Banner 1

sábado, 27 de maio de 2017

Escola Augusta Vaz, em Combinado (TO), faz o projeto "Trânsito Jovem: Maio Amarelo"



Por Emerson Miranda, 

No  último dia 20 maio, a Escola Estadual Augusta Vaz dos Santos Teixeira, sediada em Combinado (TO), em parceria com o DETRAN, Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a abertura do projeto ¨Trânsito Jovem¨: Maio Amarelo. 

O evento começou às 8h, quando a diretora da escola, Clara Pereira, saudou e agradeceu aos alunos, professores, servidores e convidados. 

Ela ressaltou a importância do projeto, tanto no cotidiano da sociedade, quando na rotina dos educandos. 

Logo após, a palestrante Valdiane Vieira, servidora do DETRAN, apresentou o tema ¨Maio Amarelo": todos unidos por um trânsito mais seguro. 

Depois, Selma Regina, por meio de slides e um vídeo - pateta no trânsito - abordou sobre o papel do projeto transito jovem, que em parceria com a escola, orienta a sociedade rumou a um trânsito mais seguro.

Já o sargento Esdra Evangelista, da Polícia Militar, esclareceu o papel da PM em termos de fiscalização e coerção no trânsito. 

Na oportunidade, o militar destacou o aumento de ocorrências com motoristas sem autorização legal para dirigir e a frequência de menores trafegando como motos. 

A Secretaria Municipal de Saúde, representada pela enfermeira Josyane Ribeiro, ministrou o tema ¨Álcool e primeiros socorros", que alertou sobre os efeitos danosos que o vício alcoólico pode acarretar ao usuário e também à família. 

Ela relembrou que o efeito do álcool no trânsito tem sido motivo de graves acidentes e muitas mortes. 

Dados do DETRAN informam que os acidentes no transito estão aumentando por várias razões, dentre elas o desrespeito e a falta de bom senso entre motoristas e pedestres. 

Como agir perante um acidente de trânsito? 

Foi a pergunta que a secretaria Municipal de Saúde levou aos alunos. 

A resposta veio por meio de um teatro, que  sinalizou os passos necessários para se intervir em um acidente de transito com moto. 

Ao final das apresentações e palestras, foram realizados um bingo e um almoço de confraternização.




Nenhum comentário: