Rio Azuis, uma maravilha do Tocantins



Segundo o IBGE Tocantins tem um área de 277.621 km², e nesta área tem atrativos turísticos dois grandes rios, o Araguaia e Tocantins que deu nome ao estado do Tocantins, em Tupi-guarani significa de forma literal “nariz de tucano” (tukan-tin). 

Mas saiba que este não são os únicos rios com biodiversidade e atrativos turístico, no sudeste do estado existe um pequeno rio, que já foi catalogado no livros dos recordes “Guinness World Records”, como menor do mundo, o Rio Azuis.

Com aguas límpidas, transparentes e de temperatura ideal para banho é ponto de diversão frequente para os habitantes da cidade de Aurora do Tocantins e Taguatinga do Tocantins.

Ele é realmente pequeno, formando seu leito de margens curtas aproximadamente 147m (cento quarenta e sete metros) é catalogado igualmente como menor da América do sul, e o terceiro menor do mundo.

O pequenos oásis em meio a cerrado, é frequentemente visitado por brasilienses, além dos habitantes do norte de Goiás. 


Muitos tocantinenses desconhecem a existência deste belo local, e sua potencialidade e provavelmente uma das portas de entrada para Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, e atualmente em estudo por empresas estrangeiras para implementação de turismo.

A primeira pergunta que vem a cabeça dos turistas é: Onde ficar?A infraestrutura para o turista fica resumida em pousadas disponíveis na cidade de Taguatinga, por ser um pouco maior esta oferece melhor conjunto de estadia.

Para chegar aos Azuis e a comunidade que o cerca, são 24km (Vinte e quatro quilômetros) pela TO-110 tendo pavimentação asfáltica ao local e sinalização em direção ao balneário.

Mergulhar no rio é uma sensação gostosa, águas transparente e de cor azulada devido aos minerais presentes, ideal para passar um final de semana aproveitando ao máximo do lugar, e é excelente para família e crianças. 


Alguns restaurantes nas proximidades dão ao turista um pouco da culinária tocantinense, regadas a peixes, carnes e massas além do shop gelado.

Atualmente cobra-se uma taxa ambiental para acesso a atração, assim como estacionamento, vá prevenido com dinheiro caso tenha problemas com cartão na região, por estar afastado de centros urbanos.

A colaboração do turista é aconselhável, não jogando lixo nas margens ou dentro do rio, estacionar em local apropriado e não jogar alimento aos peixes.

Rio Azuis é um dos tantos sítios ecológicos com potencial para o turismo, aliados a outras atrações da região como “Córrego Escorrega”, Cavernas e balneários da cidade de Aurora do Tocantins.

Fonte: O Girassol