Cidadania e responsabilidade ambiental: Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da UEG articula Projeto de Recuperação de nascentes em Campos Belos




Há mais de um ano, professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da UEG- Campus Campos Belos, sob a Coordenação do Professor Carloeme Alves, vem fazendo visitas a algumas nascentes na região de Campos Belos.


O objetivo é coletar sementes de árvores nativas para a produção de mudas, visando à manutenção e recuperação de nascentes do município e de outras regiões locais. 

Segundo o professor, o que leva uma nascente a secar não é apenas o desmatamento, mas a diminuição da capacidade do solo em infiltrar a água da chuva através da superfície do solo.

Atualmente no viveiro construído na Fazendinha Agroecologia, no Câmpus da UEG de Campos Belos, já existem inúmeras mudas para que os alunos, a partir do mês outubro, iniciem o plantio nas margens das nascentes que abastecem o Rio Montes Claros e outras nascentes já catalogadas na região.

Atualmente, alunos e o professor Carloeme estão coletando sementes nas margens das nascentes como a do Baunilha e fazendo mudas para as próximas etapas de recuperação. 

Um trabalho longo, envolvendo várias parcerias para que a água potável seja protegida garantindo a qualidade de vida desta região.

Um trabalho que dá gosto e orgulho de vê e publicar.