Banner 1

Banner 1

sábado, 2 de junho de 2018

Monte Alegre de Goiás: Reinado da Cachaça completa 32 anos. Festa ocorre nos dias 21 e 22 de Julho



A  cidade de Monte Alegre de Goiás promove, nos dias 21 e 22 de julho, o Reinado da Cachaça, uma festa completa 32 anos, em 2018. 

Trata-se de um evento exclusivo do município de Monte Alegre de Goiás, oficializado pela Lei Municipal nº 136/2015 de 13 de Agosto de 2015, que considera o evento como patrimônio público, devido a sua importância cultural e movimentação da economia local, e tem os organizadores nomeados via Decreto Municipal. 

O Reinado da Cachaça, com o passar dos anos, vem buscando inovar sua edições, com ouso de abadás, trio elétrico e outros para melhor receber os turistas. 

A tradição do Reinado da Cachaça começou em 1987, há 32 anos. O primeiro casal de festeiros,  o rei e a rainha, foi "Bolinha" e Yeda.


Desde então, a festa só tem crescido e ganhado maturidade. 

Mas ela começou muito antes de Bolina e Yeda. 

Contam os relatos que em 1736 já havia garimpeiros explorando ouro nas terras onde é o Município de Monte Alegre de Goiás, que foi fundado oficialmente em 1769. 

Cerca de 1800 escravos foram levados para os garimpos e com o aumento da produção das minas mais mineiros chegaram e o local foi se desenvolvendo. 

Com o sincretismo religioso, entre as crenças africanas e a igreja Católica, surgiu, há mais de dois séculos e meio, os festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário são feitos no Município de Monte Alegre de Goiás. 

No Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Império do Divino Espírito Santo, a cada ano,  são escolhidos novos Reis e Imperadores que organizam os festejos do ano subsequente.

Eles são responsáveis por realizar todas as pompas de um reinado, desde a missa com características físicas, formalidades e figurinos originais da época do Império.

Conta ainda a história que em Julho de 1987, ao término do banquete oferecido pelos Reis religiosos, um grupo de amigos, que desesperadamente procurava por algo mais a fazer, saiu em direção à Praça Matriz, quando de repente colocou-se nas cabeças de um casal coroa feita de prato e copo descartáveis, e como o grupo estava vindo de um Reinado e procuravam por “cachaça”, denominou-se aquela simples brincadeira como “Reinaldo da Cachaça", uma paródia com a festa religiosa.

Surgia então, inconscientemente, um dos melhores carnavais fora de época do Estado de Goiás, que hoje atrai centenas de turistas. 

Desde 1987, o carnaval fora de época denominado “Reinado da Cachaça”, acontece todos os anos em meados de Julho, sempre paralelo ao Reinado religioso, seguindo a mesma tradição, regado a muita diversão e lazer, com realização de shows musicais em trio elétrico pelas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário