Banner 1

Banner 1

domingo, 29 de outubro de 2017

Chove na Chapada dos Veadeiros. Após tragédia, Perillo vai à cidade






Eles deram as caras. 

Sim, os políticos goianos, entre eles o governador Marconi Perillo, deram as caras na cidade de Alto Paraíso de Goiás, para ver os estragos. 

A aparição da comitiva de políticos coincidiu com a chuva e o fim do incêndio gigantesco que arrasou a Chapada dos Veadeiros por cerca de quinze dias.

Abaixo segue reportagem do jornalista Roberto Nabofarzan, sobre a aparição dos políticos no pós tragédia. 


Por Roberto Naborfazan,

O governador Marconi Perillo sobrevoou de helicóptero no sábado, 28, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para avaliar a extensão dos danos causados pelos focos de incêndio que atingem a reserva desde o último dia 08. 

Essa tragédia ambiental já queimou mais de 67 mil hectares de cerrado, o equivalente a 26% da área total da unidade de conservação, que ocupa 240 mil hectares nos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, São João D’Aliança e Nova Roma.

Acompanhado do governador do Distrito Federal,  Rodrigo Rollemberg, do secretário Vilmar Rocha (SECIMA)), deputado estadual Iso Moreira e do prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes, Marconi sobrevoou as áreas atingidas pelo fogo em Cavalcante e alto Paraíso, depois visitou a base das operações de combate ao fogo montada no aeródromo de Alto de Paraíso.

“A união dos governos de Goiás e do Distrito Federal, da prefeitura de Alto Paraíso, dos nossos Corpos de Bombeiros, dos empresários e da comunidade no apoio ao IBAMA, ao ICMBio e ao governo federal está vencendo o incêndio, um problema ambiental que afeta e preocupa muito a todos nós. 

Vamos nos unir também no trabalho preventivo, para evitarmos que novas tragédias como essa aconteçam”, afirmou Marconi Perillo.

Marconi e comitiva chegaram á Alto Paraíso por volta das 11 horas, poucos minutos antes da chegada da primeira chuva pós-incêndio na Chapada dos Veadeiros.“A boa notícia vem do céu, hoje, e da colaboração de todos desde o dia 08, quando começaram os incêndios. 

Apesar de o Parque ser de responsabilidade do governo federal, estamos acompanhando a situação desde o começo do fogo. Mesmo durante a missão comercial (à Espanha, entre os dias 20 e 24), me inteirei sempre sobre as ações. Todos colaboraram e isso fez toda a diferença”, disse o governador goiano.

Já o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, afirmou “Estamos unidos a Goiás e ao governador Marconi para acabar com o fogo neste paraíso natural que não é só nosso, é do mundo”.

Fernando Tatagiba , diretor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), que esteve a frente das equipes de combate durante toda a operação, afirmou que as equipes consideram os incêndios sob controle, com previsão de que em breve estejam extintos.

“Precisamos destacar que sofremos grande impacto ambiental dentro  do PNCV e por isso ele deve permanecer fechado por mais alguns dias, mas a Chapada dos Veadeiros tem dezenas de outros atrativos e belezas que podem e devem ser visitadas,” frisou Tatagiba.

Com a mesma convicção, Martinho Mendes, prefeito de Alto Paraíso, município onde o Parque Nacional foi mais afetado, ressaltou “Toda essa tragédia serve também como aprendizado, onde estamos criando uma sistemática para que isso não mais aconteça na Chapada dos Veadeiros. 

É muito importante destacar aos nossos turistas, aos visitantes, que a Chapada dos Veadeiros não é só o Parque Nacional. Temos muitos outros atrativos fora do Parque Nacional que estão abertos e a disposição dos visitantes. 

Não há necessidade de cancelamento de reservas e de adira suas visitas a Chapada dos Veadeiros, o único atrativo fechado é o Parque Nacional, mas que também será reaberto muito em breve, assim que todas as possibilidades de novos focos foram superadas, conforme nos disse o diretor do parque, Fernando Tatagiba”. 

Martinho Mendes apresentou ao governador projeto de prevenção a grandes incêndios a ser celebrado entre o município e o estado.

O deputado estadual Iso Moreira, representante da região nordeste na Assembléia Legislativa goiana, afirmou que vem acompanhando o andamento das operações e as ações do governo do estado desde o inicio dos incêndios, no dia 08 de outubro. 

Iso Moreira agendou audiência com o prefeito Martinho Mendes para a próxima semana, quando serão debatidas, entre outras ações, o fortalecimento da divulgação das potencialidades turísticas de Alto Paraíso e região, mostrando que a Chapada dos Veadeiros está mais viva e bela que nunca.

“O que aconteceu por aqui nesses dias é um exemplo de governança, de como devem atuar os poderes em favor do bem comum. Assim como a participação da sociedade civil é importante para garantir que um evento como esse seja contido o mais rápido e da melhor forma possível.” 

Disse Jacqueline Vieira, Superintendente de Meio ambiente e Recursos Hídricos da SECIMA e Coordenadora de implementação dos 17 DOS em Goiás.

Já a secretária de Turismo de Alto Paraíso, Andréia Lopes, destacou a união dos poderes e apontou alguns dos vários atrativos turísticos que estão abertos a visitação “Assim como a prefeitura de Alto Paraíso, o governo do estado, o governo federal e a sociedade civil se uniram no combate aos incêndios, convidamos nossos visitantes e turistas para virem ver de perto a força do renascimento do cerrado depois dessas primeiras chuvas. 

Precisamos estarmos juntos para ajudar a Chapada, e a presença dos turistas é uma grande força e ajuda. 

Entre vários outros locais abertos para visitação posso citar as Cataratas dos Couros, Loquinhas, Cachoeira dos Cristais, Almécegas, São Bento, Macaquinho, Clodovil, Vale da Lua, Raizama, Morada do Sol, Segredo, Encontro das Águas, Águas Termais, isso só em Alto Paraíso, ainda tem Poço Encantado em Teresina, e várias outras em Cavalcante, como a Cachoeira Santa Barbara, Candaru, complexo do Prata e tantas outras”.

Na reunião com os grupos de combate ao fogo, Marconi anunciou a assinatura de convênio entre e os governos de Goiás, do Distrito Federal e governo federal, através do ICMBio e do IBAMA, para planejar ações preventivas a incêndios.

Marconi Perillo reafirmou o que já havia sido dito pelo vice-governador José Eliton e pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Helbingen, que até o final do primeiro semestre do ano que vem será entregue a obra da unidade própria do Corpo de Bombeiros Militares em Alto Paraíso. Segundo ele, as obras já estão em fase final de licitação.

Acompanharam Marconi Perillo nessa visita a Chapada dos Veadeiros o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o secretário Vilmar Rocha , o deputado Iso Moreira, o Comandante Geral da Polícia Militar, Divino Alves e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Helbingen Junior.

**Com dados do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

FOTOS: Bernardo Silva (da assessoria de comunicação da prefeitura de Alto Paraíso de goiás)


2 comentários:

  1. Então é assim: depois que voluntários, brigadistas, bombeiros do DF, queimam os pés, e com a ajuda de São Pedro apagam o incêndio, aparecem esses aí, que são contra a expansão do parque. Governador mandou bombeiros de Goiás porque foi "obrigado" pela atriz Yasmin. Iso Moreira, Zé eltim...todos piadas prontas.

    ResponderExcluir
  2. Vagabundos...olha a hora que aparecem, o povo devia era ter colocado fogo neles, gente esse políticos tão brincando com o povo, achando que o povo é besta.Sai fora seus aproveitadores. Quem combateu o fogo todo mundo jA sabe seus urubus.

    ResponderExcluir