Campos Belos (GO): curso capacita cidadãos para combate e prevenção de incêndios florestais





Nos últimos dias 7 e 8 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Campos Belos, ministrou uma série de treinamentos de capacitação em prevenção e combate a incêndios florestais. 

O curso teve duração de 12 horas aula e contou com a participação de 4 brigadistas a serem contratados pela prefeitura e 26 voluntários civis moradores de Campos Belos. 

Os principais objetivos são capacitar os participantes para fazerem campanhas educativas e palestras na região para a conscientização a população acerca dos riscos, danos e prejuízos do fogo em vegetação, bem como para realizar o monitoramento da região e assim se possa detectar focos de incêndio e realizar o combate ainda na sua fase inicial, antes que o fogo se espalhe e tome proporções maiores.

O treinamento foi dividido em duas etapas: teórica e prática, sendo prevenção e combate à incêndio florestal, primeiros socorros aplicados às ações florestais e manuseio de extintores.

A cidade é pioneira na implantação do Projeto: Brigada Florestal Mista e a partir de agora estará apta a dar os primeiros combates na cidade de Campos Belos e entornos que a muitos anos vem sendo assoladas por constantes queimadas neste período do ano.

Além do Corpo de Bombeiros, parceiro fundamental para a execução do projeto,o apoio da Polícia Militar, Conselho de Segurança e Ministério Público de Goiás, via Promotoria de Campos Belos.