Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Nove municípios participaram da microrregional de Alto Paraíso de Goiás



Por Roberto Nabofarzan,

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Esporte e Lazer, com o apoio das prefeituras, realizou entre os dias 4 e 6 de maio, as primeiras microrregionais dos Jogos Abertos de Goiás 2018 nas cidades de Alvorada do Norte e Alto Paraíso de Goiás.

O governador do Estado, José Eliton, foi representado pelo superintendente Executivo de Esporte e Lazer da Seduce, Telio Rodrigues, que acompanhou a microrregional em Alvorada do Norte representando também o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves.

O evento teve a participação de cerca de 500 atletas, de 34 equipes, inscritas em quatro modalidades esportivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As competições envolveram equipes de 11 municípios: 

Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Posse, Simolândia, Sítio D’Abadia e Posse.Já a microrregional de Alto Paraíso de Goiás teve o acompanhamento do superintendente de Esporte e Lazer da Seduce, Hamilton Jaime da Silva, que falou da importância dos Jogos Abertos. 

“A retomada dos Jogos Abertos foi incentivadora, de grande valia aos nossos jovens, e já percebemos o aumento do envolvimento dos atletas, pois no ano passado tivemos 18 equipes aqui e esse ano foram 33”, destacou Hamilton.

Em Alto Paraíso participaram 450 atletas, de 33 equipes, de nove municípios: Alto Paraíso, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre, Planaltina de Goiás, Formosa, Cavalcante, São João da Aliança, Teresina de Goiás. 

As modalidades disputadas foram: futsal, basquete, handebol e vôlei.

Classificaram-se para a Etapa Regional que acontecerá em Posse nos dias 22 a 24 de junho as seguintes equipes:

Basquete Feminino – Planaltina de Goiás

Basquete Masculino – Planaltina de Goiás e Alto Paraíso de Goiás

Futsal Feminino – Campos Belos e Formosa       

Futsal Masculino – Colinas do Sul e Formosa.

Vôlei Feminino – Planaltina de Goiás e Alto Paraíso de Goiás

Vôlei Masculino – Planaltina de Goiás e Alto Paraíso de Goiás

Handebol Feminino – Campos Belos e Colinas do Sul

Handebol Masculino – Planaltina de Goiás e Campos Belos

Após uma bela e emocionante execução do hino nacional brasileiro, feito no acordeon, pelo maestro Celiomar Vidal, o superintendente de Esporte e Lazer da Seduce, Hamilton Jaime da Silva, destacou o apoio dado ao evento pela prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, através da superintendência de Esportes e Lazer do município, aproveitando com muito dinamismo a oportunidade de sediar um dos eventos esportivos mais importantes do estado de Goiás, capitaneado pela Seduce com recursos do governo do estado de Goiás.

O vice-presidente da Câmara de vereadores, vereador Tito, representando o presidente Pastor Marlony Bernardes, e todos os seus pares, deu boas-vindas aos atletas de outros municípios, ao mesmo tempo em que ressaltou a importância do trabalho da secretaria de esportes nas cidades do interior.

Superintendente de Esporte e Lazer de Alto Paraíso de Goiás, Vitor Tarallo apontou o desafio de realizar um evento do porte dos Jogos Abertos de Goiás, mas se disse satisfeito ao presenciar a disciplina das delegações participantes e o envolvimento da comunidade no apoio as equipes.

O prefeito Martinho Mendes agradeceu ao governo do estado por colocar Alto Paraíso de Goiás em evidencia no meio esportivo goiano ao levar para o município uma etapa dos Jogos Abertos. 

“É uma excelente forma de integrar os jovens de toda nossa região, incentivando-os em diversas modalidades esportivas e lhes dando oportunidade de mostrarem seus talentos. Apoiamos essa iniciativa e esperamos estar presentes também nas competições dos anos vindouros.”, discursou Martinho Mendes.

Também prestigiaram o evento a superintendente da SED, Jacqueline Vieira, a primeira-dama e secretária da Rede de Proteção Social, Maiuza Leite, os vereadores Serginho e Claudiomar, o comandante da 14ª CIPM, Capitão Josué Cardoso, secretários municipais e autoridades de municípios vizinhos.

Os Jogos Abertos são um estímulo aos atletas e paratletas de todas as idades. O evento envolve os 246 municípios em etapas intermunicipais, regionais e, depois, estadual. A expectativa da Seduce é de que, neste ano, em sua 16ª edição, os Jogos Abertos, tenham a participação de representantes de 150 municípios nas competições.

Estarão em disputa 13 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e nove individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação, ginástica artística e xadrez).

Os Jogos Abertos 2018 serão realizados, de maio a setembro, e contarão com 19 cidades-sede. A competição, que ocorre em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.

Disputa

Os Jogos Abertos de Goiás serão realizados em três fases: a Microrregional, ou etapa classificatória; a Regional, que abrange os classificados; e a Estadual, que é a grande final.

Serão disputadas 12 Microrregionais em todo o Estado. A final do campeonato está prevista para os dias 30 de agosto a 2 de setembro, no município de Morrinhos. 

Os três melhores atletas ou equipes de cada esporte e categoria serão premiados com troféus e medalhas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário