Banner 1

Banner 1

terça-feira, 30 de maio de 2017

Centésima reunião do CAC em Campos Belos homenageia fundadores da UEG


Por Marconi Moura de Lima,

Marcada por homenagens a ex-diretores, servidores e professores da UEG Campus Campos Belos, a 100ª Sessão do Conselho Acadêmico do Câmpus, CAC, neste município ocorreu no último dia 24.

Após a ordem do dia em que foi aprovada pelos conselheiros a criação da Coordenação de Planejamento, Logística e Relações Institucionais, o presidente do CAC, professor Adelino Machado iniciou os trabalhos da Sessão Solene em que se fez reconhecer o trabalho e a dedicação dos primeiros servidores da Universidade que cravou seus alicerces no nordeste goiano em 1999. 

“Essa é uma Sessão histórica. É a 100ª. E fizemos questão de organizar esse momento, pois é fundamental que a UEG registre em sua memória a importância de seus pioneiros”, destacou Machado ao citar cada um dos agraciados.

Homenageado, Jesiel de Almeida, mais conhecido na região como Dr. Zito, recebeu das mãos do Machado um Certificado de honra ao mérito por ter sido o primeiro Diretor da UEG Campos Belos. 

Sem conseguir esconder as lágrimas, Zito lembrou à plenária os desafios que eram aqueles primeiros momentos em que entregavam em suas mãos a administração de um prédio em construção, todavia, também a responsabilidade de produzir um legado que servisse à sociedade camposbelense e à região como novo paradigma cultural e educacional. 

“Voltar aqui na UEG é emocionante. 

A UEG faz parte da minha história, pois os primeiros passos da UEG foram também os primeiros passos da minha vida como administrador. E demos esses primeiros passos sonhando”, lembra. 

Zito enalteceu o esforço dos funcionários, professores e gestão daquela época. “[Queríamos] fazer a transformação, e superávamos as dificuldades com esforço e vontade. Nós somos lutadores. Nós temos boa vontade”, comentou.

Para o professor Idonizeth Pereira, outro homenageado, estar ali representava a somatória de um tempo em que ele, ainda jovem, foi chamado a lecionar na UEG, e hoje “amadurecido”, em suas palavras, tem a certeza de que seus alunos o fizeram crescer. Pereira, que é formado em Pedagogia pela UNITINS, afirmou que foi surpreendido com o convite para lecionar na Universidade. 

“Quando [passava em frente], eu via o prédio em construção e pensava: ‘vou fazer um curso na área de pedagogia aí’. Acabei vindo como professor”, descontrai.

Foram homenageados ainda o servidor Edmilson Xavier da Silva, primeiro trabalhador da UEG Campos Belos, e o professor Rosolindo Neto de Souza Vila Real, ex-diretor e também o primeiro servidor concursado deste Câmpus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário