Dia do idoso: A catarata é umas das doenças da visão na terceira idade


A catarata é uma doença que está associada ao envelhecimento. 

O dia do idoso é comemorado no dia 1º de outubro e a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) recomenda o exame periodicamente para quem já passou dos 60 anos.

Segundo o médico oftalmologista, Juliano Perfeito, a catarata provoca opacidade ou perda da transparência parcial ou total do cristalino, levando à diminuição da visão aos poucos.

“O paciente começa a enxergar embaçado e perde aos poucos a capacidade de focalizar imagens. 

Quando a catarata é diagnosticada e não tratada, pode colocar a vida da pessoa idosa em risco em decorrência de lesões causadas por quedas”, explica o especialista.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, vinte milhões de pessoas sofreram de catarata e perderam a visão. O oftalmologista, Juliano Perfeito, alerta que, é uma doença relacionada ao envelhecimento e pode ser tratada com cirurgia.

“A cirurgia de catarata contribui para melhora a qualidade de vida do paciente, especialmente a da pessoa idosa. 

A cirurgia deve ser feita após a consulta com um médico especialista. Na maioria dos casos, sugerimos a cirurgia na fase inicial da doença, pois se torna uma cirurgia muito mais tranquila”, comenta Perfeito.

Alguns hábitos podem adiar o aparecimento da catarata e contribuir para uma vida mais saudável como o uso de óculos de sol com proteção contra raios ultravioletas. 

Alimentos como refrigerantes e enlatados e o uso de corticoides devem ser evitados.