Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Futuro: Escola pública concede diploma a estudante da unidade prisional de Campos Belos




Por Josivaldo Moreira, 

Há quatros anos, o Colégio Estadual Professora Ricarda em Campos Belos vem oportunizando aos detentos da Unidade Prisional local espaço para uma reeducação com o Projeto “Educando para Liberdade” na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA para Pessoas Privadas de Liberdade – PPL. 

Entendemos que todos os indivíduos que cometem uma infração, seja ela qual for, esse deve passar por um processo de reeducação durante o cumprimento de sua pena. 

Nas unidades prisionais em todo Brasil existem escolas do crime, escolas essas que destrói os princípios do “Ser Humano”, fazendo com que toda sociedade se amedronta devido ao crescimento das ações violentas deste seres humanos, destruídos por sistema arcaico de Execução Penal Brasileiro. 

Entretanto, procuramos através da sala de aula reconstruir esses princípios destruídos por este sistema.

Várias pessoas, homens e mulheres com sua liberdade privada, já passaram pela sala de aula deste grandioso projeto (EJAPPL).

Alguns não deram valor e perderam a oportunidade por pensarem que eles mesmos não conseguem mais viver uma vida do bem a não ser a do crime, porém, outras conseguiram mudar significadamente a sua vida dentro da unidade carcerária e no convívio na comunidade. 

Queremos aqui afirmar que este projeto está dando certo, mas sozinhos ainda somos muitos fracos.

Precisamos de toda sociedade, das diversas instituições públicas e privadas, das empresas comerciais entre outras para fortalecer esse projeto e evitarmos que a escola do crime seja maior do que a escola para a vida. 

Aquele indivíduo que está preso vai sair em algum momento e queremos que saia como cidadão e cidadã do bem.

Estamos cada vez mais com a necessidade de formarmos cidadãos e cidadãs, sedentos para viverem em comunidade, sendo úteis ao mundo, ao próximo, a construção de novo modelo de sociedade ou a sua reconstrução. 

Portanto, fechamos neste último semestre no dia 28 de junho de 2017 com a formatura de mais um reeducando, onde ele não mediu esforços e foi até o final do projeto, concluindo o ensino médio.

Neste mesmo semestre, dois outros concluíram o ensino fundamental, tendo direito de agora no próximo período escolar cursar o ensino médio. 

Agradecemos todos os professores e professoras, à coordenação, à secretaria da escola, aos agentes e direção da unidade prisional e à comarca de Campos Belos por apoiar e nos ajudar na implementação deste projeto.

Josivaldo Moreira é Diretor do Colégio Professora Ricarda
Fotografia: Flávia Gisele







5 comentários:

  1. Parabéns,ao professor josivaldo pelo esenlente projeto, pois é através da educação que fazemos a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,ao professor josivaldo pelo escenlente projeto, pois é através da educação que fazemos a diferença. Parabéns também aos professores que se dispôs e acreditaram em um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos lindo projeto que Deus deia sabedoria para vcs seguir em frente sempre não só com esses projetos mais que tenha outros precisamos de mais pessoas assim

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Josivaldo vc foi um ótimo professor que tive,e parabéns Luís André por essa vitória

    ResponderExcluir