Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Campos Belos: Colégio Polivalente, um dos mais importantes da região, completa 40 anos


Por Jefferson Victor, 


O Colégio Estadual Polivalente Professora Antusa foi inaugurado aos 20 dias do mês de abril de 1978. Porém, em homenagem ao seu primeiro diretor, o Padre Magalhães Cavalcante, que nasceu no dia 15 de março, simbolicamente passou a ser esta a data de comemoração do aniversário da escola.

O prédio foi construído na gestão do Governador Irapuan Costa Junior, e do prefeito Domingos Antônio Cardoso.

Pela Lei 8.434 de 20 de abril de 1978, foi denominada Escola Integrada de 1º e 2º grau. Em 1979, intitulou-se Colégio Estadual Polivalente Professora Antusa, em homenagem a professora Antusa Antônio Cardoso.

O Colégio Polivalente foi o primeiro estabelecimento a ministrar o Ensino Médio nesta cidade.

A instituição de ensino é mantida financeiramente por recurso do PDDE, FNDE, PNAE, PROESCOLA e FORMENTO MEC recebidos pelo Governo Federal e Estadual, sendo administrado pelo Conselho Escolar Professor Pedro da Silva Oliveira.

O prédio possui uma área total de 6 mil m², seu acervo bibliográfico possui aproximadamente 3.500 livros e conta com 172 alunos matriculados.

No ano de 2016 a unidade aderiu a modalidade Ensino Médio em Tempo Integral, e a partir de 2017 ficou conhecido como Centro de Ensino em Período Integral Polivalente Professora Antusa (CEPI), segundo a lei 18.167 de 25 de setembro de 2013.

O Colégio Polivalente é composto por um quadro de funcionários efetivos e contratados com dedicação exclusiva no turno diurno, tempo integral para atender satisfatoriamente toda demanda no âmbito escolar, e conta com uma equipe de profissionais habilitados e qualificados.

Por ser um Centro de Ensino em Período Integral tem por objetivo maior eficiência administrativa e educacional, com produção de impactos positivos na qualidade do ensino, aplicando modelo pedagógico específico, com vista à obtenção de maior eficiência educacional mediante expansão de tempo e permanência dos alunos e professores nesta instituição.

Atualmente a escola possui a nota 5,1 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), numa escala que vai de 0,0 a 10,0. 


Índice calculado, também, por avaliação externa do 9º ano do Ensino Fundamental.

Amanda Martins Ribeiro é a atual diretora, e junto com toda a equipe de coordenadores e professores, vem fazendo um trabalho diferenciado, mantendo o título de mais importante Instituição de Ensino em toda região.


Comentário deste blogueiro 

Tenho um carinho enorme e especial pelo Colégio Polivalente, onde estudei por  10 anos da minha vida - todo o ensino fundamental e médio. 

Em realidade, sou apaixonado por ele. 

Foi lá que forjei meus sonhos de vida e desenhei aquilo que escolhi como sina.

Quantas centenas vidas e sonhos lá foram emoldurados ? 

Nosso velho "Poli" merece mais respeito e investimento. 

Parabéns, ao quadro de professores, servidores e também aos alunos. Cuidem e usufruam do nosso "Poli". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário