terça-feira, 3 de julho de 2018

Corredor da miséria em alta: As 10 cidades mais desenvolvidas e as 10 menos desenvolvidas do estado de Goiás



Chapadão do Céu, Itumbia­ra, Ceres, Quirinópolis, Caldas Novas, Corumbaíba, Cristalina, Edéia, Nova América e Ouvidor. 

Essas são as cidades de Goiás que ficaram entre as 10 mais desen­volvidas do Estado, segundo um estudo da Federação das Indús­trias do Estado do Rio de Janei­ro (Firjan), divulgado na quinta­-feira (28), que avaliou o Índice de Desenvolvimento Municipal das cidades brasileiras.

O estudo avaliou as áreas de Emprego e Renda, Saúde e Educação, com base em dados oficiais de 2016, últimos disponíveis. 

Chapadão do Céu, que é a primeira de Goiás, teve um índice de 0,8516 ocupando 72º lugar no ranking nacional. 

Já o município de Goiânia conquistou o índice de 0.8170, ficando em 11º das cidades goianas, mas em 8º entre as capitais do País.

Na outra ponta da lista estão as 10 cidades menos desenvolvidas de Goiás. 

São elas: Goia­nápolis, Divinópolis de Goiás, Cavalcante, São Domingos, Pa­dre Bernardo, Baliza, Teresina de Goiás, Mambaí, Montividiu do Norte e Monte Alegre de Goiás. 

O município com pior avaliação é Monte Alegre de Goiás, com o índice de 0.5383.

O ÍNDICE

É um estudo do Sistema Fir­jan que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconô­mico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: 
Empre­go e Renda, Educação e Saúde. 

Criado em 2008, ele é feito, ex­clusivamente, com base em es­tatísticas públicas oficiais, dis­ponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

LEITURA

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classifi­car o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desen­volvimento. 

Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvol­vimento da localidade.

Um comentário:

  1. Parabéns colega e amigo pelo seu belo blog. Aqui um velho radialista e jornalista tbm do DF com muito prazer em descobrí-lo e seguí-lo. Sucesso e ferlicidades.
    Meus blog: Carlossam.blogspot.com.
    Meu site: Ímparesonline.com.br, ambos há 10 anos dos meus 40 de profissão.
    Grande abraço...

    ResponderExcluir