Banner 1

Banner 1

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Campanha de Vacinação contra H1N1 será aberta em Trindade nesta 6ª-feira. Campos Belos recebe na próxima quinta


Nesta sexta-feira, dia 13, às 8 horas, o governador José Eliton abre oficialmente a Campanha de Vacinação contra Influenza A em Goiás. 


A campanha teve antecipação solicitada ao Ministério da Saúde pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO), assim que foi identificado um surto de Influenza por H1N1 no mês de março, na Vila São Cotollengo, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.

Acompanhado pelo secretário da Saúde, Leonardo Vilela, José Eliton vai à cidade de Trindade para a abertura da campanha na UBS Santuário Novo, na Rua Padre João Cardoso no Setor Cristina 2, bem próximo à região central. 

“Agimos rápido e sensibilizamos o Ministério da Saúde para que antecipasse o envio das doses para Goiás. Dessa forma as vacinas já estão acessíveis a todos os municípios”, diz o governador.

A vacina que chegou a Goiás, numa primeira remessa de 648 mil doses, na quarta-feira (11), à tarde, foi distribuída em tempo hábil pela SES-GO a todos os municípios goianos, numa logística que já vinha sendo preparada. 

Em reunião do Comitê de Enfrentamento à Influenza, instituído pela SES-GO, realizada no dia 09 na sede da SES-GO, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, prometeu que mais 300 mil doses chegam na próxima terça-feira, dia 17. A previsão é vacinar um total de 1.593.242 pessoas.

“Essas doses são suficientes para vacinarmos os grupos prioritários definidos para a imunização do dia 13 de abril até o dia 20 de maio, que são os trabalhadores da saúde, os idosos e pacientes com doenças crônicas. 

Depois será a vez de crianças, gestantes, mães de resguardo, professores, e população privada de liberdade, além dos indígenas, conforme as datas estabelecidas. São esses que serão atendidos nos postos de saúde definidos por cada um dos municípios”, afirma o secretário Leonardo Vilela.

Vacina para quem precisa
O surto de H1N1 deixou o Estado em alerta para epidemia e, segundo o último boletim epidemiológico, são 63 casos com oito óbitos confirmados e exatamente, de pessoas desses grupos de risco. Confira as datas de vacinação e ainda os requisitos para se vacinar.

– 13/04 a 20/5 – idosos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas

– 23/04 a 27/04 – gestantes, mães em resguardo do pós-parto e crianças de 6 meses a 5 anos

– 30/04 a 11/05 – professores

– 12/05 – Todos os grupos prioritários

– 14/05 a 01/06 – Todos os grupos prioritários

– 13/04 a 01/06 – Indígenas

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: agendamento feito pelo município.

“Cada município definiu onde serão suas salas de vacinas. 

A fila deve ser respeitada, pois os dados mostram que mais de 90% das pessoas que contraíram H1N1 se recuperaram, mas os que foram a óbito foram pessoas mais suscetíveis: idosos, pacientes crônicos e profissionais de saúde, ou seja, o público prioritário para a vacinação”, esclarece o secretário Leonardo Vilela.

Em Trindade, a secretaria municipal de saúde, colocou como pontos estratégicos, quatro unidades básicas de saúde como referência para a vacinação contra influenza. 

O objetivo é otimizar as doses, agilizar a reposição e evitar filas. As unidades trabalharão com senhas para melhor comodidade do cidadão trindadense.

Distribuição

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) concluiu nessa quinta-feira (12) a distribuição da primeira remessa de vacinas às 18 Regionais de Saúde do Estado para a realização da Campanha de Vacinação contra a Influenza. 

Ao todo foram encaminhadas 648 mil doses, o que corresponde a 37% do total de 1.752.600 doses destinadas à imunização dos grupos prioritários. 

As vacinas foram entregues aos representantes das regionais na sede da Rede de Frio da SES-GO, no Bairro Santo Antônio. Os municípios já podem pegar as doses destinadas à sua população, em uma das 18 Regionais de Saúde às quais são jurisdicionados.

As vacinas chegaram a Goiás na quarta-feira, 11 de abril, e de imediato os técnicos da Gerência de Imunização e Rede de Frio iniciaram a distribuição do produto. 

Ainda na quarta-feira, foram enviadas 411 mil doses da vacina H1N1 para os seguintes municípios e Regionais de Saúde: Goiânia, 191 mil doses; Aparecida de Goiânia, 56 mil; Regional Central de Saúde, 49 mil e Regional Centro- Sul, 46 mil. 

As Regionais Central e Centro-Sul incluem os municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia ou são vizinhos à Capital. Ainda na quarta-feira também foram encaminhadas as vacinas para as Regionais Pireneus, 39 mil; Sul, 20 mil; Oeste I, 10 mil.

Neste quinta-feira foram distribuídas vacinas para as Regionais de Saúde Entorno Sul, com sede em Luziânia, Entorno Norte (Formosa), Nordeste 2 (Posse), Nordeste 1 (Campos Belos) Norte (Porangatu);

Serra da Mesa (Uruaçu), Sudoeste 1 (Rio Verde), Sudoeste 2 (Jataí), São Patrício 1 (Ceres), São Patrício 2 (Goianésia), Pirineus (Anápolis), Rio Vermelho (Cidade de Goiás), Oeste 1 (Iporá), Oeste 2 (São Luís de Montes Belos), Sul (Itumbiara) e Estrada de Ferro (Catalão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário