Banner 1

Banner 1

sábado, 12 de maio de 2018

Queda de braço entre delegado e prefeito de Campos Belos impede cidadãos de obterem carteira de identidade



Uma queda de braço entre o prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, e o delegado da cidade, Carlos Eduardo, tem respingado no cidadão, que não consegue mais tirar ou renovar a carteira de identidade no município. 

Quando o jornalista Ricardo Boechat diz que o Estado brasileiro é um monstro, caríssimo, criado para cuidar dele mesmo e custeado pelo cidadão, tem toda a razão. Esse é um exemplo. 

A responsabilidade por expedir as carteiras de identidade em Goiás, assim como nos demais estados e Distrito Federal, é da Secretaria de Segurança Pública. 

Em Goiás há até um instituto para tal fim. 

Mal das pernas, o estado não consegue oferecer o serviço fora dos grandes centros, como Goiânia e Anápolis.

Já que o estado não cumpria a sua obrigação e para evitar o deslocamento do cidadão para grandes distâncias e com maior custo para quem já não dispõe de recursos, em governos passados, a prefeitura de Campos Belos resolveu ceder um servidor à delegacia de Campos Belos exclusivamente para trabalhar na área de expedição das identidades.

O serviço essencial era prestado para moradores da região, em Goiás e Tocantins. 

Assim, perdurou-se por anos. 

Recentemente, a servidora que prestava serviço à delegacia entrou em licença. A prefeitura não mandou um substituto e tão pouco a delegacia designou servidor próprio para o serviço. 

Desde então, Campos Belos não expede mais identidade. 

"Falta de vergonha, viu. Tive que viajar com meu filho sem a dele, pois não conseguia retirar. Isso porque tinha quase dois meses esperando.

Lamentável ação do senhor prefeito", postou uma cidadã numa rede social. 

O delegado, hoje em entrevista ao programa de rádio Cidade em Foco,  falou do problema e disse que tem poucos servidores (principalmente com a aposentadoria de 8 deles) e que não iria desviar agentes da função de segurança pública para o serviço de expedição de identidade. 

Por outro lado, a prefeitura faz jogo duro, diz que não tem obrigação de ceder servidores para um serviço do estado, principalmente em épocas de falta de gente e de verba pública. 

No meio dessa quebra de braço, o cidadão pagador de impostos, chefe de toda essa turma aí, que insiste em manter essa quebra de braço. 

Alguém avisa aí a ambos que os dois cargos são "políticos" (de confiança da sociedade), e que a arte da política está em negociar. "Política é uma arte de negociação para compatibilizar interesses”.

E o interesse aqui é o interesse público, apenas isso. 

18 comentários:

  1. "Alguém avisa aí a ambos que os dois cargos são políticos". De onde tirou que cargo de delegado é politico? Vai estudar e passar no concurso não pra ver. Delegacia nao tem agentes nem mesmo para a investigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Autarquia, não observou as aspas no nome políticos?

      Alguém avisa aí a ambos que os dois cargos são "políticos" (de confiança da sociedade).

      E ainda está entre parenteses a justificativa? Creio estar faltando interpretação de texto no seu argumento XD, fica a dica valeu.

      Excluir
  2. Os dois estão certos o delegado não pode colocar servidor em desvio de função o prefeito também não. Com a palavra o Instituto de identificação de Goiás.

    ResponderExcluir
  3. QUERO DIZER PARA QUEM ESCREVEU AI, QUE A ARTE DA POLITICA É SERVI, FAZER E AGIR EM BENEFICIO DO CIDADÃO, e não é negociação, TODOS SÃO SERVIDORES PÚBLICOS, ISSO SIM, E AS ATRIBUIÇÕES DIFERENTE, MAS, SEMPRE COM OBJETIVO DE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DO CIDADÃO QUE OS PROCURA.

    ResponderExcluir
  4. Devido a operação realizada na prefeitura...fiquei sabendo que o nosso prefeito cortou a faxineira que trabalhava no IML e Delegacia e cortou o almoço daqueles servidores e dizem que ele tenta a todo custo por meio de política retirar o Delegado da cidade.Sr Prefeito honre os votos que o elegeram, quem perde com isso é o povo. Sr. Prefeito, respeite o povo!

    ResponderExcluir
  5. Políticos lutam por seus próprios interesses, a obrigação era lutar pela necessidade da população esse é o Brasil

    ResponderExcluir
  6. Enquanto isso quem sofre é os menos favorecidos que não tem condições de se dirigir a outra cidade para adquirir o documento. Outra coisa conversa fiada desse prefeito funcionário tem de sobra tem gente aí que não faz quase nada a parentaida dele nem nessecidade tem de emprego de prefeitura se enxerga prefeito nos estamos observando tudo viu.

    ResponderExcluir
  7. Apesar da notória incapacidade dos gestores do município, aliada à vaidade, hemos de convir que este serviço deve ser prestado pelo Estado de Goiás. Por falar em incapacidade, será que não tem como o MP ou algum cidadão verificar o processo de contratação desses veículos prestadores de serviços e outras compras e contratações. ...Se investigar bem, acha.

    ResponderExcluir
  8. Faltou vc colocar que a prefeitura tirou a servidora da limpeza da delegacia após a Polícia Civil cumprir mandado de busca e apreensão na Prefeitura. Enquanto um trabalha, o outro faz Politica

    ResponderExcluir
  9. PREFEITO EDUARDO TERRA, SABES QUANTOS JOVENS VÃO DEIXAR DE PRESTAR O EXAME DO ENEN POR NÃO TEREM
    O DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO, POR TUA CULPA, TRESLOUCADO

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente a política de Campos Belos está um descaso. As vezes não é culpa nem do prefeito, mas dessa "corja" que está tomando de conta da prefeitura. Esses secretários estão levando nossa cidade a ruína, como disseram em um comentário anterior os secretários estão tratando os servidores cm no regime militar. "Ditadores", essa palavra define perfeitamente a forma de como estão agindo. Sobrecarregando funcionários, "enxugando" na linguagem deles a folha de pagamento, mas diminuir pelo menos 20% do salário deles não querem. Graças a Deus que assim como está escrito na C.F. "todo poder emana do povo", sendo assim que a população não feche os olhos para o que está acontecendo, e saiba usar essa arma infalível que é o voto é assim tentar um gestor com mais capacidade. Gostaria que todos pudessem ter acesso a esse tipo de notícia, Pq infelizmente acabamos por nos tornar analfabetos políticos por não estar sempre em contato com as coisas que são realmente importantes. Numa situação dessa mesmo o maior prejudicado é o povo! #falta2anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, como não é culpa do prefeito? Se é ele quem nomeia e "manda" na "corja".

      Excluir
  11. A HISTORIA DE FICÇÃO DE DIAS GOMES DOS ANOS 70/80 REDE GLOBO
    "O BEM AMADO" VIROU REALIDADE EM CAMPOS BELOS TORNANDO-SE A VERDADEIRA SUCUPIRA COM TODOS OS PERSONAGENS TIPO : ODORICO NO PAPEL DE DUDO,
    SEU DIRCEU BORBOLETA NO PAPEL DO COCA, AS CAJAZEIRAS QUE SÃO MUITAS ETC ETAL E POUCOS NEZINHO DO JUMENTO, A BANDA DE MUSICA, SÓ O CEMITÉRIO DE SUCUPIRA ERA BEM CUIDADO, É SÓ CONFERIR NO YOU TUBE O BEM AMADO, CONFIRA VEJA
    COMO É TRISTE DUDU MENINO DA BOTA NÃO ERA NASCIDO MAS REENCARNOU O CORONEL ODORICO, QUE DEUS NOS PROTEJA E POSAMOS SER IDENTIFICADOS
    PARA SERMOS SEPULTADOS COM DIGNIDADE, NO BEM BOM.

    ResponderExcluir
  12. É imprecionante como o delegado está usando esse fato pra jogar a população contra o prefeito, sabemos que essa responsabilidade é do estado, esse delegado tem algo pessoal contra eduardo e é bem pessoal mesmo, desde antes de o mesmo ser prefeito e daí fica fazendo de tudo pra dificultar a administração do cara, isso a população precisa entender. Abram o olho gente pois isso é pessoal só pesquisem mais um pouquinho e entenderam.

    ResponderExcluir
  13. O estado de Goiás e um dos mais produtivos do Brasil nao deveria deixar seu povo passar por isso. No mais, existe um cargo específico para o trabalho de identificavao civil chamado de papiloscopista. A SSP GO deveria lotar esse servidor em Campos Belos!

    ResponderExcluir
  14. Agora teremos eleições e vão aparecer vários candidatos que vão prometera resolução destes problemas ,vão prometer a conclusão da obra que trará água do mosquito e muito mais,não se iludam isso são promessas falsas ejá prometidas anteriormente,nunca cumpridas,nós cidadões temos que dar um basta nisso,não votando nos falsos profetas(lixo politico).

    ResponderExcluir
  15. ESTE EDIJALDO É O MESMO QUE SE ENCONTRA COM A CASA PENHORADA PELA JUSTIÇA POR RECEBER DE FORMA ILEGAL MAIS DE 7 MIL REAIS POR MÊS COM EMPRESA NO NOME DA ESPOSA QUE É IRMÃ DO EX PREFEITO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.. é essa Ratazana mesmo...

      Excluir