Colégio Professora Ricarda apresenta seu índice no IDEB


Por professor Josivaldo Moreira de Carvalho,

O Colégio Estadual Professora Ricarda vem buscando oferecer o melhor para a comunidade escolar, ela proporciona espaços diversos para que todos sejam assistidos nos programas de educação disponíveis na Rede Estadual de Ensino.

Esta Unidade de Ensino localizada na Avenida Desembargador Rivadávia Licinio de Miranda, centro de Campos Belos (GO) oferece no turno matutino os anos/séries de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; 

no turno vespertino 1ª a 3ª série do Ensino Médio, 2ª Etapa de Educação de Adolescentes Jovens e Adultos; no turno noturno a 3ª Etapa (Ensino Médio) de Educação de Jovens e Adultos e 1ª. 2ª Etapas (Ensino Fundamental) e 3ª Etapa (Ensino Médio) de Educação de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade Extensão na Unidade Prisional local. 

São 4 (quatro) modalidades de ensino muito diferente um dos outros, mas, justifica esta variedade devido a escola tentar atender todas as necessidades da comunidade.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é calculado com avaliações externa (Provinha Brasil) e são considerados também para obter a nota a evasão escolar, reprovação e a distorção idade e série. 

Vejam que desafio a nossa unidade enfrenta por disponibilizar tais modalidades de ensino, pois, das 17 (dezessete) turmas de alunos 8 (oito) são 100% (cem por cento) distorção idade e série, as demais turmas pelo menos 40% (quarenta por cento) distorção idade e série. 

As turmas de EJA e EAJA há uma evasão considerada além do esperado. Porém, nossas equipes de trabalho não medem esforços para que possamos superar as dificuldades e vencer os desafios.

É com muita satisfação que anunciamos que nossa Unidade de Ensino superou a meta estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação) que era de 4.3 para 2017, alcançamos a nota do IDEB 4.4, considerada um avanço diante de uma diversidade de alunado, além dos problemas financeiros que tivemos ao longo desses anos para financiar as modalidades de ensino. 

Portanto, agradecemos todos os professores, funcionários da secretaria, o administrativo, a CRECE (Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte), pais e principalmente os alunos que não mediram esforços para alcançarmos tal nota. 

Na oportunidade, desejamos sucesso na nova Gestão que assumiu agora em agosto do ano em curso a Professora Soraia Francisco Regis que com certeza manterá as equipes de trabalho sincronizados e motivados para que em 2019 a escola tenha uma noda do IDEB igual ou maior a deste ano.