Banner 1

domingo, 6 de agosto de 2017

Comissão retoma discussões regionais por Arraias e Dianópolis (TO)


Passado o recesso parlamentar, as reuniões da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento, Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa (AL) serão retomadas pela região sudeste, a partir de quinta-feira, 10, quando Arraias será palco das discussões. No dia seguinte, sexta, 11, a Cenovo se reúne em Dianópolis.

Presidida pelo deputado estadual Paulo Mourão (PT) a comissão já percorreu Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Araguatins no primeiro semestre. 

A reunião em Arraias começa a partir das 15 horas, no campus universitário Professor Doutor Sérgio Jacintho, já em Dianópolis, às 14 horas, no Colégio João D´Abreu.

A Cenovo vem debatendo os rumos que o Tocantins precisa tomar nas áreas consideradas prioritárias de investimento: Educação, Saúde e Segurança Pública. Defensor do projeto, Mourão avalia que o tocantinense tem ficado à margem da discussão de um projeto de estado. 

“Vemos que o poder tem emanado dos grupos políticos e estes são controlados pelo sistema financeiro. Isto só se combate com o exercício da cidadania”, argumenta.

O deputado petista destaca a participação das universidades e instituições, por entender que é através da reunião de ideias e pensamentos que será possível construir plataformas de gestão e administração que consigam interferir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). 

“O Estado tem gerido muito mal os seus recursos. Gasta muito e gasta equivocado”, alerta.

Participações

As reuniões têm tido acompanhamento de diversos poderes, como o Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público. 

O procurador de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, disse concordar que o planejamento estratégico partindo da sociedade é a melhor alternativa para desenvolver o Estado. “Esta comissão tem o objetivo de chamar à ordem. É o planejamento para o futuro do Tocantins”, considera.

“Já é possível perceber o quanto a participação da sociedade contribui para o debate e percebemos o quanto essa sociedade clama para participar desse processo de construção do Estado que queremos viver”, observa o defensor público do Estado, Leonardo Oliveira. 

“Está na hora de ouvir a sociedade para saber que mudanças a população quer para o Tocantins, por isso estamos nessa caminhada em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, avalia o conselheiro do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade.

O trabalho da Cenovo tem recebido apoio e participação do presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS). 

“O que nos move é a busca de novos modelos de gestão administrativas eficientes que fortaleçam as nossas ações produtivas”, declarou ao destacar a importância da participação da sociedade, sindicatos, federações nessa discussão que busca a recuperação econômica e fiscal do Estado.

Inscrições

A participação nas sessões da Cenovo garante certificado de cinco horas e as inscrições já podem ser feitas pela internet. Para se inscrever basta acessar o link de Arraias ou de Dianópolis. 

Os certificados somente serão emitidos para quem fizer a inscrição. As próximas reuniões estão marcadas para os dias 17, em Guaraí, e 18, Paraíso do Tocantins.

Temas

A Cenovo tem cinco temáticas estão em discussão: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias Produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem-Estar. 

Com informações da assessoria de imprensa de Paulo Mourão

Nenhum comentário: