domingo, 18 de fevereiro de 2018

Educação mobiliza unidades escolares para Semana do Grêmio Estudantil no sudeste do Tocantins



A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes desenvolve, nas 515 unidades estaduais, a mobilização da comunidade escolar para o fortalecimento de grêmios estudantis. 

A ação objetiva fortalecer a gestão democrática, por meio da reestruturação, da organização, da formação e do apoio aos grêmios.

Servidores das Diretorias Regionais de Educação (DREs) realizarão ações e atividades nas escolas para orientações e apoio das equipes escolares aos grêmios estudantis.

Os alunos serão orientados pelas equipes técnicas para reestruturação e implantação do grêmio estudantil, além de acompanhar e participar das propostas que serão elaboradas pelo grupo para o desenvolvimento das atividades no decorrer do ano letivo.

Teônia Cássia de Moura Medeiros, diretora Regional de Colinas, destacou que "a mobilização assegura, aos estudantes, o direito da representar e defender os interesses coletivos e individuais da comunidade discente. 

O Grêmio Estudantil é fundamental para o processo da construção de sujeitos ativos e responsáveis na comunidade escolar em que estão inseridos. É o aprender a exercer a cidadania”, disse.

Na quinta-feira, 15, a DRE de Colinas do Tocantins promoveu um debate com estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Castelo Branco e da Escola Presbiteriana de Colinas para envolver os alunos na implementação do Grêmio Estudantil e do Clube de Protagonismo.

Segundo Eva Silvestre Araújo, aluna do CEM Castelo Branco, este debate leva a uma reflexão sobre a importância do envolvimento dos alunos no processo de desenvolvimento da escola. “Foi um momento para compreendermos o que é um grêmio estudantil, sua atuação, deveres e direitos”. 

Conforme Zenacy Zenaide de Noronha, supervisora Educacional, que coordenará as atividades nas 19 escolas da Regional no período de 19 a a23 de fevereiro, esse momento é de grande valia para entender o funcionamento e a estrutura do grêmio estudantil. 

“Apresentaremos, para os alunos, as leis que fundamentam o grêmio, sua estrutura e atribuições de cada representante. Também realizaremos uma simulação do processo eleitoral do grêmio estudantil”, concluiu.

Arraias

Em Arraias, sudeste do Estado, o trabalho de mobilização e conscientização sobre a importância do grêmio, também ocorre entre os dias 19 e 23 de fevereiro. 

Técnicos visitarão todas as escolas jurisdicionadas à Regional. As visitas ocorrerão em Paranã, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira e Aurora.

Com uma programação diferenciada, a equipe desenvolverá ações de incentivo e conscientização dos estudantes para o Protagonismo Juvenil. 

O cronograma conta com Seminário sobre o Protagonismo Juvenil; Oficinas de produção de tapetes com camisetas usadas, confecção de puffs e luminárias utilizando materiais recicláveis, apresentação de peças teatrais e danças, musical, reuniões, palestras, campanhas de incentivo e inscrição dos candidatos ao Grêmio, apresentação cultural, Café literário com o tema Viagem ao Mundo da Leitura e torneio de Futsal.



Thaís Souza/Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário