Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Estudante da UFT, em Arraias (TO), cria aplicativo que pode ajudar no aprendizado de matemática




O concluinte do curso de Matemática do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Arraias, Denilson Araújo Campos, apresentou em sua defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC) um aplicativo (app) para o sistema Android (usado em celulares smartphones).

O objetivo é auxiliar os alunos do nono (9º) ano do Ensino Fundamental em utilizar as fórmulas do Teorema de Pitágoras, fórmula de Bháskara e cálculo de algumas áreas de figuras planas.

O app, que leva o nome de “Simplificando”, teve o projeto orientado pela professora Maria Emília da Silva. 

De acordo com a orientadora, o “Simplificando” auxilia o aluno na resolução de exercícios com os conteúdos citados, nos quais são exibidos passo a passo. 

Devido a existência de professores ainda leigos na área da tecnologia, esse aplicativo foi desenvolvido de maneira clara e intuitiva, tornando-se fácil para o manuseio tanto do professor como do aluno.

Para desenvolver o aplicativo foram utilizados softwares como o Windows 10, Atom 1.20.1, Ionic 3 e o dispositivo de teste, o próprio celular. 

O aplicativo está disponível área de aplicativos da Google e pode ser baixado para smartphones com Android. 

Denilson diz que vai continuar a desenvolver seu app, agregando mais fórmulas e gráficos, como uma forma de incentivo aos professores do Ensino Fundamental para que possam trabalhar também com a tecnologia disponível para celulares.

Fonte: UFT

2 comentários:

  1. Parabéns a este jovem pesquisador e sua orientadora. Das faculdades públicas, que o desgoverno golpista quer acabar, com o sufoco financeiro, sai toda pesquisa e geração de conhecimento tecnológico do país. Os golpistas querem abrir caminho para o ensino privado, que não tem pesquisa nem gera nenhum conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estudo tecnologias no ensino privado e não tenho nada do que reclamar.
      O governo pro outro lado tira do meu bolso para fazer estudantes de classe média alta e classe alta estudarem nas universidade publicas por que tem condições melhores para se prepararem para o ENEM. Além disso, vale transporte garantido. Você deve ta de sacanagem, né?

      Excluir