Escola de Campos Belos investe em horta comunitária, sob o zelo e cuidado de crianças do ensino infantil





A direção da Escola Municipal Vereador Osvaldo Alves de Souza, do Povoado Barreirão, no município de Campos Belos (GO), está desenvolvendo um projeto muito bancana, junto aos estudantes do ensino infantil.

Com o objetivo de dar uma cara nova, a escola pensou e está colocando em prática um projeto de grande importância para a comunidade escolar e local, com a participação de todo o corpo de funcionários, alunos e pais de alunos na construção de canteiros de uma horta comunitária, com a respectiva ação de adubação, plantio, irrigação e cultivo. 


Com a parceria, está sendo possível construir hortas que já estão sendo utilizadas na alimentação dos alunos, como complemento ao lanche escolar, plantios de árvores frutíferas e plantas medicinais, além de plantas ornamentais.

Uma das estratégias para que fossem construídas as hortas, foi saber e entender que a maiorias das crianças são de fazendas circunvizinhas e que saem muito cedo de suas casas para irem até a escola. 

"Na maioria das vezes, as crianças nem tomam café antes de sair de suas casas.

Portanto, esse lanche que está sendo reforçado com as hortaliças produzidas na escola esta sendo muito aproveitado pelos nossos alunos que estão usufruindo dessa ideia", diz o professor Salviano. 

Existe uma escala feita pela direção escolar que está disponibilizado para que todos fiquem atentos e que não se percam na participação no processo de cuidado com a horta comunitária. 

"Com isso, a Escola Municipal Vereador Osvaldo Alves de Souza vem contribuindo para que os alunos tenham ótimas aulas e ao mesmo tempo uma boa alimentação, rica em proteínas para que os mesmos continuem fortes e saudáveis neste processo de ensino e aprendizagem".