Corregedoria: Alto Paraíso de Goiás é escolhida para realização do 8º Encontro Regional


Comarca do Estado situada em uma das maiores áreas de reserva ambiental do País (Chapada dos Veadeiros) e que faz parte da 6ª Região Judiciária do Estado, Alto Paraíso de Goiás será contemplada nestas quinta e sexta-feiras (23 e 24) com a 8ª edição do Projeto Encontro Regional que está sob a responsabilidade da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO).

Procederão o encontro o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e o juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, auxiliar da CGJGO e coordenador do projeto.

Em dois dias de realização, a Corregedoria alia quatro importantes frentes de trabalho: capacitação de servidores, audiências interna e externa e reuniões com cartorários locais. A 6ª Região engloba 10 comarcas: Formosa, Cavalcante, Flores de Goiás, Iaciara, Alvorada do Norte, Campos Belos, São Domingos, Planaltina, Posse e Padre Bernardo. 

Foram convocados 18 magistrados desta região para participarem da audiência interna a ser realizada na sexta-feira (24), e todos foram convidados para a audiência externa que acontece no mesmo dia, no período da tarde.

O projeto Encontro Regional visa promover uma sintonia entre magistrados, servidores, membros do Ministério Público, advogados e a comunidade local. O resultado do encontro é a satisfação de todos os envolvidos e a coleta de dados importantes para o aprimoramento dos servidos prestados pela Justiça, especialmente no primeiro grau de jurisdição.

Os Encontros Regionais tem como finalidade, capacitar os servidores do Poder Judiciário com cursos variados ministrados por equipes específicas tanto da CGJGO quanto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e, paralelamente, estabelecer um canal de diálogo aberto com a população através da realização de audiências externas. 

Na oportunidade, qualquer cidadão pode se manifestar acerca das demandas afetas à Justiça e fazer sugestões de aprimoramento, reclamações, críticas construtivas, entre outras.

Cursos de capacitação

Nesta 8ª edição, os servidores da 6ª Região Judiciária receberão capacitação em seis áreas específicas relativas ao Processo Judicial Digital (PJD), Contadoria, Execpenweb, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), Proad, e Sistema Controle. 

Todos são encaminhados para salas específicas, preparadas unicamente para as ministrações dos cursos.

Desde o início desta gestão (biênio 2017/2019), que está sob o comando do desembargador Walter Carlos Lemes, já foram realizados sete Encontros Regionais: em Rio Verde (que abrange a 5ª Região Judiciária), Uruaçu (que alcança as 12ª e 13ª Regiões Judiciárias), Itaberaí (que engloba a 8ª Região Judiciária), Caldas Novas (integrante da 9ª Região Judiciária), Ceres (que compreende a 11ª Região Judiciária), Luziânia (que é integrante da 7ª Região Judiciária) e Caiapônia (que contempla a 10ª Região Judiciária). A organização do evento é coordenada pela Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO.


Fonte: TJGO