Postagens

Mostrando postagens de Março 11, 2018

Transmissão ao vivo: Copa Sudeste Tocantins será decidida hoje, entre Dianópolis e Taguatinga (TO)

Imagem
Será neste sábado (17), a grande final da Copa Sudeste do Tocantins, entre as seleções de Dianópolis e Taguatinga.

A partida começa às 15h30, em terreno neutro, no Estádio Municipal do Complexo Esportivo professor Leyvalmir Rodrigues, em Lavandeira (TO).

A final será transmitida por equipes de rádio do nordeste de Goiás  e do Sudeste do Tocantins, com link neste blog, por intermédio do site craquesdoradio.com (Rádio Atividade FM, Rádio Atlântica FM Rádio Educativa FM).

A transmissão  terá apresentação do Futebol Show de Bob Cardoso, narração de Hamilton Mendes, comentários de Ivan Almeida, Mário Fernando, Bruno Urcino, Runder Macalister, Pytter Macgyver e reportagens de Carlos Augusto;

A rádio Princesa FM de Dianópolis também vai transmitir o evento, com narração de Marcos Moreira e comentários de Mardem Mariano e Franklin Antunes.

Acompanhe agora a transmissão ao vivo 

Projeto no clima da caatinga, do tatu-bola, defende a importância do semiárido no 8ª fórum

Imagem
A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais ameaçados do país, estará representada pela Associação Caatinga no 8ª Fórum Mundial da Água, que acontece entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília. 

Em duas palestras, Samuel Portela, coordenador técnico e biólogo, e Daniel Fernandes, coordenador geral, apresentarão todas as linhas de atuação e resultados do projetp.

No Clima da Caatinga, que busca garantir a segurança no abastecimento, reaproveitamento da  água e o manejo adequado dos recursos naturais, especialmente os florestais, que fornecem um serviço ambiental crítico na região: a recarga hídrica e sua retenção.

Desde 2011, 16 nascentes foram restauradas e protegidas, mais de 21 mil alunos atingidos em atividades de Educação Ambiental, 3300 famílias envolvidas, 1600 pessoas capacitadas no uso de tecnologias sustentáveis e 490 educadores certificados por meio da criação e gestão de áreas protegias, restauração florestal, pesquisas científicas, tecnologias sustentávei…

Marielle não foi eleita pelas favelas

Imagem
Um mapeamento de O Antagonista sobre os votos que Marielle Franco obteve em 2016 revela que a vereadora do PSOL, executada há dois dias, não foi eleita pelas favelas.

Cerca de 20 mil votos, quase metade dos 46 mil votos que elegeram a socióloga, saíram dos bairros nobres da Zona Sul carioca e da Barra da Tijuca, Zona Oeste. 
Enquanto na Rocinha ela teve apenas 22 votos, no Leblon foram 1.027. Marielle colheu mais 1.900 votos em Laranjeiras e outros 2.742 votos em Copacabana.
Fonte: O Antagonista

Ministério Público aciona Estado para que sane irregularidades no Hospital de Arraias

Imagem
O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado na quinta-feira, 15, requerendo que a administração seja obrigada a corrigir uma série de irregularidades no Hospital de Referência de Arraias, referentes à insuficiência de equipamentos, precariedade da estrutura física e condições de higiene.

As irregularidades foram constatadas em vistoria do Conselho Regional de Medicina (CRM) e elencadas em relatório que fundamenta a Ação Civil Pública.

São enumeradas 65 inconformidades, que, segundo a promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery, afrontam as normas e parâmetros técnicos que regem o funcionamento deste tipo de unidade de saúde, comprometem a assistência aos pacientes e ajudam a provocar a demanda reprimida por cirurgias, constatada na vistoria do CRM.

A Ação Civil Pública relata desde a ausência de itens básicos, como luvas descartáveis, toalhas de papel, maca acolchoada simples, lençóis para macas, estetoscópio e termômetro, até a falta de equipamen…

UEG de Campos Belos/GO e Coordenação do Território Chapada dos Veadeiros se reúnem para elaborar Fórum das Águas no Nordeste Goiano

Imagem
No ano da água no Brasil, a sociedade ainda dá passos lentos na direção de um estado maduro de consciência sobre o valor da água, bem mais precioso da humanidade. 

No limiar da realização do Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA, que ocorrerá em Brasília de 17 a 22 de março de 2018, governantes municipais, entidades ambientais, educadores e a sociedade como um todo, se reúnem na região Nordeste de Goiás para debater e encaminhar sugestões de solução para o problema relacionado à água na região.

A Universidade Estadual de Goiás, que cada vez mais vem se firmando como instrumento relevante na formação de pessoas sensíveis às questões ambientais, juntamente com a Coordenação Geral do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros sentaram para elaborar o I Fórum das Águas no Nordeste Goiano. 

Trata-se de um passo à frente que está sendo dado pelo curso superior de Tecnologia em Agroecologia no intuito de chamar a sociedade ao debate quanto aos perigos que os rios e nascentes da região sof…

Em 24h de operação, PM cumpre em Campos Belos 4 mandados de prisão em aberto

Imagem
A Polícia Militar em Campos Belos (GO) intensificou as abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeitas.

A intenção foi encontrar criminosos com mandado de prisão em aberto.

Em razão disso, em 24 horas, os agentes do estado flagraram quatro pessoas, que foram levadas à prisão.  

As ações da PM ocorreram com abordagens em ônibus, carros de passeio, pessoas e locais de maior incidência criminal. 

Foram tiradas de circulação e presas, pessoas com passagens e mandados em aberto por tráfico de drogas, homicídios, furtos e outros crimes.

Este jornalista com novas responsabilidades

Imagem
Este jornalista agora está com novas responsabilidades.

O Diário Oficial da União do último dia 1º de março publicou a nossa nomeação como Assessor Especial da Presidência do Superior Tribunal Militar (STM). 
Desde outubro de 2014, exercíamos a função de chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal, que deixamos após 4 anos, com uma boa produtividade. 
Entres os legados, o novo site eletrônico da instituição, com foco em informação pública; o portal transparência da Corte, com informações acessíveis e atualizadas, as transmissões, ao vivo, pelo Youtube das sessões de julgamento, além de outras iniciativas, a exemplo da incrementação das ferramentas de comunicação interna. 
A Corte, a mais antiga do país, está ativa há 210 anos e agora conta, desde março de 2017, com as transmissões ao vivo de todos seus os julgamentos.
Mas, por solicitação do ministro-presidente, deixamos a Comunicação e iniciamos outra importante tarefa de interlocução e relacionamento institucional, agora junto ao Cong…

Irresponsabilidade sem precedentes: Distrito de Pouso Alto está há sete dias sem energia elétrica

Imagem
Beira o absurdo, a tamanha irresponsabilidade, principalmente por parte da empresa privada Centrais Elétricas de Goiás (CELG).
Desde o último sábado (10), centenas de famílias do distrito de Pouso Alto, no município de Campos Belos (GO), divisa com o estado da Bahia, está sem qualquer traço de energia elétrica em suas casas. 
Nesta sexta-feira (16), completa-se oito dias de puro breu.
Os prejuízos financeiros, pessoais e emocionais são terríveis. 
Produtos que necessitam de refrigeração se estragaram todos, carnes, iogurtes, vacinas, remédios, leite, tudo apodreceu.
A situação é caótica. 
Os comerciantes e os produtores rurais também contabilizam os prejuízos. Até água de bebê para os animais foi afetada com a falta de energia elétrica.
O vereador Rodrigo, representante da comunidade na Câmara de Vereadores de Campos Belos, tem corrido atrás para resolver o problema desde domingo passado.
Mas até agora, as portas da burocracia têm se fechado na sua cara. 

Na próxima segunda-feira ele vai a Goi…

Mambaí: um tesouro desconhecido no estado de Goiás

Imagem
Mambaí. Você já ouviu falar? A cidade, que fica em uma ramificação montanhosa da Serra Geral e no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca, divisa com a Bahia, é um tesouro desconhecido para a maioria dos goianos. 

O município fica localizado a 530 km de Goiânia e a 357 km de Brasília, e já é visto como um dos principais destinos para os amantes do turismo de aventura no Brasil.

A cidade de pouco mais de 7 mil habitantes desponta como um polo de turismo de aventura e não é por acaso: a região abriga mais de 200 cavernas, entre elas a Lapa do Penhasco, que possui 1,7 km de extensão e fica em um vale cego com escarpas de 80 metros de altura. 

A caminhada para chegar até o lugar inclui uma descida íngreme, passando pelas águas de uma lagoa que rasga os paredões internos da caverna.No pequeno município goiano está uma das mais altas tirolesas do Brasil, com 102 metros de altura e 320 metros de extensão. 

Ela cruza o cânion do Córrego das Dores e tem vista lateral para a Lapa do Penhasco. Para aq…

De Flores de Goiás: Jovem quilombola é aprovado em medicina

Imagem
Com apenas 18 anos, André Alvinco Ferreira Pinto se tornou calouro do curso de medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul.

Passar no vestibular de uma instituição de ensino pública já é um desafio e tanto — para quem quer se tornar médico, então, a concorrência é ainda mais acirrada. A conquista de André chama ainda mais atenção porque ele é quilombola: nasceu e cresceu na comunidade Flores Velhas, localizada na cidade de Flores de Goiás.

A vida toda foi aluno da rede pública e, no último ano do ensino médio, em 2017, foi morar com uma tia para estudar em Formosa (GO), procurando ter acesso à educação de melhor qualidade. 

“As escolas públicas no Brasil são precárias”, observa. Portanto, ele sabe que ir além depende de esforço. “Minha mãe sempre me incentivou a estudar. Mas não adianta só isso: é preciso ter equilíbrio, a gente tem que ter um momento de descontração, eu sempre assisti a séries e saía com meus amigos, mesmo estudando de quatro a cinco horas…

Eduardo Terra assina, em Brasília, adesão ao Programa Internet Para Todos

Imagem
O prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, esteve em Brasília na última segunda-feira (12). 

Ele participou da cerimônia com governadores das 27 unidades federativas e 2.471 prefeitos, o presidente Michel Temer (MDB) e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab (PSD), que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para Todos, que planeja prover acesso à banda larga em locais sem conexão. 

Na mesma solenidade, Temer sancionou projeto que libera R$ 2 bilhões para auxiliar as finanças de municípios.

No Internet para Todos, as prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. 

A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o equipamento tem vida útil de 18 anos.

“Quando Kassab me levou para o lançamento do satélite, o Eunício [Oliveira, presid…

Campos Belos recebe o 1º Fórum das Águas no nordeste Goiano. no dia 22 de março

Imagem
A cidade de Campos Belos (GO), nordeste do estado, vai receber o 1º Fórum das Águas do Nordeste Goiano.
O evento, que conta com o apoio das prefeituras de Campos Belos e de Monte Alegre de Goiás, vai ocorrer no dia 22 de março, às 18, na Câmara de Vereadores. 
Neste mesmo período, Brasília também recebe o Fórum Mundial da Água, entre os dias 18 a 23 de março e que deve reunir mais de 45 mil pessoas de 150 países.
O I Fórum das águas no Nordeste Goiano: Educação, Agroecologia e Vida é um desdobramento de ações do projeto “Plante Seu Próprio Alimento”, desenvolvido em 2017 pelo Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da UEG- Campus Campos Belos.
Este I fórum é concebido na perspectiva e tem como uma de suas principais ações à recuperação de nascentes e o cultivo de mudas nativas do cerrado que vão ao encontro, aos anseios do Território Cidadania Chapada dos Veadeiros, que tem como parte de sua missão garantir o direito a água e a conservação do cerrado.

As duas instituições unem-se na…

Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás votará Piso salarial dos professores

Imagem
Roberto Naborfazan,

O prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, enviou à Câmara de vereadores Projeto de Lei que visa garantir aos professores do município o pagamento do Piso Nacional.

Segundo justificativa do Executivo, enviada à Câmara de vereadores, a nova lei refletirá nos salários dos assistentes de ensino, que têm recebimento equivalente ao dos professores e também no reajuste dos vencimentos dos monitores de Creches. 

A matéria está tramitando na Câmara de vereadores sob o nº PL-8 e será votada em três turnos. 

Entrará em primeira discussão e votação na Ordem do Dia da sessão ordinária de segunda-feira,19/03, segunda discussão e votação na Ordem do Dia da sessão ordinária de terça-feira, 20/03, e a terceira e última votação ocorrerá em sessão extraordinária, que acontecerá logo após o encerramento da ordinária de terça-feira, dia 20.

Para exercerem seus direitos e saber como trabalham e votam os vereadores, o cidadão Alto-Paraisense, nesse caso específico, os tra…

Foi ação truculenta da polícia, diz pessoa abordada

Imagem
"Gostaria de deixar aqui meu profundo descontentamento com a forma que fui tratado em uma abordagem policial que resultou nessa prisão descrita na matéria.
Fui algemado sem nenhuma conexão com o crime e sem nenhuma passagem policial.Não apresentei nenhuma resistência muito menos estava armado.
Os policiais foram truculentos com um dos rapazes que estavam no veículo a ponto de ameaçar e afirmar que estávamos envolvidos com a droga apreendida.
Na delegacia ficou esclarecido que não tínhamos nenhum envolvimento com a droga encontrada na bolsa da moça que também acusou os policiais de agressão .Nada foi feito.
Se eu fosse um promotor de justiça teria dado voz de prisão por abuso de autoridade e tortura."
Cometário sobre o texto: 
Duas pessoas são presas pela PM por tráfico de entorpecentes em Arraias (TO)

Polícia Civil desvenda homicídio e prende autor do crime em Arraias (TO)

Imagem
A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Arraias, sob a coordenação do Delegado de Polícia Ronan Almeida Souza e sua equipe, desvendou, na manhã desta segunda-feira, 12, a autoria do crime de homicídio qualificado, o qual vitimou Fábio Júnior Serafim Batista, vulgo “Bilú”.

De acordo com o delegado, após a realização de inúmeras diligências, o autor e executor do crime foi capturado após representação pela sua prisão preventiva. 
Por sua vez, um menor de idade, que também participou do crime e que estava foragido, foi apreendido no último dia 9 de março, na cidade Uruaçu/GO com a colaboração da Polícia Civil daquela cidade.

Os dois suspeitos encontram-se recolhidos na Cadeia Pública da cidade de Arraias à disposição do Poder Judiciário. 
Conforme apurado, o rapaz, em concurso com o adolescente infrator, durante a madrugada do dia 8 de julho de 2017, valendo-se de conhecimento prévio da ausência de tranca da porta dos fundos da residência da vítima, entraram no imóvel e…

Saúde: Campos Belos recebe emenda de Pedro Chaves (MDB) de R$ 250 mil para compra de equipamentos hospitalares

Imagem
O município de Campos Belos, nordeste de Goiás, acaba de receber uma verba federal para a compra de equipamentos hospitalares.

A emenda é do deputado federal Pedro Chaves (MDB), que destinou R$ 250 mil  à saúde municipal.

Esta semana, o parlamentar enviou ofício ao prefeito Eduardo Terra informando sobre a ordem bancária, disponibilizando os valores.  

A propósito, há mais de quatro anos a UPA de Campos Belos foi finalizada e até hoje não entrou em funcionamento. 

Há que se ter uma explicação dos governos municipal, estadual e federal para o que tem ocorrido. 

A prédio da UPA foi concluído, diversos equipamentos já foram entregues, mas nada da unidade entrar em funcionamento.

O que falta? 

Servidores? equipamentos?

Triplo homicídio em Águas Lindas: polícia diz que mãe foi estuprada após morte

Imagem
Apesar da rápida prisão do principal suspeito, a família de Suzete dos Santos Miranda, 32 anos, enterrará os corpos da mulher e os dos dois filhos dela com dúvidas sobre o que levou a um ato tão cruel. 

A mulher e as crianças João Vitor, 6 anos, e Joice, 4, foram mortos a facadas ou a tesouradas. Eles foram deixados dentro de casa, até que o cunhado da vítima encontrou o cenário de horror e chamou a polícia, no último domingo. 

A prisão temporária – válida por 30 dias – foi expedida na madrugada de ontem, e o suspeito deve ser levado ao presídio de Águas Lindas (GO) até amanhã. A identidade dele, um cozinheiro, foi preservada pela polícia.

O enterro está programado para as 12h de hoje, no cemitério de Águas Lindas, cidade onde mora parte da família. 

O crime chocou os moradores da Região Metropolitana do DF devido à atrocidade. Além do homicídio, houve abuso sexual. 

O delegado-titular do Grupo de Investigações de Homicídios (GIH), Cléber Martins, assegura que ao menos Suzete foi estuprada…

Jovem de 19 anos morre após ser atingido por tiros enquanto dirigia na BR-020

Imagem
Um jovem de 19 anos morreu na noite de sábado (10) após ser baleado na cabeça dentro do veículo que conduzia em uma estrada que liga o bairro Formosinha à BR-020, entre Formosa e Brasília, no Entorno do Distrito Federal. 

Além dele, um adolescente de 14 anos, passageiro do veículo, também ficou ferido na perna.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram aos agentes que havia, além do motorista, outras três pessoas no veículo. 

No momento em que trafegavam pela via, eles foram surpreendidos por vários disparos de arma de fogo.

O jovem tentou fugir, mas, ao entrar na rodovia federal, foi atingido na cabeça, perdeu o controle do veículo e saiu da pista.

O condutor do veículo, de 19 anos, morreu no local. O menor de 14 anos foi socorrido com um ferimento profundo na perna direita. 

De acordo com a corporação, ele apresentou um grave sangramento e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Formosa.

A reportagem entrou em contato com a unidade de saúde, mas não foi informad…

O Campo Saúde chega à Iaciara/GO

Imagem
O Programa Campo Saúde é uma ação que promove a qualidade de vida e prevenção em atendimento à saúde. 

Realizado pelo Senar Goiás com o apoio da FAEG e Sindicato Rural, o programa chega a Iaciara, no nordeste goiano.

Serão realizados atendimentos médicos, exames de PSA, Papanicolau, Aferição da Pressão, Teste de Glicemia e atendimento de cidadania. Além de atendimento oftalmológico.

O evento acontecerá no Parque de Exposições, na Avenida 21 de abril, no Setor Solon Amaral, no dia 15 de março.

A pré-inscrição pode ser realizada no Sindicato Rural até a próxima quarta-feira (14).

Fonte: Senar

Projeto de Extensão da UEG de Campos Belos mobiliza Escola Municipal

Imagem
Agora em março, a Escola Municipal Niedja de Souza Machado, que é referência em qualidade de ensino na região, recebeu o projeto de extensão Sociolinguística no ensino de Língua Portuguesa, dirigido pela professora do curso de Letras do Câmpus Campos Belos, Jannekelly Alves Franco. 
O projeto, que tem duração de um ano, mobilizou toda a escola em ato aberto, em torno do envolvimento das crianças na abordagem das variações linguísticas encontradas no Brasil. 
As crianças dos dois turnos escolares participaram efetivamente da abertura das atividades e ao final levaram para casa “uma bala doce com gosto de variação linguística”, estratégia utilizada pela professora Jannekelly, para chamar a atenção dos alunos. 
A professora incumbia todas as crianças e aos seus pais, de guardar por todo ano o gosto da balinha doce, mas também que preservem a variação contida nela, num bilhetinho preso ao papel da guloseima. Com isso ela conseguiu envolver a escola e as crianças que são principal público-alv…

Arraias:1º Leilão Direito de Viver ocorre no dia 24 de março, em prol do hospital do câncer de Barretos

Imagem
O primeiro leilão Direito de Viver, em prol do Hospital do Câncer de Barretos, vai ser realizado em Arraias, sudeste do Tocantins, no próximo dia 24 de março. 

Será leiloado gado e muitas outras prendas.

O evento será realizado no Sindicato Rural da cidade, às 11 horas da manhã, inclusive com almoço beneficente.

Adquira seu ingresso para o almoço com Joil, Tânia, América ou Edmárcia e faça a sua parte.  

Ouça o áudio

Família Câmara não sabe o que fazer com o jornal O Popular

Imagem
Por Euler de França Belém,

É lamentável que um jornal sério e de qualidade esteja à deriva

Há dezenas de boatos sobre o futuro de “O Popular”. 

Há histórias para todos os gostos. Primeiro, disseram que um político estaria comprando o jornal. 

O que não se confirmou.

Segundo, frisaram que o jornal seria arrendado. A informação não procede.

Terceiro, chegaram a apresentar a versão de que o Grupo Zahran — que comprou a TV Anhanguera — aceitaria o jornal, desde que “de graça”, mas Jaime Câmara Júnior queria vender o parque gráfico, com pelo menos uma impressora de alta qualidade, por cerca de 10 milhões de reais. 

O que, na avaliação de um técnico, é um valor irreal — dada a quantidade de impressoras de qualidade sobrando no mercado, por causa da crise dos jornais (alguns estão migrando para a internet).

No fundo, o Grupo Zahran só está interessado na afiliada da Globo.

Quarto, há quem “informe” que Tasso Câmara (que está doente) e Tadeu Câmara ficarão com o jornal. 

Os filhos de Joaquim Câmara, um…