Postagens

Mostrando postagens de Maio 6, 2018

Bombeiros de Goiânia faz inspeção no quartel de Posse (GO)

Imagem
A Companhia Independente Bombeiro Militar de Posse recebeu, nesta quinta-feira (10), nas instalações da unidade, a visita da equipe técnica de inspeção do 4° CRBM da capital.

A equipe de inspeção foi composta pelos militares TC Adval, comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros, e os oficias TEN Monteiro e TEN Rodrigues, ambos na função de auxiliares.

A inspeção realizada é um exercício regular e periódico que tem como objetivo padronizar o atendimento dos militares da Corporação em todo o Estado, buscando oferecer à comunidade um serviço técnico e profissional.

Na ocasião foi realizado um simulado de ocorrência a fim de avaliar a execução dos procedimentos operacionais pelos militares da Companhia Independente Bombeiro Militar de Posse.

Durante a atividade os bombeiros precisaram empregar diversas técnicas, como montagem de linha de combate a incêndio, retirada de vítima de ambiente em chamas, atendimento pré hospitalar e outras.

Com linha de chegada em Fortaleza, roteiro do Rally dos Sertões é anunciado. Tem parada em Posse (GO) e Formosa (GO)

Imagem
Na noite desta quinta-feira, foi anunciado o roteiro da 27ª edição do Rally dos Sertões, o maior rali do Brasil. 
A prova terá início no dia 18 de agosto em Goiânia (GO) e percorrerá mais de 3.600 quilômetros, passando por quatro estados – Goiás, Bahia, Piauí e Ceará -, terminando no dia 26 em Fortaleza (CE). Vale lembrar que neste ano os trechos estão maiores.

Com 56% do total de quilômetros compostos por trechos cronometrados, o Rally dos Sertões 2018, terá trechos inéditos: “Optamos por um traçado mais técnico e difícil. 
Acho que iremos superar a edição do ano passado não só pelo nível das especiais, mas também pelo cansaço e determinação dos pilotos em chegar às cidades-dormitório”, ressalta Marcos Moraes, diretor-geral da Dunas Race, empresa que organiza o evento.

O primeiro dia de prova, entre Goiânia e Formosa, em Goiás, contará com 700 quilômetros entre trecho cronometrado (de 300 km) e deslocamentos. 
A prova mais longa é a da quinta etapa, entre Barra (BA) e São Raimundo Nonato …

Pelo Enem: em Campos Belos, três cursos superiores serão ofertados a partir de 2019 no IF-Goiano

Imagem
IF Goiano - Campus Campos Belos submeteu à Câmara de Ensino os Projetos Pedagógicos de Cursos superiores para serem ofertados a partir de 2019. 

São eles: Bacharelado em Administração, Gestão em Tecnologia da Informação e Zootecnia. 
Os dois primeiros com previsão de oferta a partir do primeiro semestre. Este último, a partir do segundo semestre de 2019. A aprovação dos cursos pelo Conselho Superior deve ocorrer no mês de junho.

O ingresso aos cursos superiores do IF Goiano é feito via Enem. Por isso, é muito importante não deixar de fazer o exame neste ano de 2018.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram abertas nesta segunda-feira, 7, e vão até o dia 18 de maio. Interessados devem se inscrever pela internet (veja abaixo). 
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) utiliza a nota do Enem para o ingresso em todos os seus cursos superiores.

O prazo para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 82 reais, termina no dia 23 de maio. 
O período para solicitar isen…

Vice-Procurador Eleitoral pede o afastamento imediato do prefeito e vice de Divinópolis de Goiás

Imagem
O Ministério Público Eleitoral, através do vice-procurador geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, pediu de imediato o afastamento do prefeito e vice de Divinópolis de Goiás.
No documento enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-procurador pede a execução imediata das sanções impostas a Alex Santa Cruz Oliveira e Jofre Pereira Cirineu Filho, afastando-se os ora recorrentes de seus cargos e viabilizando-se a realização de eleições suplementares no Município de Divinópolis de Goiás.

O TSE informou que o afastamento e a convocação de novas eleições em Divinópolis de Goiás, após a cassação do mandato do prefeito e do vice, ainda depende da análise de recurso ao plenário do órgão.

Compra de votos

Segundo as investigações, os crimes cometidos pelos políticos ocorreram na véspera das eleições municipais de 2016, da qual Alex e Jofre saíram vencedores.

Nos autos, consta o depoimento de uma eleitora que afirma ter recebido R$ 50 para votar na chapa do então candidato. A mulher d…

Cavalcante, Monte Alegre e Teresina/GO: Quilombolas são reconhecidos como candidatos ao programa de reforma agrária

Imagem
O Incra publicou, dia 9 de maio, no Diário Oficial da União, a Portaria n° 755, que reconhece 857 famílias do território quilombola Kalunga, localizado nos municípios goianos de Cavalcante, Monte Alegre e Terezina de Goiás, como candidatas a beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
A inclusão de famílias quilombolas como público do PNRA obedece ao disposto na Portaria Incra n° 175, de 19 de abril de 2016, que permite o acesso às políticas de inclusão social e desenvolvimento produtivo, previstas no programa.

“Essa medida busca reconhecer um direito dos povos quilombolas no que tange à parte das políticas públicas das quais eles têm direito. 
Desta forma poderão acessar créditos e outros programas de incentivo à produção, educação e infraestrutura”, afirma o coordenador-geral de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra, Antônio Oliveira.

As famílias devem passar por uma seleção realizada pelo Incra para verificar se atendem ao perfil exigido nos critérios con…

De peso: bispo acusado de desvio de dízimos lista Papa Francisco como testemunha de defesa. Juiz de Formosa nega

Imagem
O juiz Fernando Oliveira Samuel, da 2ª Vara Criminal de Formosa, negou ouvir o Papa Francisco como testemunha no processo que investiga desvio de R$ 2 milhões em dízimos da Diocese da cidade. 
O pontífice havia sido listado pela defesa do bispo afastado, Dom José Ronaldo Ribeiro, acusado de liderar o esquema. O clérigo sempre alegou inocência.

A decisão é de terça-feira (8). Nela, o juiz afirmou que a defesa "não trouxe qualquer justificativa" para ouvir o Papa. Além disso, o magistrado marcou para 9 de agosto, na sala do Tribunal do Júri, os depoimentos das testemunhas dos 11 acusados no processo.

A reportagem, o advogado do bispo, Lucas Rivas, havia dito que as escolhas das 31 testemunhas listadas inicialmente foram técnicas. A reportagem fez novo contato com o defensor, que disse que ainda não teve ciência da decisão.

Também haviam sido listados pela defesa do bispo o núncio apostólico no Brasil, Giovanni D’Aniello, e o cardeal Dom João Braz de Aviz.

Além dele, outras dez pess…

Militar morre após ser baleado acidentalmente em treinamento do Exército, em Formosa (GO)

Imagem
Um militar de 20 anos morreu na tarde desta quarta-feira (9) após ser baleado acidentalmente durante um treinamento do Exército, durante curso de instrução de tiro, no Campo de Instrução de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. 
O jovem, Victor Campos Ferreira, era primo do deputado federal João Campos (PRB-GO).

O Exército informou que a equipe médica atendeu o rapaz e que uma ambulância foi acionada. Victor foi levado para o Hospital Municipal de Formosa, onde foi constatada a sua morte. 
A Polícia Civil informou que o crime envolve um colega, responsável por disparo. Por ter ocorrido durante treinamento e no espaço do Exército, será investigado pela corporação.

Em nota, o Exército disse que uma equipe de perícia esteve no local para dar início às investigações. Um inquérito policial militar será instaurado para apurar o fato ocorrido. A data de abertura não foi informada.

“O Comando de Operações Especiais está tomando todas as providências para apoiar a família do militar, através de…

Reclamação: em São Domingos, valões de canos que levam água para o povoado Piteira continuam descoberto

Imagem
Um leitor escreveu ao blog para dizer que prefeito de São Domingos não cumpriu parte da promessa, quanto às obras para levar água ao povoado Piteira.

Segundo conta, o proprietário de umas das fazendas por onde passa a encanação hidráulica fez imagens e requer providências, pois o terreno dele está com valetas e crateras, que há quase dois anos depois não foram tampadas. 
O proprietário relata que há risco tanto para os seus animais quanto para o seu vaqueiro de cair dentro do penhasco deixado pela obra e que que já procurou prefeito de São Domingos por inúmeras vezes, mas até o presente momento não resolveu o problema.

Maior evento para síndicos do Brasil acontece em maio

Imagem
A quarta edição de um dos maiores eventos nacionais que reúne síndicos, gestores, especialistas e moradores de condomínios está com as inscrições abertas. A Unasíndico deste ano, com o tema Redefinindo sua gestão, está marcada para os dias 18 e 19 de maio, das 8h às 20h, na Fun House Brasília. 
Além dos ciclos de palestras e treinamentos sobre gestão condominial, o evento contará com o stand-up comedy, com Nany People, e com o show de Guilherme Arantes.

Os interessados em participar do evento já podem se inscrever pelo site oficial do evento; as inscrições são gratuitas para gestores condominiais.Criada em 2014, a expectativa para Unasíndico deste ano é de um público de 3 mil pessoas. 
O evento reunirá especialistas de todo o país, das áreas de Contabilidade, Gestão Administrativa, Direito, Engenharia, Seguros e Recursos Humanos, para compartilhar experiência e agregar conhecimento com os participantes, em palestras direcionadas e workshops com atendimento personalizado. 
Entre os palestr…

MP Eleitoral em Goiás expede duas recomendações ao governador de Goiás, José Eliton

Imagem
O Ministério Publico Eleitoral (MP Eleitoral) em Goiás, pelo procurador regional Eleitoral, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, expediu, na última segunda-feira (7), duas recomendações ao governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior. 
As recomendações têm caráter preventivo de fiscalização e orientação quanto ao cumprimento da legislação eleitoral em relação às eleições deste ano.

A Recomendação nº 29/2018 refere-se à realização, no primeiro semestre do ano de eleição, de despesas com publicidade dos órgãos públicos. 
Nela o MP Eleitoral recomenda ao governador que a realização de despesas com publicidade dos órgãos da administração direta e indireta estadual, no primeiro semestre deste ano, não excedam a média dos gastos no primeiro semestre dos três últimos anos que antecedem as eleições, conforme prevê o art. 73, inciso VII, da Lei nº 9.504/97. 
Além disso, que não seja veiculada ou mantida, a partir do dia 7 de julho (três meses antes das eleições), qualquer propag…

Equipes de Goiás, Brasília, Maranhão, Pará e Bahia enfrentarão tocantinenses na 5ª Volta de Palmas. Há equipes de Campos Belos e Alto Paraíso na parada

Imagem
Para o ciclismo tocantinense os próximos dez dias são de expectativas para a confirmação das equipes de outros estados que irão enfrentar os tocantinenses na 5ª Volta de Palmas, a mais tradicional prova de estrada do Tocantins, nos dias 19 e 20 de maio. 

Este ano, a Volta será disputada no aniversário da Capital e será válida para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e terá a participação de equipes de Goiás, Brasília, Maranhão, Pará e Bahia.

A cinco dias para o término das inscrições, realizadas pelo site SportTimer, as equipes Alfa (de Goiânia-GO) e a equipe baiana Uriel/Dantas Bike confirmaram participação. 
Do Pará, está confirmado o Clube Amazônia de Ciclismo, de Belém e do Maranhão o Clube de Ciclismo Imperatrizense (CCI).

Outros atletas da BSB Bike Clube/Capitão Bikes, de Brasília, Cicles Minaçu (Minaçu-GO), Sportimer/JC Bike (Catalão-GO), Paraíso/Focus Raven (Alto Paraíso-GO) e Pantera Bike (Bahia) também estão inscritos para a prova que conta pontos na…

MP Eleitoral em Goiás representa contra Ronaldo Caiado, Wilder Morais, José Eliton e Daniel Vilela

Imagem
O Ministério Publico Eleitoral (MP Eleitoral) em Goiás, pelo procurador regional Eleitoral, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, protocolou, nesta quarta-feira (9), três representações eleitorais – por prática de propaganda eleitoral antecipada – contra o senador e pré-candidato ao governo de Goiás Ronaldo Caiado (DEM), o senador e pré-candidato à reeleição Wilder Morais (DEM), o governador de Goiás e pré-candidato à reeleição, José Eliton (PSDB), e o deputado federal e pré-candidato ao governo de Goiás Daniel Vilela (PMDB).

Ronaldo Caiado e Wilder Morais – na representação, o MP Eleitoral pede a condenação de ambos por propaganda eleitoral antecipada em razão do pedido explícito de votos feito por Caiado em favor do senador Wilder durante a 3ª Cavalgada GP MUARES, ocorrida em Morrinhos (GO) entre os dias 6 e 8 de abril. 
O pedido explícito de votos, feito por Caiado aos presentes durante discurso no evento, foi gravado, o que comprova o ilícito eleitoral

José Eliton – a postagem de um …

Nove municípios participaram da microrregional de Alto Paraíso de Goiás

Imagem
Por Roberto Nabofarzan,

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Esporte e Lazer, com o apoio das prefeituras, realizou entre os dias 4 e 6 de maio, as primeiras microrregionais dos Jogos Abertos de Goiás 2018 nas cidades de Alvorada do Norte e Alto Paraíso de Goiás.

O governador do Estado, José Eliton, foi representado pelo superintendente Executivo de Esporte e Lazer da Seduce, Telio Rodrigues, que acompanhou a microrregional em Alvorada do Norte representando também o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves.

O evento teve a participação de cerca de 500 atletas, de 34 equipes, inscritas em quatro modalidades esportivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As competições envolveram equipes de 11 municípios: 

Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Posse, Simolândia, Sítio D’Abadia e Posse.Já a microrregional de Alto Paraíso de Goiás teve o acompanham…

SED-GO abre 343 vagas em processo seletivo. Há vaga para Campos Belos, São Domingos, Flores, Terezina, Posse e Niquelândia

Imagem
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação do estado de Goiás (SED-GO) publicou edital de processo seletivo.
São 343 vagas temporárias em funções nas áreas de apoio administrativo e de docência de nível médio e superior, para atuação nos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itego e Cotec).

O período de inscrições fica aberto entre 14 de maio e 4 de junho, pelo site - www.segplan.go.gov.br/concursos
As taxas de participação são de R$ 10,00 e R$ 15,00, sem previsão se isenção, e o pagamento da taxa deve acontecer até o dia 5 de junho.

Há vagas para Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais; além de vagas para professores nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer; Gestão e Negócios; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Informação e Comunicação; Desenvolvimento Educacional e Social; Produção Alimentícia; Ambiente e Saúde e Segurança/ Infraestrutura.

As contratações se darão por período de um ano e…

Médico Fernando vai ser candidato a prefeito de Niquelândia

Imagem
O presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, esteve em Brasília com toda a comissão executiva do PSD de Niquelândia.
Na oportunidade, foi definida a candidatura do Médico Fernando para a eleição suplementar a prefeito de Niquelândia, que acontecerá no dia 03 de junho.

TRE convoca novas eleições para prefeito e vice de Niquelândia (GO)

Imagem
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás marcou novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Niquelândia, no norte de Goiás, para o dia 3 de junho. 
O pleito foi convocado após a chapa do então prefeito Valdeto Ferreira (PSB), ter o mandato cassado em fevereiro deste ano por improbidade administrativa em uma gestão anterior.

Segundo a Justiça Eleitoral, enquanto prefeito da cidade entre 1993 e 1996, Valdeto firmou um contrato pra reforma de escolas no último ano de mandato. 
Porém, ao deixar o cargo, o político não conseguiu justificar o uso da verba destinada à educação municipal. A suspeita é de enriquecimento ilícito. Com isso, o Tribunal de Contas da União reprovou suas contas.

A reportagem tentou contato por telefone com o político desde as 9h de terça-feira (8), mas as ligações não foram atendidas. A reportagem não conseguiu apurar junto ao TSE e TRE qual o valor da verba recebida e que não foi prestada conta do uso.

Valdeto foi eleito com 46,11% dos votos e assumiu em janeiro de 2…

Prefeitura vai realizar ação itinerante em Campos Belos (GO)

Imagem
A prefeitura municipal de Campos Belos, no nordeste goiano, através do projeto ‘prefeitura mais perto de você’ realiza na próxima sexta-feira (11) ação itinerante.

O evento terá inicio a partir das 8hs no centro olímpico Adelino José dos Santos, no Setor Cruzeiro.

Haverá ação social, palestras, limpeza de combate a dengue, momento cultural, atendimento médico e operação tapa buraco. Além de atendimento ao público com o prefeito Eduardo Terra.

O objetivo desta ação é atender as principais reivindicações da comunidade e reduzir, em grande escala, o número de demandas do município.

Só para mulheres: aplicativo de transporte Venuxx chega a Brasília

Imagem
Boa notícia para as mulheres que buscam uma opção de transporte segura e para as que procuram uma ferramenta de trabalho que ofereça independência, flexibilidade e bom retorno financeiro: acaba de chegar às ruas de Brasília o serviço de transporte Venuxx, que só aceita passageiras e motoristas do sexo feminino. 
“Com a Venuxx, as motoristas podem conquistar sua liberdade financeira. Já as passageiras exercem sua liberdade de ir e vir com segurança e tranquilidade”, destaca Gabrielle Jaquier, diretora de marketing e operações da Venuxx.

Para utilizar o aplicativo para smartphone, basta fazer o download e criar uma conta. Depois, é só adicionar os endereços de partida e de chegada e clicar em chamar motorista, que o app (disponível para Android e iOS) verifica qual o veículo mais próximo. 
Surge na tela um resumo da corrida, com o valor estimado. Confirmada a solicitação, em poucos minutos o carro chega à porta da cliente.

Além de um serviço diferenciado, a Venuxx também oferece às passagei…

Transparência: Câmara de Vereados de Campos Belos agora transmite todas as sessões, ao vivo, em podcast

Imagem
Transparência pública é um velha luta nossa aqui no Blog, há muito anos. 

E eis que se começa a apresentar bons resultados, após um início de mudança de cultura, principalmente na cabeça dos dirigentes políticos.
A partir de agora, a Câmara de Vereadores de Campos Belos vai transmitirà comunidade, ao vivo, e deixar gravado para posterior consulta, todas as sessões da Casa.
A Sessões Ordinárias começaram a ser gravadas na última segunda-feira (7),

A ferramenta utilizada é a RádioWeb, que transmite e também grava em formato podcast.
O link das transmissões pode se acessado no site oficial da Câmara de Vereadores, todas as vezes que houver sessão: http://www.camposbelos.go.leg.br/.

A iniciativa nasce com o propósito de aproximar mais ainda a comunidade das decisões políticas e manter os cidadãos campos-belenses informados das ações do Poder Legislativo local.

"É um meio de comunicação que visa integrar as estratégias de comunicação da Câmara e levar ao cidadão as informações do cotidian…

Morte de Tânia Ribeiro, após o parto, deixa a comunidade de Campos Belos consternada

Imagem
A morte de uma jovem mãe abalou e deixou consternada a cidade de Campos Belos, neste fim de semana.

Tânia Ribeiro era uma mulher jovem, mãe de quatro filhos e a espera de mais um bebê. 

"Esperando um menino", escreveu ela numa rede social, feliz da vida. 

A família toda estava feliz com a chegada do mais novo bebê da casa. 

No último sábado, segundo informações, ela deu entrada no Hospital municipal de Campos Belos (Anjo Galvão), deu à luz de sábado para domingo e estava prestes a receber alta, quando acabou morrendo, deixando incrédula toda a família e a comunidade de Campos Belos. 

Hoje pela manhã o blog recebeu uma denúncia, informando que ela tinha caído no banheiro e morrido em consequência da queda. 

Imediatamente o blog procurou a prefeitura para tentar esclarecer as circunstâncias da morte de Tânia. 

A prefeitura desmentiu a queda e disse que Tânia Ribeiro, em realidade, teve um gravidez de alto risco e tinha problemas de saúde.

Segundo a informação repassada pela Assessoria…