sexta-feira, 22 de junho de 2018

Creche Irmã Lucília, em Arraias (TO), promove projeto de artesanato com mães de alunos





Em 2012, Maria Aparecida Pereira da Silva de Aguiar era professora do 4º ano da escola estadual Brigadeiro Felipe em Arraias. 

Na oportunidade, ela desenvolveu um projeto sobre sustentabilidade com a turma, trabalhando de tudo um pouco com seus alunos, incluindo reciclagem e artesanato.

Era um sonho poder trabalhar o artesanato com as mães das crianças das Creche. O objetivo era fazer com que elas tivessem uma complementação em suas rendas e neste ano, em fevereiro, o projeto entrou em pauta, somente para mães de baixa renda. 

Cerca de 15 mães iniciaram as atividades.

Nas oficinas de artesanato, as mães aprendem a confeccionar vários item que podem ser comercializados. 

A Creche, no entanto, está sozinha, sem contar com nenhuma parceria, nenhuma ajudas de custos e para manter os custos, são realizadas rifas. 

“Não me importo em usar do meu salário para comprar materiais como tecidos, colas, fitas para laços, tintas e outros, faço isso por que tenho certeza que minhas aprendizes, vão dar continuidade fazendo em suas casas o que aprenderam e isso vai ajudar – lhes a complementar suas rendas. 

Eu digo a elas que não vão enricar, mas sempre terão um trocado no bolso e poderão ser empreendedoras no futuro, basta querer, persistir e ter força de vontade. 

E transformando ideias em ideais, estamos em ritmo de apresentarem os artesanatos em Stand, no próximo aniversario de Arraias, dia 01/08/2018. Espero que elas persistam nesta ideia e ajudem a transformar o mundo onde vivem e consigam um ganho a mais para modificarem o próprio destino e, também, de suas famílias”, diz a diretora Maria Aparecida.

Fotos de bolsas e outros mimos produzidos pela mães da creche estão disponibilizadas no Facebook.