Senado tem 27 novos “jovens senadores”. Estudante do Colégio Polivalente, em Campos Belos (GO), é uma das selecionadas e representa Goiás




O Senado divulgou hoje, 4 de outubro, o resultado do 11º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. 

Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.

A comissão julgadora do Jovem Senador 2018 se reuniu na manhã desta quarta-feira (3/10), no Senado Federal, e escolheu os três melhores textos do país. 

Nesta edição, foram apresentadas ao projeto mais de 190 mil redações em todo o país, um aumento de 28%em comparação com a Edição de 2017. A lista dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação - MEC, Vanessa Cristini da Silva Matos, um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed, Bruno Eduardo Nascimento Costa e pelos servidores do Senado Federal: Elton Edmundo Polveiro Junior, pela Consultoria Legislativa; Ana Carolina Dias Sarres de Fernández Y Alcázar, da Secretaria-Geral da Mesa; Luis Carlos Alencar Fonteles, pela Secretaria de Comunicação Social.

Entre os alunos selecionados, está uma estudante do Colégio Polivalente Professor Antusa, de Campos Belos (GO).


Rackel Silva Resende, do segundo ano do ensino médio, é a representante de Goiás neste importante concurso de redação chamado Jovem Senador. 


Ela irá a Brasilia, em novembro, para "atuar" como "legisladora" durante uma semana.

Jovens Senadores de 2018:

O primeiro lugar ficou com a aluna Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra, de Monselhor Hipólito, Estado do Piauí, com a redação “Cidadão em ação, democracia em construção”.

Venceu em segundo lugar o aluno Matheus Moura Carabolante, da cidade de São Francisco, São Paulo, da Escola Estadual Oscar Antonio da Costa, com a redação “Democratização e Dignidade”.

O terceiro lugar na etapa nacional ficou com a aluna Luana Coutinho da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Calado, de Igarapé-Açu, Pará, com a redação “Deveres e Direitos Diferentes”.

Em 2018, o Jovem Senador mobilizou mais de 345 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 7% em relação à edição anterior. 

Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de mais de 8 mil professores orientadores.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. 

Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. 

A lista de todos os alunos classificados em segundo e terceiro lugares nos Estados e no DF também está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 19 a 24/11/2018 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 20 de novembro no Plenário do Senado Federal.

A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.