Postagens

Mostrando postagens de Julho 15, 2018

Boas maneiras e educação ambiental

Imagem
Este saco recheado com lixo, flagrado na primeira foto, descartado em um córrego urbano de Campos Belos (GO) neste sábado (21) é uma péssima notícia.

Por mais que se fala em respeito ao meio ambiente e em proteção das águas e das nascentes, cenas como esta ainda são bastante comuns. 

Há ainda uma forte cultura arraigada de que os cursos d'água são um canal de esgoto prontinho para receber instalações clandestinas, carcaças e restos de bichos mortos e notadamente de lixo urbano. 

É óbvio que é falta de boas maneiras e de educação ambiental. 

E a mudança para este tipo de comportamento é lenta e gradual. É um processo de transformação cultural.  

Para essa mudança de comportamento, há necessidade de participação das escolas, dos meios de comunicação, das famílias e do Poder Público.

Seduc abre processo seletivo para cadastro reserva de professores e supervisores do Pronatec no Tocantins

Imagem
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) abriu processo seletivo simplificado para cadastro reserva de profissionais para atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). 
Estão sendo ofertadas 50 vagas para professor regente presencial nas áreas de: assistente de contabilidade, assistente financeiro, operador de caixa, inglês aplicado a serviços turísticos, balconista de farmácia, frentista, cuidador de idoso, cerimonialista, agricultor orgânico, fruticultor, agricultor agroflorestal, horticultor orgânico, maquiador e recepcionista de eventos. Além dos professores, são ofertadas vagas para supervisor regional bolsista.

A atuação dos professores acontecerá nos municípios de: 
Ananás, Araguatins, Arraias, Babaçulândia, Barrolândia, Carmolândia, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Miracema do Tocantins, Miranorte, Palmas, Paranã, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Ponte Alta do Tocantin…

Presidente da Amab recepciona municípios goianos que passam a integrar entorno do DF

Imagem
Uma cerimônia realizada pela Associação dos Municípios adjacentes de Brasília (AMAB) incluiu oficialmente nesta quarta-feira (18/7) 12 novos municípios, dos quais dez são goianos e dois mineiros, por meio de Projeto de Lei à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE).

Na ocasião, uma alteração no Estatuto da AMAB foi feita para incluir as novas cidades à região. 
São elas Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício, de Goiás, e as cidades mineiras de Arinos e Cabeceira Grande.
O presidente da AMAB e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, também presente, deu boas-vindas aos novos integrantes e destacou a importância do trabalho conjunto em favor dos municípios desta região.

“Todos os municípios que integram a região do Entorno do DF têm características parecidas, são populosos e uma arrecadação pequena frente ao volume de problemas a serem resolvidos, por…

Alunos protestam por melhorias em unidades da Casa do Estudante no Tocantins

Imagem
Alunos de várias partes do país, que participam de um encontro anual entres moradores de casas do estudante, protestam na tarde desta sexta-feira (20), por melhorias nas unidades estado. 
A manifestação é realizada em Palmas.

Os alunos saíram em passeata da Casa do Estudante e seguiram para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). 
Parte deles participa de uma reunião com representantes da educação do estado, do Ministério Público Estadual (MPE) e pró-reitoria da UFT.

Segundo os alunos, as unidades estão em condições precárias. 
Entre as reivindicações estão reformas das unidades, construção de casas dentro da universidade e de restaurantes universitários nos campus onde não há.

Há unidades em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Tocantinópolis, Arraias e Miracema.

A UFT disse que é responsável por casas localizadas nos campus de Porto Nacional, Tocantinópolis e Arraias, mas não disse se alguma medida será tomada.
Fonte: G1

SanRural promove palestras sobre saneamento rural em Campos Belos e Divinópolis de Goiás

Imagem
O SanRural promoveu palestras sobre os planos de saneamento rural em Campos Belos, na última terça-feira (17) e em Divinópolis de Goiás, na quarta-feira (18).
As palestras foram coordenadas pela equipe da Universidade Federal de Goiás. 
A oficina de apresentação do Projeto SanRural; Plano de Segurança de Saneamento Rural (PSSR) e Noções de Saúde, Noções saneamento e Protocolo da Saúde.

O objetivo é promover conhecimento em saneamento e saúde ambiental em comunidades Rurais e tradicionais, apontando para ações de gestão e tecnologias inovadoras, almejando a sustentabilidade e a promoção de serviços em ações ambientais, ao mesmo tempo fomentando o empoderamento dessas comunidades quanto à promoção e proteção à saúde e ao saneamento ambiental.

Em Campos Belos o evento foi realizado na secretaria de ação social e contou autoridades do município e representantes da comunidade Quilombola.

Em Divinópolis de Goiás o evento foi realizado no clube Recreativo Monjolo e contou com autoridades do muni…

Servidor da prefeitura suspeito de assaltar bancos também é investigado por roubar armas da PM em Paranã (TO)

Imagem
Um servidor da Prefeitura de Palmas, preso nesta quinta-feira (19) suspeito de comandar uma quadrilha de assalto a bancos, também é investigado por outros crimes. 

Em 2010 Santos foi acusado de invadir o batalhão da Polícia Militar de Paranã, no sul do estado, e para roubar armas de uso restrito.

Segundo o Ministério Público Estadual, o servidor e outros dois homens invadiram o destacamento, renderam um PM que estava de serviço e levaram quatro armas, munição, dois pares de algemas e danificaram o rádio de comunicação do quartel.
Eles teriam então forçado o policial a dirigir até um banco da cidade, rendido os vigias e roubado malotes de dinheiro do cofre. A quantia foi estimada em mais de R$ 130 mil. 
O grupo ainda teria mantido o PM refém na fuga até a cidade de Arraias.
A Delegacia de Investigações Criminais de Palmas (Deic) disse que a quadrilha comandada pelo servidor é responsável por outros crimes no Tocantins, em Goiás e no Piaui. 
O grupo estaria envolvido em uma tentativa de roubo…

Operação reúne entidades e promove fiscalização em bares de Dianópolis (TO)

Imagem
Na noite de sexta-feira, 13, foi desencadeada no município de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins, a Operação Alvará, que fiscalizou bares, verificando condições sanitárias, presença de crianças e adolescentes em situação de risco, perturbação do sossego e buscando por armas e drogas ilícitas.

A operação contou com participação do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar, Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e da Vigilância Sanitária. 
A ação foi concentrada no Setor Bela Vista, local onde ultimamente têm ocorrido diversas mortes relacionadas ao tráfico de drogas.

A maioria dos estabelecimentos fiscalizados foi interditada pelos fiscais da Prefeitura em razão da ausência de documentos, em espacial o alvará de funcionamento, que é requisito legal para esse tipo de atividade comercial. A interdição persistirá até que as pendências sejam sanadas.

A operação foi coordenada pelo Ministério Público, representado pelo Promotor de …

Em Niquelândia (GO), menina de 3 anos morre após ser encontrada com lesões e sinais de estupro em matagal

Imagem
Uma menina de 3 anos morreu em um hospital poucas horas após ser resgatada pelos bombeiros em um matagal de Niquelândia, região norte de Goiás. 

Segundo a Polícia Civil, a vítima estava seminua, tinha lesões na cabeça e sinais de estupro.

Um adolescente de 15 anos, vizinho dela, foi apreendido suspeito do ato infracional. Em nota, a corporação disse que ele confessou, em depoimento na manhã desta terça-feira (17), ter matado a criança.

Ainda conforme o comunicado, o menor admitiu que matou a garota com golpes na cabeça usando uma pedra de mais de 3 kg. 
Após a pancada, ele admitiu que a violentou, mas negou ter mantido relação sexual com a vítima.

O adolescente contou ainda que pegou a menina na casa dela aproveitando-se de um curto momento em que a mãe dela havia ido a casa da sogra, situada no mesmo lote.

Contra ele, será lavrado Auto de Apreensão em Flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de estupro de vulnerável. 
Se condenado, pode cumprir no máximo 3 anos de medida sócioeducati…

APA Nascentes do Rio Vermelho terá volta ciclística. A rota é Mambaí; Buritinópolis; Alvorada do Norte; Sítio d'Abadia e Damianópolis

Imagem
Os apaixonados pelo ciclismo terão a oportunidade de participar da 11ª edição da Volta Ciclística APA Nascentes do Rio Vermelho que acontecerá nos dias 28 e 29 de julho em Mambaí, Goiás.

Serão dois dias de pedalada, percorrendo 176 quilômetros, passando por alguns municípios.

O encontro se inicia em Mambaí, na praça da Igreja Matriz, onde os participantes são recepcionados com um café da manhã. Em seguida vão para o pedal.

A rota é Mambaí; Buritinópolis; Alvorada do Norte; Sítio d'Abadia, Damianópolis, retornando para Mambaí. 
Segundo a chefe do Refúgio de Vida Silvestre Veredas do Oeste Baiano - Mambaí/GO, Lauana Costa Nogueira, o ICMBio apoia o evento disponibilizando a brigada e um veículo.

A Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Vermelho foi criada em setembro de 2001, possui uma área de extensão de 176.324,33 hectares.

Localizada no estado de Goiás, abrange os municípios de Buritinópolis, Damianópolis, Mambaí e Posse. O local possui diversas cachoeiras.

Fonte: ICMBi…

Posse (GO): Carro sai da pista entre Rodovilândia e Barbosilândia

Imagem
No último domingo (15), duas equipes do SAMU se deslocaram para atender uma ocorrência de acidente entre os Povoados Rodovilândia e Barbosilândia, no município de Posse, no nordeste goiano, em trecho onde a estrada é de terra.

O condutor do veículo Volkswagen Gol perdeu o controle da direção e acabou saindo da pista.

Foram para o local, a USA (Unidade de Suporte Avançado) e a USB (Unidade de Suporte Básico).

No veículo, além do motorista, havia uma mulher e duas crianças, sendo uma de 4 anos e a outra de 2 anos.

Todos os passageiros foram encaminhados conscientes para o Hospital Municipal de Posse, graças ao atendimento que chegou rápido.

Lembrando que a nova ambulância, que chegou no município ha poucos dias, foi usada nesta ocorrência.

De acordo com o Coordenador do Samu, Genilton Costa, as novas ambulâncias facilitam o trabalho dos socorristas e dão maior agilidade nos atendimentos às ocorrências, dando muito mais chances de resultados positivos nos salvamentos.

Fonte: Prefeitura de Poss…

Comunicação, imagem e reputação. O que Neymar deve fazer para recuperar sua imagem?

Imagem
Três perguntas para Washington Olivetto, publicitário
1. Neymar saiu desta Copa do Mundo um patamar abaixo do que entrou em relação à sua imagem?

O Neymar faz parte de uma geração de jogadores de futebol que apelidei, anos atrás, de ‘futpopbolistas’, uma mistura de jogador de futebol com artista pop. O primeiro que simbolizou isso fortemente foi o David Beckham. 

E o Neymar faz muito parte dessa cultura. 
Acho que ele sai com uma imagem enfraquecida, sim, por alguns fatores que são até curiosos. Houve um primeiro um erro mercadológico dele ou de quem o assessorou no episódio da estreia da Copa do Mundo. 
O grande fato ali era a recuperação física dele, que voltava de uma contusão, mas aquele cabelo diferenciado acabou chamando mais a atenção. Outra coisa que não foi favorável: exacerbar nas reações às faltas sofridas. 

Esses dois componentes começaram a prejudicá-lo já no início da Copa do Mundo. É claro que, se o Brasil tivesse vencido e ele continuasse até a final, tudo isso seria jogado …

Em Campos Belos, criança com as sidromes de crouzon, pfeiffer e com hidrocefalia precisa de sua ajuda

Imagem
Em Campos Belos (GO), uma criança com três doenças graves,  as síndromes de Crouzon, Pfeiffer e com hidrocefalia, precisa de sua ajuda.

Ela tem apenas três aninhos, mas já tem vencido, a cada dia, grandes batalhas para continuar viva e ter uma certa qualidade de vida.
A pequena Victoria de Menezes precisa muito de colaboração, principalmente em dinheiro. 
A família tem enormes custos para ajudá-la a conviver com essas três doenças. 
A síndrome de Crouzon, também conhecida como disostose crânio-facial, é rara e de origem genética, caracterizada por comprometer o desenvolvimento do esqueleto crânio-facial.

A síndrome de Pfeiffer é uma doença também rara que ocorre quando os ossos que formam a cabeça se unem mais cedo do que o previsto, nas primeiras semanas de gestação, o que leva ao desenvolvimento de deformidades na cabeça e na face. 
Além disso, outra característica dessa síndrome são a união entre os dedinhos das mãos e dos pés do bebê.

Suas causas são genéticas e não há nada que a mãe ou …

Mano Walter faz um bom show em Campos Belos (GO). Confira como foi, com Luiz Sérgio

O cantor do momento e aniversariante do dia, Mano Walter, esteve em Campos Belos (GO) nesta semana e foi um dos principais nomes da festa. 

Em entrevista ao radialista Luis Sérgio, ele falou do show e um pouco da carreira. 

Disse também que foi bem acolhido na cidade e agradeceu a boa recepção e o carinho de todos. 

Veja parte da entrevista e do show no vídeo acima e confira você mesmo.

DF, GO e TO têm mais de 500 cavernas, principalmente em Terra Ronca

Imagem
Goiás e Brasília abrigam mais de 500 cavernas, com pelo menos 100 no território do Distrito Federal. 
As grutas abrigam ambientes paradisíacos, com lagos subterrâneos e vistas pouco conhecidas pela maioria das pessoas. O problema é que muitos desses tesouros naturais são como labirintos, e as chances de acabar perdido não devem ser desconsideradas. 
Neste mês, o mundo acompanhou o drama de 12 crianças e um adulto que ficaram presos por 17 dias em uma caverna da Tailândia. 
A operação de resgate mobilizou especialistas de 10 países e teve a morte de um mergulhador profissional. Para evitar que passeios se tornem tragédias, especialistas indicam uma série de normas de segurança.

No DF, há 35 cavernas cadastradas na Sociedade Brasileira de Espeleologia, mas a expectativa é que o número seja muito maior, com pelo menos 100 apenas na Fercal, região mais rica em calcário na capital federal. 
Em média, as cavernas brasilienses não são tão grandes e profundas como a Tham Luang, no norte da Tailând…