Banner 1

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

IF Goiano e UEG de Campos Belos/GO firmam parceria para Projetos de Iniciação Científica na área de agroecologia


No começo de agosto foram iniciados os projetos de iniciação científica aprovados pelo IF Goiano em parceira com A UEG. 

Com a parceria, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da UEG- Campus Campos Belos serão orientados pelos professores do IF Goiano em três projetos.

O primeiro projeto intitulado “Desempenho de plantas de cobertura para produção de fitomassa e acúmulo de nutrientes no município Campos Belos – GO”, proposto pelo professor do IF Goiano, Átila Reis, objetiva identificar espécies de plantas de cobertura com alto potencial de produção de fitomassa e acúmulo de nutrientes para utilização no município de Campos Belos - GO.

Adicionalmente, o projeto intitulado "Impactos de agrotóxicos sobre inimigos naturais: seletividade de inseticidas neonicotinóides à ácaros predadores de importância agrícola", proposto pelo professor do IF Goiano, Althiéris Saraiva, objetiva avaliar a toxicidade de dois inseticidas neonicotinóides, nomeadamente Tiametoxam e Imidacloprido, sobre ácaros predadores, em condições laboratoriais. 

Os dados obtidos a partir da referida pesquisa científica, certamente, serão informações ecotoxicológicos que contribuirão para a avaliação de risco ecológico de inseticidas neonicotinóides sobre organismos não-alvo, para além de alertar quanto o uso de agrotóxicos e seus impactos aos agroecossistemas.

E o terceiro projeto intitulado “Estabilidade e perdas de silagens de cana-de-açúcar inoculadas com extrato de goiaba e orégano”, proposto pelo professor do IF Goiano,  Marcos Rogerio, objetiva determinar os efeitos dos extratos de plantas e o tamanho de partícula sobre o padrão de fermentação, estabilidade aeróbica, fibra e cinética de hidratação da silagem em silagens de cana-de-açúcar, avaliados em silos laboratoriais.

Através da realização desta pesquisa espera-se desenvolver nos alunos do curso de Agroecologia (UEG – Campus Campos Belos -GO e Técnico em Agropecuária (IF Goiano– Campus Campos Belos – GO), as habilidades práticas, o senso de observação e a ordenação necessária aos trabalhos científicos, capacitando-os a utilizarem metodologias e instrumentais necessários para o desenvolvimento do estudo. 

Além disso, a realização de publicações na forma de resumos em eventos de iniciação científica e artigos científicos. Portanto, espera-se através do presente trabalho transferir tecnologias sejam elas científicas, técnicas e ambientais.

Fonte: UEG – Campos Belos

Nenhum comentário: