Banner 1

Banner 1

domingo, 9 de julho de 2017

XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa no dia 15 de julho




Na virada dos anos 2000, algo despontou no interior de Goiás.  

O movimento dos astros, a força dos cristais e maracás, o chamado das comunidades tradicionais, povos indígenas e remanescentes quilombolas e a benção de São Jorge, o santo guerreiro que cedeu seu nome à vila de ex-garimpeiros localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, propiciaram a criação do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na época com pouco mais de dois anos de existência.

O I Encontro começou em julho de 2001 e desde então é a marca registrada da região nesse mês, com a presença de mestres da cultura popular e tradicional, etnias indígenas de diferentes lugares do País, comunidades quilombolas e grupos de cultura popular de todo o Brasil.

De automóvel, avião, carroça, moto, ônibus, pau-de-arara e a cavalo chegam os forasteiros de perto e de longe para o encontro dos que se reconhecem nas manifestações simples e grandiosas dos povos dos campos, das roças, quilombos e aldeias.  

Dividir sons, rezas, danças e prosas vira a rotina de todos que transitam pela vila de São Jorge.

Nossa luta se faz todos os dias e fica maior quando celebramos a diversidade dos personagens que compõem este grande Brasil. 

Celebraremos pintados de urucum e jenipapo a resistência e luta dos povos indígenas, quilombolas e tradicionais pela preservação de suas culturas, pelo direito à terra, educação, saúde e água.  

O Encontro deste ano também marca o início das festas em comemoração aos 20 anos da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

Ruas cheias, coloridas, musicadas e iluminadas pela força ancestral dos povos indígenas e quilombolas esperam por você. 

Rezaremos, cantaremos, dançaremos e brindaremos o que nenhum dos três poderes, legítimos ou não, poderão diminuir: a força dos povos do Brasil.

Apresentações culturais, cortejos, alvoradas, oficinas, rodas de prosa, exibição de filmes e exposição e comercialização de produtos de artesanato e gastronomia tradicionais integram a programação da 17ª edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, de 15 a 30 de julho de 2017, na Vila de São Jorge.

Preparem os tambores, os maracás e as saias rodadas.  O Encontro vai começar!

"Jornalista da Casa"

A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge tem prazer em divulgar o resultado do processo seletivo de voluntariado em comunicação para o XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.  

A equipe de comunicação será composta por três (03) repórteres e cinco (05) fotógrafos que registrarão tudo que rolará nos quinze dias de evento. 

Um dos destaques da equipe de comunicação é a participação do estudante de comunicação da etnia Xokleng, Luiz Fernando Ne-gatxa Patte de Santa Catarina e da jornalista Fulni-ô, Maria Amazonir, de Pernambuco. Maria Amazonir foi a primeira aluna indígena a graduar-se na UnB, em 2010. 

Conheça a equipe de comunicação voluntária do XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e da XI Aldeia Multiétnica: 


Repórteres:

Eduardo Sá 

Andressa Santa Cruz 

Marina Almeida


Fotógrafos:

Ana Caroline de Lima

Melito 

Marcelo Santos 

Maria Amazonir Fulni-ô 

Luiz Fernando Ne-gatxa Patte Xokleng

Veja a programação e os convidados do XVIII Encontro

Texto e fotos: Comunicação do XVII Encontro de Culturas Tradicionais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário