Banner 1

Banner 1

sábado, 4 de novembro de 2017

Basquete de Alto Paraíso está na final dos Jogos Abertos de Goiás de 2017




Por Roberto Nabofarzan, de O Vetor

Jovem equipe, quase sem patrocínio, se classifica para a final da 15ª edição dos Jogos Abertos de Goiás de 2017, que acontecerá entre 14 e 17 de Dezembro, em Itumbiara – Goiás.Força de vontade, disposição, na raça. 

Assim pode ser definida a classificação da equipe de Basquete de Alto Paraíso de Goiás para a final da 15ª edição dos Jogos Abertos de Goiás de 2017.

Um grupo de jovens amigos que praticam o Basquete na nova quadra da Praça do Skate, no centro de Alto Paraíso, resolveu encarar o desafio de, mesmo sem patrocínio, participar da etapa goiana dos Jogos, que acontecem de 1º de setembro a 17 de dezembro, em 20 municípios goianos.

A força de vontade está no fato de a equipe ser formada por estudantes, profissionais liberais, autônomos, comerciantes, que vão treinar depois de exaustiva jornada de trabalho, os recursos saem praticamente todo dos bolsos dos atletas.

O jovem estudante e atendente de uma Loja de Açai, João Pedro Alves, 17 anos, que faz parte da equipe, é um apaixonado pelo Basquete e pelo Skate, mas infelizmente não pôde participar do jogo que classificou o time para a final “Nosso time está sendo montado dentro das nossas possibilidades. 

Essa classificação para as finais dos Jogos já é uma grande conquista, e com certeza nos ajudará a ter visibilidade junto a possíveis patrocinadores em nosso uniformes. 

Agora nossa meta é ganhar a decisão e partir para a etapa nacional”, diz entusiasmado o jovem atleta. 

Isso é disposição.Para chegar a final, na raça, a equipe de Alto Paraíso se classificou na etapa Microrregional, Na Cidade de Planaltina de Goiás, ao lado do time da casa, deixando para trás os times de Formosa e Campos Belos.

Já na etapa Regional, em Posse, superou as equipes de Alvorada, Simolândia e Planaltina – GO.

A grande final acontecerá entre os dias 14 e 17 de Dezembro, em Itumbiara, município goiano que fica na divisa com o estado de Minas Gerais.

O time que levou o nome do Basquete de Alto Paraíso para o topo do esporte amador em Goiás entrou em quadra com Fernando, Edson, Heitor, Elson, Cidó, William e Éder.

Até agora o único apoio recebido pela garotada foi para o transporte da equipe, dado pela prefeitura do município, através da gerência de esportes.

Diferentemente dos Jogos Escolares (educação básica), que aconteceu em agosto, e dos Jogos Universitários, realizados em outubro, os Jogos Abertos de Goiás são destinados a toda a população. 

A competição, em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.

No dia 08 de agosto, quando fez o lançamento dos Jogos Abertos de Goiás de 2017, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, frisou que incentivar o esporte é investir no desenvolvimento humano. 

“No mundo hoje, saber trabalhar em equipe, buscar metas e ser persistente são caminhos para o sucesso na vida e no mercado de trabalho, sem falar na saúde. 

O esporte tem todas as vantagens para a construção de um mundo melhor e mais saudável e é essencial em qualquer etapa da vida. Essa competição é mais um exemplo de instrumento de união, que o Governo de Goiás investe”, disse a secretária.

Durante solenidade, Raquel Teixeira destacou que é necessário que o Brasil profissionalize todas as práticas esportivas. “O futebol no mundo representa 1,2% do PIB mundial. Desse valor, 0,2% que cabe ao Brasil. 

Se a gente lembrar que nós somos o País que mais exporta jogador de futebol, isso significa que não estamos sabendo nem profissionalizar o nosso futebol. 

14% dos jogadores no mundo são brasileiros. Então, os jogos realizados em Goiás têm também o objetivo de chamar a atenção para a profissionalização do esporte, criando condições para que nossos atletas se revelem ao mundo”, ressaltou.

Fonte> O Vetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário