Nosso trabalho no Congresso: conheça a rotina de quem atua nos bastidores da política ajudando deputados a formular leis


Por trás do trabalho de todo parlamentar, há uma equipe de assessores que ajuda uma transformar uma ideia em projeto de lei.

No vídeo, parte da série de reportagens que mostra o cotidiano da política, é possível conhecer um pouco da rotina daqueles que atuam diariamente nos bastidores Câmara dos Deputados e no Senado, em Brasília, e na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista.

Os assessores e secretário parlamentares geralmente são profissionais de formações variadas, como cientistas políticos, jornalistas, advogados, economistas, entre outros.

Num gabinete típico de um deputado federal, cada parlamentar pode contratar até 25 secretários. Parte deles trabalha em Brasília e outra parte no estado de origem do deputado.

Os gabinetes dos senadores são maiores, mais espaçosos e têm mais funcionários. Eles podem contratar até 50 pessoas, juntando a equipe de Brasília com a equipe do estado.