Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Tocantins tem oito cidades com nota zero em transparência. Novo Alegre e Combinado estão entre elas


Há anos que venho publicando aqui no Blog sobre a transparência dos órgãos públicos do sudeste do Tocantins e nordeste de Goiás. 

Principalmente sobre as contas públicas, as licitações, as publicações na internet, o cumprimento sobre a Lei de Acesso à Informação. 

Pena que sou pouco compreendido. 

E não são poucas as críticas que tenho recebido por desejar a transparência dos órgãos públicos em nossa região. 

Muitos entendem que é mera perseguição deste jornalista contra esse ou aquele gestor.

Ledo engano. Dinheiro público é publico e tem que ser fiscalizado. 

E não é que a Controladoria-Geral da União caiu de cima das prefeituras que são pouco transparentes. 

Oito cidades do Tocantins receberam nota zero em transparência, na avaliação da Controladoria Geral da União (CGU). 

Ananás, Augustinópolis, Chapada de Areia, Combinado, Fortaleza do Tabocão, Goiatins, Lagoa do Tocantins, Novo Alegre e Santa Rita do Tocantins foram os municípios que não atenderam a nenhum dos 12 critérios avaliados pela CGU. 
As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (15).

Os quesitos analisados são a adequação das prefeituras a Lei de Acesso a Informação e a existência e eficiência do Serviço de Informação ao Cidadão de cada cidade. 

Ao todo, 12 aspectos são avaliados e cada um recebe uma nota de 0 a 10. A nota final da cidade é a média dos 12 quesitos.

No Tocantins, 87 cidades das 139 existentes foram avaliadas. 

A melhor nota foi para Santa Rosa do Tocantins, que ficou com uma média de 9,72. Palmas recebeu nota 8,75. Apenas oito cidades do estado tiveram notas acima de 8. 

Outras oito receberam notas entre 6 e 7,99.

A maior melhor na nota entre 2016 e 2017 foi registrada em Sucupira, que tinha recebido nota zero no ano anterior e hoje aparece entre as melhores do estado, com nota 9,02. 

A maior queda foi no resultado de Chapada da Areia, que tinha registrado uma nota 1,94 em 2016 e ficou com zero em 2017.

Em Goiás, o resultado também foi muito ruim. Praticamente todas as cidades do nordeste de Goiás que foram avaliadas estão com as notas que não passam de três, numa escala de zero a dez: 

Divinópolis de Goiás, Água Fria, Buritinópolis, Colinas do Sul, Flores de Goiás, Niquelândia, Iaciara, Mambaí. 

A exemplo de Campos Belos, outras cidades não foram avaliadas. 

O resultado de cada uma das cidades avaliadas pode ser acessado aqui.

Outro lado

As prefeituras de Ananás, Chapada de Areia, Combinado e Fortaleza do Tabocão declararam que já começaram a atualização dos portais e que pretendem estar com a situação normalizada até o final do mês de maio. 

A prefeitura de Lagoa do Tocantins disse que a previsão para ter todas as informações disponíveis é para o começo do junho.

Em Novo Alegre, o prefeito Fernando Pereira Gomes (PMDB), disse que ficou surpreso com a avaliação e que vai averiguar o que aconteceu, já que, segundo ele, as informações estão atualizadas no portal. 

A prefeitura de Santa Rita do Tocantins disse que teve problemas com alguns documentos no começo do ano, mas que já conseguiu normalizar todas as informações.

Com informações do G1

8 comentários:

  1. Bom dia, caro blogueiro muito importante esse canal de informações ao cidadão, porém o correto seria deixar claro que essa avaliação ocorreu no segundo semestre de 2016.
    Ou seja, não é nada referente a gestão atual, apenas foi publicado o resultado da mesma. Desde já agradeço e conto com sua compreensão para que faça os devidos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  2. O Prefeito de Novo Alegre ta igual ao Lula, NÃO SABIA DE NADA!

    ResponderExcluir
  3. O JORNALISMO É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA AJUDA AOS MENOS FAVORECIDOS, PORÉM, ENTENDO QUE A MATÉRIA DEVE SER BEM ESCLARECEDORA PORQUE PODE CONFUNDIR E NÃO EXPLICAR. SENÃO VEJAMOS: LI NUM OUTRO JORNAL QUE A AVALIZAÇÃO FORA FEITA NO ANO PASSADO. ENTÃO GOSTARIA QUE O CARO JORNALISTA SE POSICIONASSE MELHOR SOBRE O ASSUNTO. AFINAL, NOSSO POVO PODE IMPUTAR CULPA A INOCENTE OU DECLARAR INOCÊNCIA AO CULPADO.

    ResponderExcluir
  4. Com quatro meses, dificilmente um órgão fiscalizador no nosso País tem como avaliar e publicar um resultado, diante disto, acho pouco provável que o Órgão em questão esteja emitindo um resultado com tanta brevidade. Sugiro ao nobre Blogueiro que averigue os fatos e, ratifique ou retifique a matéria, posto que nem todo eleitor sabe o que é PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, porém a grande maioria sabe muito de politicagem. e matéria como esta é um "prato cheio" para tal.

    ResponderExcluir
  5. Acredito muito neste blog, acompanho todos os dias, mas diante desa informação quero pedir a este blogueiro que analise bem essa publicação, pois pessoas inocentes estão sendo julgadas e levando a culpa, enquanto os verdadeiros culpados estão sendo inocentado.

    E ao caro amigo que disse que o prefeito da cidade de lavandeira "ta igual ao Lua", acho que esta bem equivocado. procura saber bem o período da pesquisa ai.

    ResponderExcluir
  6. FALTA DE TRANSPARÊNCIA ESTA EM CAMPOS BELOS. REALIZARAM OS PROCESSOS LICITATÓRIOS E DE CREDENCIAMENTO DA SAÚDE E NÃO CHAMAM O POVO PARA TRABALHAR.É VERGONHOSO A ADMINISTRAÇÃO DESTA GESTÃO....

    ResponderExcluir
  7. Que nojo tantos puxa saco,enxendo a bola do prefeito Fernando,saúde em Novo alegre está uma merda,limpeza nem se fala,e o esporte esta astá adormecido,e as diversoes que prometeram para a juventude onde está eu não estou vendo,no meu modo de ver hoje está pior que a administração anterior,ou seja está uma merda.

    ResponderExcluir
  8. Pelo o que venho acompanhando esses novos gestores eleitos 2017/2020 no Nordeste Goiano está uma negação.Parece que quanto mais o mundo evolui mais eles ficam besta.Aqui em Campos Belos o menino da Bota que o povo acreditou na mudança, por ser um jovem advogado, conhecedor das leis. Esta um negação junto com seus secretariados. O secretário de saúde e totalmente Biruta. Só tem Go go. Como diz o velho ditado " muito trovão e pouca chuva".Os moradores dessa cidade anda triste, por ver essa cidade em que se encontrava com um ótimo desenvolvimento tanto no comércio, tanto na agricultura se destronando.Tá tudo ruim ( a saúde, educação, segurança, pavimentação, iluminação pública, ação social.etc). Não sabemos mais a quem recorrer. E o prefeito só relaxando em Caldas Novas..kkk

    ResponderExcluir