Banner 1

Banner 1

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Comunidade quilombola da Vazante é representada em Goiânia, na 4ª Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

 


Ocorreu nos últimos dias 08 e 09 de dezembro de 2017, no Biss UnB Hotel, em Goiânia, a 4ª Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A Conferência contou com a participação de 263 delegados e suplentes, de 59 cidades goianas e diversas autoridades. 

O Presidente da associação Quilombola da Vazante (AQV),  Ursulino Gomes da Cunha Neto, esteve presente na Conepir, que tinha como principal pauta, debater políticas públicas voltadas às comunidades afrodescendentes e tradicionais do Estado de Goiás, e eleger os delegados estaduais para a conferência nacional, agendada para maio de 2018, em Brasília.

O presidente da AQV destacou a importância em participar da conferência, diz muito otimista com os principais pontos que foram abordados na mesa, por se tratar de questões do direito ao reconhecimento dos afrodescendentes em igualdades de oportunidades, inclusão e a não-discriminação, prevenção e punição de violações de direitos humanos, empreendedorismo, emprego e renda, direitos sexuais e reprodutivos e a violência obstétrica, dentre outros. 

“Estou muito grato por estar representando a nossa comunidade Quilombola, na Conferência Estadual de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial. Foram discutidos 4 eixos: 

"Do reconhecimento dos afros-descendentes, da garantia de justiça, do desenvolvimento e da discriminação múltipla ou agravada". 

Como presidente da AQV e delegado dessa conferência estou muito otimista é me sinto orgulhoso por fazer parte dessa história e defender os direitos da minha comunidade”. "A luta é por uma causa justa para o bem-estar de todos principalmente dos mais necessitados".

No decorrer do ano de 2017, o Governo do Estado de Goiás realizou 14 conferências regionais de igualdade racial em todo o Estado de Goiás por meio da secretaria cidadã em parceria com os municípios, que serviram como preparatórias para as discussões da conferência estadual, que tem como objetivo levar essas propostas a Conferencia Nacional, agendada para maio de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário