Banner 1

Banner 1

sábado, 3 de junho de 2017

11 municípios nordeste de Goiás se unem para compor Consórcio Intermunicipal de Saúde


Prefeitos do Nordeste Goiano decidiram pela implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde em sua região, beneficiando 11 municípios com ações na área de saúde. 

A decisão foi divulgada no “1º Fórum de Gestores Municipais das Cidades da Região Nordeste Goiano – Aliança Doze”, realizado no dia 25 de maio, em Posse.

Durante o evento, o gerente das Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, Armando Zafalão Júnior, apresentou a palestra “Consórcio Público em Saúde”, tirando dúvidas dos prefeitos sobre a implantação deste instrumento de gerenciamento de serviços de saúde, e destacando os benefícios para a gestão e para a população.

Nos próximos dias, os prefeitos dos 11 municípios da Região de Saúde Nordeste II assinarão protocolo de intenções, que representa o início da implantação do consórcio de saúde. 

“O consórcio público é uma associação entre dois ou mais entes que busca soluções conjuntas para problemas comuns. O associativismo proporciona aos municípios maior poder de negociação para aquisição de insumos e contração de serviços”, ressalta Zafalão.

 ALIANÇA DOZE A

“Aliança doze” é uma proposta dos prefeitos do Nordeste goiano, que consiste na criação de uma gestão cooperada entre 12 municípios, com a finalidade de atender às necessidades da população, melhorar o desempenho da gestão, e fortalecer a Região Nordeste junto ao Estado.

O primeiro Fórum foi promovido pelo prefeito de Posse, Wilton Barbosa, e tratou de temas ligados a Educação, Saúde e Meio Ambiente. 

Fazem parte da “Aliança doze”, os onze municípios da Região Nordeste II – Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia, Sítio D’Abadia – e o município de Flores de Goiás.

Neste fórum, ficou agendado para 2 de junho, a realização da 1ª Assembleia dos Prefeitos, com a presença da coordenadora de Apoio aos Consórcios Públicos em Saúde, Simone Sousa Nicolau Pires, que abordará temas relacionados às etapas para a formalização do consórcio, e será assinado o protocolo de intenções, iniciando assim o processo de implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Paranã – CISPARANÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário