Banner 1

Banner 1

segunda-feira, 12 de março de 2018

Depredação ameaça beleza do Parque Terra Ronca, em São Domingos





Ignorando o valor histórico, cultural e ambiental do Parque Estadual de Terra Ronca, localizado nos municípios de São Domingos e Guarani, região nordeste do estado de Goiás, vândalos têm ameaçado os espaços, principalmente as grutas e cavernas. 

O local abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul.

Existe na área feições como cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola, bem como espécies do cerrado ameaçadas de extinção.

O Parque Terra Ronca possui belezas cênicas como cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo.

Mas nada dessa riqueza é capaz de conscientizar alguns visitantes, que picham as paredes da caverna, inclusive sobre antigas pinturas, deixam muito lixo, e dejetos humanos.

Um terror sem precedentes.

Até cachorro tem sido levado às visitações. Para a polícia e Ministério Público, é fácil investigar, pois muitos dos vândalos deixam seus nomes marcados nas paredes das cavernas. 

Falta vontade política e compromisso público. 

Com informações de Antônio Carlos 

Um comentário:

  1. Caro Dinomar,

    Estou em Terra Ronca há mais de vinte anos. Turista eu fui,ainda no início. Um pouco depois o lugar, seu povo e sua história me impressionaram, como surpreende a qualquer um. Terra Ronca é o maior complexo de espeleológico da América Latina.Também, já no início, desde as primeiras fotos, quis fazer o livro. Uma das razões, objetivos do meu livro - O Mundo Subterrâneo de Terra Ronca - era defender, preservar o lugar. Não só pela beleza cênica, o que já seria suficiente, mas pelos testemunhos de paleontologia, paleoclima, arqueologia que o lugar guarda. Em Terra Ronca tem-se testemunhos de rochas que contam a história do planeta. Com isso, estudos conduzidos pela Universidade de São Paulo-USP, a partir de registros nas rochas das cavernas, está sendo previsto como será o clima na América do Sul a 10 mil anos pra frente. Quer dizer, Terra Ronca é importante para ajudar a preservar a espécie humana e seu futuro.

    Destruir ou depredar as cavernas, sua fauna subterrâneos é destruir a nós mesmos, o futuro. Espero que os responsáveis sejam exemplarmente punidos. Como pena, sugiro que sejam obrigados, quem sabe, a comprar exemplares do meu livro para serem doados para as bibliotecas das escolas da região... É preciso começar pela educação, o entendimento das meninos e meninas desde cedo. São eles que podem preservar Terra Ronca. Assim que tem que ser. Acho.

    Abraços,

    José Humberto M. de Paula.

    PS: Parabéns pelo seu blog e o seu trabalho em defesa de Goiás.

    ResponderExcluir