Postagens

Mostrando postagens de Julho 29, 2018

Campos Belos: morador reclama da falta de urbanização em área

Imagem
"Boa tarde Sr. Dinomar Miranda, 

Venho através desta pedir a vcs para que através deste seu veículo de publicidade, nós proprietários de imóveis no antigo campo do Misto em Campos Belos, precisamos que seja esclarecido o motivo de ainda não ter sido concluídos as obras de infra estrutura. 

Compramos os terrenos por um preço razoável para nossa cidade,um loteamento dentro da cidade, praticamente no centro ficando só umas 4 quadras da praça central, ainda se encontra com rua não asfaltada e sem energia elétrica, nós proprietários que compramos os terrenos demos inícios as obras usando energia empresta de vizinhos, com a esperança de que até o término  já estaria sido instalada a energia, nós estamos com nossas casas obras paradas, os imóveis inacabados, precisando mudar.

O meu caso por exemplo estou ficando na casa da minha sogra por não poder ir voltar todos os dias da fazenda que fica a 24 KM, resultando em 48 KM por dia, sendo que além das despesas de combustível tem o perigo de te…

Batida entre ônibus da Real Maia e um carro particular deixa dois mortos na GO-118

Imagem
Um grave acidente da rodovia GO-118, na madrugada desta quinta-feira (2), próximo a São João da Aliança (GO), nordeste do estado, deixou duas pessoas mortas.

A batida frontal ocorreu por volta das 2h da manhã, entre um veículo Punto branco e um ônibus da Real Maia, que fazia o trecho Goiânia/Palmas.

Nenhum passageiro do ônibus teve ferimentos graves. 

Mas os dois ocupantes do Punto morreram. o motorista, o fisioterapeuta Aristóteles Deusdara, servidor da prefeitura de São João da Aliança, morreu na hora.

A passageira, também servidora da secretaria de Saúde do município, chegou a ser socorrida para um hospital de Brasília, mas não resistiu aos graves ferimentos e também morreu.

Segundo relato do Boletim de Ocorrência, o acidente ocorreu na baixada antes do "BFF" de São João da Aliança e pelos vestígios encontrados no local, o ônibus da Real Maia deslocava-se pela GO-118 no sentido de São Gabriel a São João D'Aliança e o Punto seguia em sentido oposto, com a colisão próxi…

Dever cumprido: Feliz aposentadoria

Imagem
"Depois de anos de serviço prestado, quero agradecer aos colegas, pelo bons momentos e pelo ruins que nos serviu de lição, pelas brincadeiras e momentos fraternidade.
Pela colaboração e pelo apoio que recebi durante minha permanência no serviço público, apresento a gestão na pessoa do prefeito Eduardo Terra meus agradecimentos.
Há anos tenho lutado para a então aposentadoria direito de todo trabalhador. 
E foi através do nosso prefeito que consegui, e ainda nos prestigiou com uma reunião calorosa de agradecimento; Agradeço de coração."

Maria Almeida

Uma expedição fotográfica em Terra Ronca (GO)

Imagem
A caminhada é longa. Um pouco antes o fogão de lenha, panelas de pé, três pés... Pretas, escuras de fuligem e de almoços e jantas, encharcadas de vida. É somente por fora essa cor negra, da panela. 
Frango de pernas pretas cozidos ao molho de açafrão. Abobrinha, alfacinhas novas, macias, tomates. Toucinho no feijão e torresmo. 
Arroz branco, farofa na frigideira. Há gotículas condensadas d'água sob a tampa amassada de alumínio, que cobre o arroz, cuidadosamente areada. O alumínio reflete a luz fina que passa entre gretas da janela de madeira rústica. 
Acho que ipê, as janelas. A casa secular e suas colunas, vigas, tesouras de aroeira. Caibros, ripas de ipê amarelo, também. Ou roxo. 
Como hastes outros raios de sol passam entre telhas quebradas, ou deslocadas pelo pé d'água intenso, de som bonito, que caiu noite passada. 
Ainda há cheiro de terra no ar, no quintal, ao longe. Tudo, todo assim, vento úmido e calmo. Banquete. 


Água quase gelada do pote sob a talha com figura de São Jorg…

Identificadas as vítimas do acidente com avião em São Gabriel (GO)

Imagem
O piloto do avião monomotor que caiu nesta tarde em uma propriedade rural do distrito de São Gabriel/GO, Luciano Bittar, 34 anos, teria tentado fazer um pouso forçado após uma pane. 
Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, na tentativa de aterrizar, a aeronave bateu uma das asas em uma árvore e perdeu o controle. 
O acidente ocorreu, por volta das 14h, de ontem, a cerca de 70km do destino final dos passageiros, que era o aeroporto de Formosa.

Com exceção do Piloto, todas as demais vítimas fazem parte do quadro da empresa agrícola Sementes Produtiva. 
São eles: o coordenador de compras da empresa, Jalles José Barbosa, 32, o engenheiro agrônomo Evandro José Biesek, 36 e o diretor comercial, José Valdemar Moretti. 
Este último, foi o único a ser encaminhado para uma unidade de saúde do entorno. 
Todos os demais foram levados para o Instituto Hospital de Base (IHB). Segundo informações de familiares, apesar do susto, todos passam bem.
Os três integrantes da empresa e o piloto saíram do …

UFT anuncia a volta do Vestibular Tradicional para preenchimento de metade de suas vagas

Imagem
A Universidade Federal de Tocantins (UFT) anunciou a volta do Vestibular Tradicional para o preenchimento de metade das vagas regulares oferecidas pelas instituição. O processo seletivo será aplicado para o ingresso de 2019.

Confira a resolução da UFT

O Vestibular tradicional foi extinto em 2015, época em que o ingresso passou a ser exclusivo pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 
Agora, a UFT revogou a decisão e estipulou a entrada pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 50% das oportunidades.

A reserva de vagas de 5% para quilombolas e 5% para indígenas permanece válida para os processos seletivos da UFT.

Os detalhes sobre formato do Vestibular, número de vagas e cronograma do processo seletivo ainda não estão disponíveis.
Exceções

Os cursos de Letras-Libras (Porto Nacional) e Educação do Campo (Tocantinópolis e Arraias) não estarão presentes no Vestibular Tradicional, já que tais graduações têm processos seletivos próprios.

Cursos que exigem provas de habilidades e…

O Rotary Club de Campos Belos será um ponto de vacinação contra a Poliomelite e Sarampo

Imagem
O Rotary Club de Campos Belos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos, será um posto de vacinação no próximo dia 18 de agosto, sábado, DIA D de combate à poliomelite e ao sarampo.

A campanha de vacinação será de 6 a 31 de agosto, devendo todas as crianças de 1 a 5 anos serem vacinadas. 
O Ministério da Saúde acionou o sinal de alerta no início d o último mês de julho, quando emitiu alerta informando que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% contra a poliomielite.

O programa Pólio Plus

No Brasil, a Poliomelite (Paralisia Infantil) está erradicada no Brasil desde 1993. No mundo, apenas dois países ainda são endêmicos, o Paquistão e o Afeganistão. 
O Rotary já contribuiu com mais de 1,8 bilhão de dólares para a luta contra a pólio. Em 1985 lançou o programa de imunização Pólio Plus. 
Em 1988, a organização se tornou líder na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, junto com a Organização Mundial da Saúde e o Centro Norte-Americano de …

Dois meses: Balsa de Nova Roma ainda interditada

Imagem
"Prezado Dinomar Miranda,

Gostaria de solicitar apoio seu, para cobrar das autoridades competentes para reformar a balsa que liga Monte Alegre de Goiás e Nova Roma de Goiás que a mais de 2 meses se encontra interditada."

A balsa não funciona desde março passado, quando um caminhão caiu antes de iniciar a travessia no Rio Paranã, que dá acesso à Nova Roma GO).

O caminhão estava carregado com postes e ficou totalmente submerso. A balsa tem quatro canoas, duas delas afundaram juntas com o caminhão.

Ela não suportou o peso do caminhão e ruiu. O veículo chegou a ficar submerso por alguns dias até ser içado do local. 

Desde estão, o único transporte de travessia está interditado. O acesso até Nova Roma terá que ser feito pela GO-118, passando pela GO-576, até pegar a GO-241. Uma diferença de cerca de 35km para quem sai de Monte Alegre.

Quatro ficam feridos após queda de avião, em São João D’Aliança (GO)

Imagem
Quatro pessoas ficaram feridas, após uma queda de aeronave na tarde desta quarta-feira (1º/8), segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás. 

O acidente aconteceu entre São João D’Aliança e São Gabriel, nas proximidades da Cachoeira Água Fria, a pelo menos 331 quilômetros da capital, ao norte de Goiás. 

De acordo com a corporação, os passageiros estão em estado gravíssimo.

As vítimas serão encaminhadas ao Hospital de Base, em Brasília, segundo bombeiros goianos. 
Três foram resgatadas pelo helicóptero dos Bombeiros de Brasília e um pelo helicóptero da Polícia Militar do Distrito Federal.
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Base, em Brasília, segundo bombeiros goianos.

Informações iniciais dão conta de que o avião, prefixo PT-RKA, teria caído às margens da GO-118. 
Segundo informação do soldado Costa Neto, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), viaturas da corporação da PM e do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local após terem sido solicitadas por testemunhas do fato.

Fonte: Mais Goias

Arraias: 278 anos de história celebrada em uma manhã diferente

Imagem
Arraias (TO) completa hoje 278 anos de vida e história. 
Para celebrar o crescimento e as transformações da cidade, desde o seu primeiro nome até o que se tornou atualmente, os moradores aproveitaram programação durante toda a manhã, inclusive com o tradicional Encontro e Feira da Agricultura Familiar.

A festividade começou às sete horas, com concentração na Praça da Matriz para Maratona nas categorias feminina e masculina. 
Logo depois, às oito horas, a programação destaca o início da décima edição do Encontro e Feira da Agricultura Familiar com exposição de produtos da agricultura familiar, peças artesanais, além de apresentação de danças folclóricas na Praça da Matriz.

No mesmo lugar, a Prefeitura Municipal de Arraias, lançou o Projeto Paçocar, que trabalhará com o resgate da tradicional paçoca de pilão de Arraias, visando gerar renda, especialmente para famílias desempregadas.

Simultaneamente, estiveram na programação atividades esportivas também a partir das oito horas, como Futsal fe…

Alto Paraíso (GO): candidaturas coletivas viram tendência nas eleições de 2018

Imagem
Apesar de não serem reconhecidas pela Justiça Eleitoral, candidaturas coletivas se proliferam Brasil afora e aparecem como tendência nas eleições de 2018. Em vez de eleger uma pessoa, a ideia é escolher um grupo para exercer o cargo. 
O modelo parece até promoção: vote em um, leve quatro, cinco, 18... Reunidos em torno de um único número de urna, essas pessoas propõem compartilhar responsabilidades, numa nova forma de mandato parlamentar. Este ano, pelo menos seis movimentos se apresentam como pré-candidatos ao Legislativo e disputam vagas a deputado estadual, federal e senador. 
Embora inovadora, a candidatura coletiva não é inédita. Em 2016, cinco cidadãos se elegeram para uma vaga de vereador em Alto Paraíso (GO).
Nas eleições de 2018, São Paulo reúne o maior número de iniciativas nessa linha, como a Bancada Ativista, que conta com nove pessoas em uma só candidatura, e o Conjunto 18, que propõe mandato com três senadoras titulares. 

Em Pernambuco, cinco mulheres formam a Juntas, pré-…

Ruraltins realiza a 10ª Feira da Agricultura Familiar de Arraias

Imagem
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza, no dia 1º de agosto, a 10ª Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Arraias, região sudeste do Estado, a 413 km de Palmas. 

O evento acontece na Praça da Matriz e faz parte das comemorações de aniversário da cidade, celebrado nessa mesma data.

Conforme Marcelo Cordeiro, extensionista e chefe do escritório local do Ruraltins, a feira tem por objetivos divulgar a produção agrícola da região e contribuir para a geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar. 
Nesta edição, 140 expositores dos municípios de Arraias, Combinado, Dianópolis e Taipas, vão estar presentes.

“Esperamos um publico estimado de mil pessoas. 
A comunidade Cajueiro, composta por agricultores familiares tradicionais, e a comunidade quilombola Lagoa da Pedra, ambas da zona rural do município de Arraias, que têm hortas agroecológicas implantadas pelo Ruraltins, participam ofertando produtos saudáveis como alface, beterraba, cenoura, jiló, de…

Posse/GO terá etapa no Rally dos Sertões 2018

Imagem
A 26º edição do Rally dos Sertões será disputada de 18 a 25 de agosto entre a capital de Goiás e Fortaleza. A competição também passará pela Bahia e Piauí. O roteiro terá cerca de 3.600 quilômetros no total.

O Rally dos Sertões terá as categorias Motos, Quadriciclos, UTVs e Carros, além da Regularidade e expedições de passeio.

Para quem quer apenas curtir um passeio, as opções são as expedições tanto de carro como de moto, como a Honda Africa Twin Expedition, que acontecem paralelamente à prova. É uma forma de ver de perto a passagem dos competidores e também aproveitar as atrações turísticas dos locais.

Mais uma vez o município de Posse, no nordeste goiano, está no roteiro do Rally dos Sertões, que terá etapas de Formosa à Posse e de Posse a Luís Eduardo Magalhões, no oeste da Bahia.

Inscrições

Ainda dá tempo para garantir a vaga no Rally dos Sertões 2018. A terceira e última fase das inscrições vai até o dia 1º de agosto. Mais informações no site oficial www.sertoes.com ou pelo e-mail s…

Divinópolis de Goiás: Uma festa de Vaquejada de respeito

Imagem
A 35ª edição da Festa de Divinópolis de Goiás mais uma vez foi sucesso de público e contou com a participação da dupla Humberto & Ronaldo, do hit ‘não fala não pra mim’.
Desde o primeiro dia de festa, o público presente foi expressivo e se mostrou animado com as bandas e cantores que estiveram no recém inaugurado palco da festa.

Durante os dias de festa, subiram no palco a dupla Robson & Raphael, a banda Coração Cigano, a cantora Clara Barreto, a banda Arreio de Ouro, o cantor Leandro Freitas e a grande atração Humberto & Ronaldo, além do forró todos os dias na barraca do vaqueiro.

Além disso, teve o tradicional Show de Prêmios da vaquejada, que distribuiu R$ 60 mil aos vaqueiros vencedores das disputas entre duplas.

Os vaqueiros montados em seus cavalos perseguem pela pista e tentam derrubar o boi na faixa apropriada para a queda, com dez metros de largura, desenhada na areia da pista com cal. Cada vaqueiro tem uma função: um é o batedor de esteira, o outro é o puxador.

A vaqu…

Operação contra desmatamento ilegal aplica mais de R$ 1,1 mi em multas na região de São Miguel do Araguaia

Imagem
Fazendeiros de 30 propriedades diferentes nos municípios de São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Mundo Novo, Bonópolis e Novo Planalto receberam mais de R$ 1.119.000 em multas por pela prática de desmatamento ilegal. 
Ao todo, a extensão de extração irregular de madeira soma 765 hectares, dos quais 88 pertencem a reservas legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs). 
As autuações ocorreram a partir do último 25 de junho, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou a Operação Desmatamento com apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

Além das multas, agentes apreenderam quatro tratores de esteira, dois tratores de lâmina, uma escavadeira, duas motosserras e dois correntões, bem como 3.750 estacas da madeira Acapu. 
No total, 49 propriedades foram fiscalizadas. De acordo com o chefe da unidade técnica do Ibama em São Miguel do Araguaia, Diogo Freitas, em duas fazendas, parte da madeira apreendida ainda era proveniente de comp…

Acusada de matar a filha recém-nascida vai a júri popular nesta quarta-feira

Imagem
O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 3ª Vara dos Crimes Dolosos Contra a Vida da Comarca de Goiânia, vai presidir, nesta quarta-feira (1º), a partir das 8h30, o júri popular de Márcia Zacarelli. 
Ela é acusada de matar a filha recém-nascida e esconder o corpo durante cinco anos em um escaninho. O julgamento será realizado no Fórum Cível de Goiânia, localizado no Setor Park Lozandes.

Conforme denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Márcia Zacarelli deu à luz uma menina no dia 15 de março de 2011, após ter escondido a gravidez de familiares e amigos. 
A criança seria fruto de um relacionamento extraconjugal. Como seu marido já havia feito vasectomia, não havia como dizer que a criança era dele.

No dia do nascimento da filha, Márcia, ao sentir as contrações, ligou para um amigo que a levou para o hospital. 
O amigo ainda pagou para que ela fizesse parto cesária. Um dia após, ao receber alta, ela tampou o nariz da recém-nascida, matando-a por asfixia. Em seguida…

Artigo: Teoria do deslocamento do eixo circunstancial e a dualidade intra-humana

Imagem
Por Marconi Burum,

Ocorreu-me um pensamento. O ser humano. Sempre se apossa de uma vontade de vida. Desejos, sonhos, ideias, teses, projetos, ao rigor do tempo oportuno em cada instância das vontades. 

Todavia, o processo de concentração, aliás, de realização, não é necessariamente congruente com horizonte fático do que se galga. Há tantas (na maioria das) vezes um entorpecimento, ou uma dispersão, ou ainda, um enviesamento (ou “des”-priorização) do desejo motriz, o que o aparta da necessária conclusão no lócus do espaço-tempo pretendido. A isso chamarei de teoria do deslocamento do eixo circunstancial – humano.

Para melhor elucidar a questão, vamos pensar em fato comparado. Adiante, um jovem cheio de energias voluptuosas próprias da idade, se vê diante de um singelo dilema espiritual. 
Está no cenário fático de retiro para meditação. Pede em clamor às entidades espirituais que lhe são cultuadas, as bênçãos e forças para se reportar à prioridade da transcendência. 
Quer muito um além-vida …

A difícil vida do jornalismo e seus idealizadores

Imagem
Por Jefferson Victor, 
Levar a notícia em tempo real e com precisão é sempre o objetivo primordial de quem se dedica a esse seguimento de suma importância para que a comunidade esteja sempre informada, e que possa se orientar através dos fatos explicitados.

Em qualquer ponto do planeta que se vá, tem sempre alguém de plantão em busca da notícia, e para isso se arriscam em penhascos, embrenham em matas convivendo com animais selvagens, mergulham com tubarões, participam de operações policiais envolvendo troca de tiros e outras atividades de risco, e nessa rotina muitos já perderam a vida, como foi o caso do jornalista Tim Lopes da Rede Globo de Televisão.

Não existe limites ou obstáculos para esses profissionais, são fascinados pela notícia e vão ao extremo em busca das melhores manchetes, de matérias inéditas, e muitas vezes utilizam de uma certa dose de sensacionalismo que prende a atenção de quem está do outro lado em busca de informações.

Os fatos jornalísticos acontecem em grande ve…

Natividade (TO): Criminosos usam caminhão para furtar cabeças de gado e causam prejuízo superior a R$ 100 mil

Imagem
Um furto de cabeças de gado na fazenda Nova Querência em Natividade causou um prejuízo de mais de R$ 100 mil a um produtor rural. 
O caso aconteceu nesta sexta-feira (27). Segundo a Polícia Civil, 45 vacas e novilhas foram levadas da propriedade.

A suspeita, segundo a delegada Melicia Ganzaroli, é que os criminosos sabiam que o dono e o caseiro não estavam no local. 
Eles chegaram em um caminhão e retiraram um parafuso da cancela para entrar. Um deles desceu para certificar de que não havia ninguém. Os suspeitos deixaram para trás uma camiseta, que será periciada.

Depois, os ladrões entraram com o caminhão e juntaram o gado, usando um cavalo que estava no local. 
A delegada disse que a ação foi rápida, já que os colchetes da propriedade estavam quebrados. Eles podem ter usado um carro, uma motocicleta ou animais assustados para avançar contra os colchetes.

Durante o depoimento, o caseiro disse que estava voltando com a mulher da cidade de Santa Rosa do Tocantins, quando percebeu um caminhão…