sábado, 24 de novembro de 2018

Assusta a grande quantidade de casos de câncer em Campos Belos. Autoridades têm que investigar as causas e encontrar, com urgência, formas de intervenção




Todos os dias mais e mais pessoas são diagnosticadas com câncer em Campos Belos, uma das maiores cidades do nordeste de Goiás e polo econômico regional.

Proporcionalmente ao tamanho da população da cidade, de forma empírica, se constata uma alta incidência, sem precedentes, nos cerca de seus 20 mil habitantes.


As centenas de casos de câncer registrados anualmente têm afligindo pacientes, assim como as famílias, que sofrem muito com o diagnóstico e as incertezas do tratamento.

A maioria do casos tem atingido mulheres e ocorrem, na grande parte, no útero.

Homens também não têm ficado de fora das estatísticas.

Já passou da hora das autoridades da saúde de pública do estado de Goiás montar uma força tarefa para quantificar e acompanhar os casos; estudar as causas, cuidar e zelar pelos doentes e mais que isso, descobrir as possíveis causas e as formas eficazes de prevenção.

Muito se fala no urânio, mineral atômico abundante na região; outros na questão da água, que é de péssima qualidade, e outra parte ainda sugestiona uma maior contaminação da população da região pelo vírus do HPV.

O certo é que as possíveis causas são apenas especulações de pessoas da comunidade, que clamam por ajuda e por uma intervenção séria e urgente das autoridades estaduais e federais.

4 comentários:

  1. Os representantes dessa cidade tem que fazer valer o que estar na legislação do (sus) que e o nosso sistema único de saúde. Onde diz que a saúde e um direito de todos e dever do estado.
    E que esse sistema abrange do mais baixo nível de complexidade ate a mais alta complexidade, com sistema de descentralização.
    Uma população de 20 mil habitantes , não tem um acompanhamento de pré- natal decente, pediatra, raio x tem que ir ate arraias para realizar.
    Cadê a secretaria municipal de saúde , de campos belos. Então ancologia passa longe.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma falha do Estado!
    Ele falha,o povo paga...
    Triste realidade, é urgente,a necessidade de uma equipe técnica para descobrirem com urgência, o que causa o alastramento desta doença...

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

De Campos Belos (GO): Escolinha K10 mede forças com o Goiás e Atlético Goianiense

Por Morgana Tavares, A Escolinha de Futebol K10, presidida pelo ex-jogador de futebol profissional Kássio Fernandes, compareceu pe...