Banner 1

Banner 1

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Humilhação extrema em Campos Belos: Vídeo mostra pedestres sendo atingidos pelo “esgoto” que dobrou a conta de água



Por Jefferson Victor, 

Quando foi anunciada a construção da usina de tratamento de esgoto em Campos Belos, houve uma grande comemoração por parte da comunidade local, já que era um investimento que teoricamente melhoraria a vida de todos.

O período da execução das obras trouxe muitos transtornos aos moradores. 

A empresa responsável construiu as redes de afastamento de esgoto e galerias em época de chuva, e isso prejudicou muito, uma prova evidente da falta de planejamento dos executores e contratantes.

Após a conclusão dos primeiros trechos, veio o lado triste da história. 

A conta de água veio acrescida de 80% de taxa de afastamento de esgoto, e para complicar mais ainda, criaram a taxa de tratamento do esgoto, o que causou estranheza já que o tratamento é biológico e pelo que se sabe os microrganismos não recebem salários, portanto, não justifica essa cobrança adicional.

Há cerca de uns 12 anos, propusemos ao Ministério Público uma Ação Civil Pública, em função da comprovada ineficiência do sistema de esgoto. 

Concluímos que a obra foi mal executada, o encanamento não tinha capacidade de absorver o volume de água e o esgoto jorra facilmente mesmo em períodos não chuvosos.

O promotor da época acolheu o nosso pedido e recomendou que os valores pagos fossem devolvidos em dobro, e que a taxa fosse suspensa até que a Saneago procedesse os reparos necessários ao bom andamento dos serviços propostos.

Não houve uma decisão favorável por parte da justiça. 

Diante da negativa fizemos várias tentativas junto ao MP para que o processo fosse retomado, mas pelo visto optaram pelo arquivamento.

Todo cidadão deste município já presenciou o esgoto jorrando nas ruas.
Hoje excepcionalmente, resolvemos fazer algumas imagens em frente ao San Valey hotel, e o que presenciamos ali é humilhante e estarrecedor.

Três bocas de lobo jorrando ao mesmo tempo e o esgoto escorrendo largamente após a chuva desta tarde. 

Era uma água escura e fedorenta tomando toda pista, dificultando principalmente a vida das pessoas ali trafegavam, já que é uma via muito transitada, é a principal rua da cidade.

Pudemos presenciar carros apressados jogando aquela água imunda nos pedestres.

Presenciamos pessoas, inclusive crianças e idosos atravessando aquela água sem se dar conta que era esgoto, molhavam os pés e eram molhados por carros e motos que passavam sem que seus condutores se importassem com quem atravessava aquele trecho.

Conversamos com algumas pessoas nas imediações, inclusive comerciantes, os quais pediram que fizéssemos uma matéria cobrando melhorias, e que aquela situação é corriqueira com ou sem chuva e que ligações para a Saneago em nada muda aquele cenário.

Segundo eles, o esgoto jorra durante muitas horas, e quando termina deixa uma massa preta mal cheirosa principalmente na porta do hotel, o que requer horas de trabalho para fazer toda a limpeza e que são jogados vários litros de desinfetante como forma de amenizar o mal cheiro.

Saneamento básico é necessário, e o afastamento e tratamento do esgoto é essencial ao bem estar das pessoas, mas infelizmente em Campos Belos é um faz de conta, certamente um pretexto para aumentar a arrecadação por parte da Saneago.

Sempre denunciamos esse fato, o rio Montes Claros virou canal de esgoto sim, e a população ribeirinha, em função da precariedade, consome essa água extremamente poluída, e isso certamente tem disseminado diversas doenças a esses moradores.

Atenção lideranças políticas, senhores vereadores, MP, entidades de classe, vamos unir forças e conscientizar que o problema existe e tem que ser resolvido.

Sabemos que os senhores são conhecedores dessa situação, assistam o vídeo que produzimos e tirem suas próprias conclusões.

9 comentários:

  1. Realmente isso é um absurdo, hoje quando recebi meu talão de água quase cai , o meu consumo está menor que que coleta do esgoto, tive um aumento de mais de 50% em minha conta.

    ResponderExcluir
  2. CADÊ O PREFEITO?????? FALTA DE VERGONHA, GANHA E NADA DE OBRA.

    ResponderExcluir
  3. Eduardao ta foda viu , esses buracos tao uma desgraça

    ResponderExcluir
  4. Isso é porque as pessoas jogam água de chuva,pode reparar que isso acontece somente quando chove

    ResponderExcluir
  5. Esgoto é cobrado pela SaneaGO pelo valor da água mais uns 30 ou 40 por cento. A água é propriedade do município que a concede à SANEAGO. Portanto, a SANEAGO é apenas uma mera concessionária. Entretanto, em alguns municípios de Goiás o DITADOR MALUCONI quarteirizou o esgoto sem a autorização dos ente concedentes - os municípios. Tem alguns tipos de roubo do povo que só acontecem em Goiás.

    ResponderExcluir
  6. O cara mal assumiu a prefeitura e ja estão pedindo a cabeça dele.

    ResponderExcluir
  7. Esses buracos nao estão legais , eduardo ta rodando ne carro de prefeitura e acha que todos nós tbm

    ResponderExcluir
  8. FALARAM QUE A OPERAÇÃO TAPA BURACO COM TERRA ERA UM PALIATIVA ENQUANTO A CHUPA PASSAVA, E AGORA QUAL É A DESCULPA?

    ResponderExcluir
  9. Só quando chove nada, o pessoal que desentope o esgoto é o que mais trabalha. Direto entope independentemente de ta chovendo.

    ResponderExcluir