sábado, 29 de dezembro de 2018

Com piscinas cristalinas, Cachoeira Prata 5 é seu novo destino paradisíaco na Chapada dos Veadeiros




Várias atrações fazem da região da Chapa dos Veadeiros uma das mais queridas para os amantes do ecoturismo. 

Dessa vez o Curta Mais traz mais um dos paraísos ainda pouco explorados na região norte da Chapada: a Cachoeira Prata 5, a 65 quilômetros da cidade de Cavalcante.

Para quem está em busca de sossego, esse é o lugar ideal! A cachoeira, que é a quinta principal do Complexo do Prata, foi carinhosamente apelidada por “piscinas”, devido ao grande número de piscinas naturais que ela possui. 

Com algumas pequenas quedas-d'água, sendo a maior delas com aproximadamente 3 metros de altura, a Prata 5 é uma excelente área para aproveitar e curtir longos banhos. 

As piscinas naturais são alimentadas por água corrente e fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Prata.

Para garantir uma viagem incrível sem deixar a segurança de lado, confira as dicas do Curta Mais sobre esse Tesouro na Chapada dos Veadeiros:

Cachoeira do Prata 5

O lugar possui vários locais para banho e um visual único e encantador! Com um poço de profundidade mediana, de borda infinita natural, é possível dar um mergulho e se refrescar com um banho de ducha relaxante em suas quedas d'águas. 

A vista é pra lá de sensacional! Um passeio indispensável para quem vai fazer a trilha do Complexo do Prata. Aproveite para abastecer sua garrafa com as águas cristalina do local.

Como chegar

A Cachoeira Prata 5 fica na Fazenda Ouro Fino, no Complexo do Prata, a 65km da Cidade de Cavalcante. 

O acesso a Cavalcante é feito pela estrada GO-118 e fica a 322 km de Brasília, a 498 km de Goiânia e a 85 km de Alto Paraíso. Depois de passar por Alto Paraíso, você deve seguir mais 65 km até Teresina de Goiás, onde pegará um trecho de 20 km até Cavalcante.

Para se chegar até o Complexo do Prata é necessário um guia, que pode ser feito no CAT Cavalcante ou até mesmo no CAT Comunidade dos Kalungas do Engenho ll (que fica no caminho). 

O acesso é feito pela estrada Cavalcante-Minaçu de estrada de terra com pouquíssima sinalização.

Trilha

O acesso a Cachoeira Prata 5 é de nível fácil, a trilha é bem tranquila e com lindas paisagens. No começo da trilha, a 100m do estacionamento, já é possível tomar um banho refrescante na Cachoeira Pratinha

Do estacionamento até a quinta cachoeira (Prata 5) é em torno de de 3 km de ida. Mas para quem deseja conhecer a belíssimas e imponente cachoeira Rei do Prata, é necessário fazer uma caminhada um pouco mais longa de 7 km, ambas partindo da Pratinha, aonde se inicia a trilha. 

O percurso passa pelo encantador e exótico Vale de Marte.

A 400 metros do Vale já é possível avistar a Cachoeira Prata 2, conhecida por 3 Marias, que fica dentro de um pequeno Canion. Para ter acesso ao poço da cachoeira, é necessário redobrar a atenção. 

Da cachoeira 3 Marias é possível ver por cima as Cachoeiras Prata 3 e 4, que ficam ao lado. Se você visitar o lugar na época da estiagem, vai se deparar com os poços um pouco vazios. 

Mais 2 km de caminhada se chega as piscinas naturais do Prata 5, que é Cercada por paisagens estonteantes e que reserva vários poços para banhos, vegetação muito preservada, mirantes, um verdadeiro paraíso em meio ao Complexo da Prata. 

O Complexo do Prata

É uma região fantástica da Chapada Veadeiros com uma rica biodiversidade, incluindo uma flora com espécies endêmicas do cerrado. 

O complexo é formado pelo Rio Prata que corre e despenca em várias quedas sucessivas, formando 7 lindas cachoeiras em todo o percurso. Seis delas são de fácil acesso. 

A última, Rainha do Prata, tem uma queda de aproximadamente 20 metros, mas com um acesso mais difícil. É necessário reservar um dia todo para conhecer todo o complexo.

Anote essas dicas!

-Saia bem cedo para poder conhecer todo o complexo, devido a distância da estrada e da trilha. Na volta, se despeça do lugar em torno das 16h para não pegar trilha e a estrada a noite;

-Se programe para fazer a trilha com calma, aproveitando cada cachoeira do trajeto;

-Caso queira curtir o pôr do sol no Prata 5, lembre-se que a estrada não tem nenhuma iluminação e é pouca sinalizada. Além disso, não é recomendado fazer trilhas à noite, o risco de se perder ou se machucar aumenta;

-Use calçados apropriados;

-Leve água, repelente, chapéu e filtro solar;

-Leve lanches para poder ficar um tempo maior, no local não possui nenhuma estrutura;

-Água você pode reabastecer nos riachos pelo caminho, uma garrafa basta;

-Uma pequena mochila é suficiente para o passeio. Evite pesos desnecessários.

-Não deixe lixo no local, não faça fogueiras.


Serviço:

Cachoeira Prata 5 – Chapada dos Veadeiros

Distâncias: Cavalcante ao Complexo do Prata tem 65 km (estrada de terra)
Comunidade Kalunga do Engenho ll ao Complexo do Prata: 49km (estrada de terra)

Entrada: Grátis

Distância da trilha: cerca de 3 km

Dificuldade da trilha: fácil

Tamanho das cachoeiras: de 1 a 3 m de altura

Tamanho dos poços e piscinas: grande, algumas partes de profundidade médias e sua maioria rasa

Guia: Apesar do local não ter controle de entrada e saída, é necessário a contratação de um guia.

Valor do guia/CAT Cavalcante: 150,00(diária) para um grupo de até 6 pessoas.

Valor do guia/CAT Comunidade Kalunga: em torno de 150,00 (diária) para um grupo de até a 8 pessoas.

Maiores informações: CAT Cavalcante: (62) 3494-1507 / CAT Comunidade Kalunga: (62) 99802-4122

Fotos/Pauta: Marcos Aleotti

Fonte e texto: Curta Mais







Um comentário:

  1. a entrada no complexo do prata não é gratuita mais não..
    a taxa de entrada e de 20 reais da primeira a quinta cachoeiras e última cachoeira que conhecida como a rei do prata tem a taxa y 20 reais

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.