) o projeto que garante ajuda de custo a pacientes do SUS que necessitem de tratamento fora da cidade onde vivem. 

O PLS 264/2017, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), prevê o pagamento para os gastos do paciente com alimentação, transporte e hospedagem. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

O senador Ronaldo Caiado usou a tribuna e citou como exemplo moradores da cidade de Campos Belos, no nordeste de Goiás, a 600 km de Goiânia.

Segundo ele, pacientes que fazem hemodiálise precisam se deslocar até à capital do estado, duas vezes por semana, para fazer o tratamento. "Um absurdo", disse.

Pelo projeto, o benefício valerá para deslocamentos superiores a 50km. 

Para ter o direito garantido, é necessária a indicação médica de tratamento em outra unidade mais distante e a autorização do gestor municipal ou estadual do SUS, aliada à garantia do atendimento na outra cidade. 

A ajuda só poderá ser paga após esgotados todos os me…

É bom saber: Enquetes ou sondagens sobre eleições são proibidas

Imagem
Enquetes sobre o processo eleitoral durante o período de campanha são proibidas por lei desde 2013, quando a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) foi modificada.
Embora seja proibida, a prática das enquetes ainda existe, seja ela feita na internet, por sites e redes sociais, seja nas ruas.

Quem for flagrado fazendo enquete ou sondagem eleitoral pode ser punido com pagamento de multa. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta é considerada crime com penalidade de detenção de seis meses a um ano.

Para denunciar a irregularidade, o cidadão pode enviar e-mail para ouvidoria@tre-go.jus.br relatando sobre a enquete ou sondagem realizada.

Entende-se por enquete ou sondagem a pesquisa de opinião pública que não obedeça às disposições legais e às determinações previstas na Resolução nº 23.549/2017.

Com inauguração do Cejusc de Posse/GO, estado conta com 62 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania

Imagem
Com a inauguração na sexta-feira (31), na comarca de Posse, no nordeste goiano, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) computa a instalação de 62 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na capital e interior do Estado.
Em setembro serão inaugurados mais dois Cejusc: um em Hidrolândia, no dia 19, e outro em Campinorte, no dia 28.

A solenidade de instalação da nova unidade foi procedida pelo gerente de Mediação e Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, juiz auxiliar da Presidência Romério do Carmo Cordeiro, que ressaltou a importância do Cejusc na disseminação da pacificação social, por meio de práticas voltadas a esse propósito, visando maior celeridade na pacificação dos conflitos com resultados sociais expressivos e reflexos significativos na redução dos processos judiciais.

O diretor do Foro local, juiz Gustavo Costa Borges, destacou que Posse recebeu com muito entusiasmo a instalação do Cejusc, afirman…

Bandidos roubam carga de defensivos agrícolas, avaliada em mais de R$ 1 milhão na BR-020

Imagem
Bandidos armados assaltaram um caminhoneiro e fugiram levando uma carga de defensivos agrícolas, na rodovia BR-020, próximo ao município de Vila Boa (GO).
A vítima relatou que saiu da cidade de Boituva (SP), com destino a cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA), transportando uma carga de 29 toneladas de defensivos agrícolas, avaliada em aproximadamente um milhão e trezentos mil reais.

Porém, quando parou em um posto próximo a cidade de Vila Boa para o descanso noturno, por volta das 00h30min de segunda-feira (03), foi surpreendido, por três homens armados, os quais invadiram a boleia de seu caminhão e o dominaram e desligaram o bloqueio e os rastreadores, fugindo levando o veículo, juntamente com a vítima rendida.

Mais a frente, o trio parou o caminhão, amarrou e abandonou a vítima em uma região de mato, às margens da rodovia, próximo ao trevo de Flores de Goiás.

Policiais militares que já tinham recebido um chamado da empresa que rastreava o veículo intensificaram o patrulhamento e conseg…

MP apoia projeto que promove envolvimento da família na escola em Teresina de Goiás

Imagem
A promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto participou, na última quinta-feira (30/8) de evento que marcou a comemoração do projeto Família na Escola, desenvolvido pela Escola Municipal Tia Longuinha, em Teresina de Goiás. 
A unidade escolar possui 150 alunos, com idade entre 4 e 7 anos, em turmas de pré-escola e do ensino fundamental.

Conforme destacou a diretora, Maria Marcilene Gonzaga de Brito, com o apoio do Ministério Público de Goiás, a escola vem buscando chamar a atenção dos pais e responsáveis para a importância da participação na vida escolar dos alunos. 
“Podemos perceber que os estudantes cujos pais não os acompanham têm rendimento inferior àqueles que têm acompanhamento pela família”, afirmou. 
Ainda de acordo com a diretora, desde o início do projeto já foi possível notar o crescente envolvimento dos pais e responsáveis na interação com a escola.

Em sua fala, a promotora reiterou a importância do envolvimento da família com a comunidade escolar, destacando …

Taguatinga (TO): Agente de Polícia Civil apresenta projeto social à comunidade

Imagem
No último dia 29 de agosto, o agente de polícia civil Relder Barbosa Lobo, de Taguatinga (TO), apresentou um projeto social ao Conselho de Segurança Municipal.

Trata-se de uma iniciativa advinda das observações e serviços executados na Delegacia de Polícia Civil de Taguatinga, voltada para o estabelecimento de um trabalho preventivo, com foco no fortalecimento da base familiar por meio do desenvolvimento de políticas públicas de combate à violência contra mulher, abuso de menor e envolvimento do jovem com o tráfico.

Com proposta participativa e colaborativa, contou com a contribuição e envolvimento de parceiros estratégicos como o Juizado Cível, Ministério Público, UFT-Arraias, Prefeitura Municipal, entre outros e terá como órgão gestor o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Taguatinga.

A proposta consiste em estabelecer uma rede de ações, com diferentes vertentes e executores, capazes de fortalecer a base familiar, promover o empoderamento feminino e proteger a criança, adolesce…

IF Goiano abre inscrições para Vestibular 2019/1 via Enem

Imagem
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) já recebe inscrições para o Vestibular 2019/1. 
O prazo segue até 25 de novembro. A taxa custa R$ 40.

Inscreva-se Vestibular 2019/1 IF Goiano

Solicitações de isenção de taxa de inscrição são recebidas até o dia 21 de setembro. 
Podem participar candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública e os que têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Os interessados em obter a gratuidade devem apresentar documentação comprobatória. O resultado sairá no dia 5 de outubro.
Seleção

O processo seletivo ocorrerá por meio da análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 a 2018. As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.

A previsão é que a lista preliminar de aprovados saia até sete dias depois da divulgação das notas do Enem. Já a relação final de convocados será divulgada em até 15 dias.
Vagas

O vestibular 2019/1 do IF Goiano oferece mais de 1,3 mil vagas. Metade das opo…

Alto Paraíso (GO): Copa dos Campeões vai reunir equipes de futsal feminino e masculino na Chapada dos Veadeiros

Imagem
A equipe do Independente Futsal Feminino da cidade de Alto Paraíso de Goiás já está nos preparativos para a realização do maior evento esportivo de futsal da Chapada dos Veadeiros:

a Copa dos Campeões 2018, 3° edição.

Será realizada ainda neste ano, nas modalidades feminina e masculina, com premiação em dinheiro.
Desde já, a Independente Futsal Feminino, em parceria com a prefeitura municipal de Alto Paraíso  e comércio local, convida você a organizar a sua equipe e participar do maior evento de futsal da Chapada.

Dia Histórico para a Comunidade Quilombola Brejão. Campos Belos (GO) ganha sua primeira comunidade quilombola

Imagem
O último dia 2 de setembro tornou-se um pontinho destacado no calendário para a vida da Comunidade de Negros do Brejão, localizada no município de Campos Belos (GO). 
Até esta data, eram tidos como negros, mas não reconhecidos e respeitados como comunidade quilombola, capazes de participar das políticas públicas de reparação histórica a este grupo de brasileiros, que tão bravamente construíram as bases do país.

Apesar de sua certificação pela Fundação Cultural Palmares já ter sido realizada em 1º de março de 2004, entretanto a comunidade ainda não estava habilitada juridicamente para atuar. 
Após esse passo, ela poderá elaborar coletivamente, planejar e executar ações que beneficiem seus integrantes nas áreas da cultura, da educação, da infraestrutura, da saúde e da assistência social.

No evento histórico, foi efetivo o trabalho da enfermeira Martha Ivone, Superintendente da Igualdade Racial (SEPIR-GO) e a presença de uma comissão da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos, q…

Ferroada por escorpião em Trindade, menina está em protocolo de morte cerebral

Imagem
Hadassa Victória Vaz da Silva, de três anos, foi picada por um escorpião, na última sexta-feira (31), no Residencial Marise, em Trindade, região metropolitana de Goiânia, quando recebia o pai, que acabara de chegar do trabalho.  O protocolo de morte cerebral é seguido no Hospital de Doenças Tropicais, na capital. Pai da menina, Fábio Soares diz que o protocolo de morte encefálica é seguido pelo hospital.  “O hospital informou que vai finalizar os exames às 20h30 e a gente está a caminho de lá para receber as informações e saber o que será feito. Eles já discutiram com a gente sobre doações de órgãos e nós aceitamos”. Tio de Hadassa, o entregador Marcos Vinícius Soares da Silva conta que o bisavô da criança, de 78 anos, também já foi picado por um escorpião e que a incidência dos bichos é constante no setor.  A menina estava em casa com os avós e foi ferroada quando foi receber o pai, que chegava do trabalho, no portão da casa. “Meu irmão estava indo tomar banho e ela foi correr para …

Ao comentar 1º lugar no Ideb, Mirian Leitão diz que “Goiás é exemplo para o Brasil”

Imagem
A economista Miriam Leitão afirmou nesta segunda-feira, na rádio CBN, que Goiás é exemplo para os outros estados em matéria de Educação, e não só porque ficou com o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado também nesta segunda. 
Miriam avaliou que o bom trabalho já vem de longa data.

“De modo geral, os números mostram que o ensino médio estagnou no Brasil. Mas o importante agora é pegar os bons exemplos de Goiás e Espírito Santo, que têm bom desempenho há algum tempo, e ver do que dá para replicar da experiência deles nos estados que estão mal”, afirma Miriam.

A economista diz que, com base do Ideb, está provado que ter a economia mais forte não garante a estados como São Paulo a supremacia na qualidade do ensino público. 
Prova disso é que as escolas públicas paulistas caíram no nível e médio. São Paulo ficou na quarta posição, empatado com Rondônia e Ceará (que é a 12ª economia brasileira).

Os líderes do Ideb na rede pública estadual são, por ordem de pos…