Banner 1

Banner 1

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Conheça Teresina de Goiás, o mais novo destino da Chapada dos Veadeiros



Por Júlia Marreto,

Teresina de Goiás está localizada na região nordeste do estado de Goiás. Com quase três mil habitantes, este município foi iniciativa de três homens e duas mulheres: Delfino Szeerquins, José da Costa, Joaquim de Souza Fagundes, Joaquina Nunes Bandeira e Antônia Francisca Lopes. 

Em 1960, o grupo decidiu criar um loteamento no entorno de Cavalcante com Campos Belos, na antiga GO-012.

As terras pertenciam à esposa de Joaquim de Souza, o primeiro a se estabelecer no local. Assim, iniciou-se uma vila que, por um tempo pertenceu ao município de Cavalcante. 

Assim, em 1968, conquistou a condição de distrito de Cavalcante.

Por conta de seu rápido crescimento, o distrito foi emancipado 20 anos depois e, em 1989, ganhou sua primeira eleição. 

Cortado pela GO-118 e GO-241 [que dá acesso a Cavalcante], o município é o mais novo da Chapada dos Veadeiros. Motivo pelo qual sua infraestrutura turística ainda não é grande.

Outro importante nome para Teresina de Goiás é Jorjari Berto da Costa Ferreira, filho de Osório Costa Ferreira. 

Os primeiros a chegarem ao território, vindos de Nova Roma - GO, uma cidade vizinha. Ao chegarem, armaram uma barraca embaixo de um pé de pequi e começaram a cultivar terras por ali.

Teresina de Goiás é muito conhecida por sua história e cultura. Além disso, abriga comunidades Kalunga e seus atrativos turísticos são de tirar o fôlego. São 17 cachoeiras à disposição dos turistas. 

Também é considerada a capital do Caju [a fruta] em Goiás.

Alguns dos principais atrativos são: Cachoeira Poço Encantado; Fazenda Touro Bravo; Cachoeira TUM; Recanto das Araras; Cachoeira Cascata; Complexo de Cachoeiras Custa ME VÊ e Quenions; Museu da Tia Lió, Quilombo Kalunga Ema; Funil do Rio Paranã, comunidade Kalunga Diadema; Cachoeirão do Nicanor.

Além das diversas festas e eventos que acontecem ao longo do ano, como: Folia de Santos Reis (janeiro); Festa de São Lázaro (fevereiro); Reza de São José (março); Folia do Divino Pai Eterno (junho); Festa de São João Batista (junho); Romaria de Nossa Senhora da Abadia (agosto); Folia de Santa Teresinha (setembro); Festa Nossa Senhora do Livramento (outubro); Festa do Caju (novembro); Festa de Santa Luzia (dezembro).

Fonte: Curta Mais 






Nenhum comentário:

Postar um comentário