Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Agentes Comunitários de Saúde de Campos Belos dão palestra e se destacam em Goiânia, com iniciativa pioneira




No último dia 05,  foi realizado em Goiânia (GO), o 1 ° Seminário de Experiências Exitosas da Tutoria de Saúde da Atenção básica do Estado de Goiás. 

Na oportunidade, servidores públicos de Campos Belos foram à capital participar, inclusive como palestrantes, do evento de capacitação. 

O Secretário de saúde do Estado de Goiás Leonardo Vilela, Representante do Ministério da Saúde, a Gerente da Regional Nordeste I Maronita Ferreira Araújo, Sub. Coordenadora da atenção básica da Regional Nordeste I Ariadna Costa Oliveira prestigiaram o seminário, que reuniu agentes públicos de todo o estado. 

O Secretário Municipal de Saúde de Campos Belos, Guilherme Davi e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Joaquim Damasceno, Eletildes Lopes e Deusilene Santiago foram os representantes da cidade. 

Os Agentes Comunitários de Saúde Joaquim e Eletildes palestraram e apresentaram os presentes suas experiências exitosas na Unidade laboratório da tutoria de Saúde em Campos Belos no setor Bem Bom.

Os agentes implementaram alternativas na realização do cadastro do e-SUS no banco de dados sistema e a criaram uma planilha no Excel usando a Escala de Coelho Savassi.

Com isso, que construíram a estratificação de risco familiar, fazendo com que a equipe de saúde consiga planejar e desenvolver ações voltadas para as famílias de maior risco e vulnerabilidade, melhorando o atendimento às famílias e aos usuários do SUS. 

Segundo o secretário de saúde do município, a apresentação dos 
Agentes Comunitários de Saúde de Campos Belos foi a mais prestigiada e aplaudida do evento. 

"Até a Superintendente de Políticas de Atenção a Saúde, Evanilde Fernandes Costa Gomide, levantou-se e cumprimentou os servidores. A única apresentação que ela teve essa atitude", disse Guilherme Davi. 

A Tutoria de Saúde da Atenção Básica é o alinhamento das atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, com isso melhorando os serviços prestados pelas Equipes de Saúde no SUS aos usuários. 

Esse processo de tutoria está sendo realizado em todo o Estado de Goiás e em mais 10 Estados do país.

3 comentários:

  1. Ariadna Costa Oliveira6 de junho de 2018 18:17

    Tenho muito orgulho de ser camposbelensse. E de ter feito parte dessa história da ESF bem bom. Parabéns aos acs e a todos da equipe. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso de todos os envolvidos. Justo e merecido.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a toda equipe e em especial minha colega Deusilene vcs merecem todos aplausos

    ResponderExcluir