Banner 1

Banner 1

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Imagem do dia: a triste e catastrófica morte do Rio Montes Claros



As imagens são chocantes e de extrema tristeza, principalmente para quem foi criado à beira do Rio Montes Claros, um dos principais cursos de água do município de Campos Belos. 

Há 20 anos, se qualquer pessoa saísse com a maluca história de que o rio pudesse secar por inteiro, seria preso, tamanho o disparate e a arrogância. 

Rio caudaloso, cheio de peixes - traíras, mandins, papa-terras, piranhas, cascudos, piabas - e mais, capivaras, sucuris e uma imensidão de biodiversidade. 

Quando criança, ao ouvir os estampidos de bombas caseiras, quase no fundo do quintal da minha avó, sentia, ainda menino, a tacanha maldade humana. 

Como poderia uma pessoa explodir bombas no rio, matando tudo, inclusive alevinos? 

Mas jamais passaria por qualquer cabeça ver e ser testemunha dessas tristes imagens, feitas na tarde de hoje por Genário Costa, um conterrâneo que conhece bem o rio e tanto brincou, pescou e curtiu os felizes dias à beira do Montes Claros. 

As imagens foram feitas quase no entroncamento com o Rio Bezerra, outro que morre a cada dia. 

A seca do rio Montes Claros não é por apenas falta de chuva.

É por muito mais que isso. É uma verdade doida, mas o crime tem cara e carteira de identidade.     

A pergunta é: o que nós poderemos fazer? o que você poderá fazer?  o que o governo pode fazer? 




4 comentários:

  1. o problema é causado pelas próprias pessoas que moram as margens do rio e necessita dele,desmatam até a beira do rio para fazerem pastos,o que podemos fazer é nós educar e preservar a natureza ou morremos junto com ela!

    ResponderExcluir
  2. Lamentável isso, e quando falta agua na rua as pessoas se desesperam nao sabendo que o homem mata a própria fonte de vida que tem. Hoje vi pessoas lavando calçadas, lavando veículos nas casas. Triste isso tamanha irresponsabilidade humana.

    ResponderExcluir
  3. Ele ja esta seco por completo, mais ou menos 6km abaixo da nascente também não corre mais água, meu pai e seus irmãos nascera, e foram criado as margens do Montes Claros, segundo eles, nunca viu o rio em tal situação, é de cortar o coração.

    ResponderExcluir
  4. A solução é reflorestar as matas ciliares e deixar que Deus e a natureza cure a ferida que o homem causou!

    ResponderExcluir