Banner 1

Banner 1

segunda-feira, 27 de março de 2017

Morrem as gêmeas siamesas de Campos Belos, Sara e Sofia




Morreram, na madruga desta segunda-feira (27), Sara e Sofia, as duas bebês gêmeas siamesas de Campos Belos, nordeste de Goiás. 

Ambas as meninas estavam com cinco meses e de malas prontas para viajarem nesta semana para Goiânia, capital do estado, quando iriam iniciar os procedimentos preparatórios para a delicada cirurgia de separação, que poderia ocorrer no próximo mês de setembro. 

Prematuras, elas nasceram de 33 semanas, ligadas pelo abdômen e compartilhando o fígado. 

Ambas estiveram internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Goiânia, depois do nascimento, em 2 de setembro, mantiveram o estado de saúde regular e em recuperação, até serem liberadas. 

Na oportunidade,  o médico Zacharias Calil, especialista em casos de siameses, acompanhou o parto e monitorou o estado de saúde das siamesas. 

Ele afirmou que o quadro clínico delas estava muito melhor do que o esperado. No entanto, explicou que ainda era cedo para vislumbrar a cirurgia de separação.

O nascimento das gêmeas siamesas Sara e Sofia Alves dos Santos, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, repercutiu na imprensa estadual.

40 graus de febre

De acordo com a família, as gêmeas estavam bem, mas neste domingo amanheceram com febre, que chegou a 40 graus e com aspecto de uma gripe.

A família levou as gêmeas ao Hospital Municipal de Campos Belos (público) onde foram atendidas e liberadas, mesmo com febre alta. 

Ainda de acordo a família, o médico receitou medicamentos e as mandou de volta para casa. “Nem ao menos olharam a gargantinha das meninas”, disse um familiar. A febre não cessou, inclusive com os medicamentos receitados. 

À noite, a mãe colocou as crianças para dormir e hoje pela manhã, ambas amanheceram mortas.  

Obvio que ninguém quer procurar culpados pela morte das crianças. Mas há perguntas que tem que ser feitas.  

Como o hospital libera um paciente com 40 graus de febre? 

Não seria prudente colocá-las em observação, esperar a febre amainar e investigar as causas ? 

Esse teria que ser o procedimento para qualquer paciente. 

Agora imagine então, duas crianças siamesas, grudadas, pacientes de alto risco e com necessidade de acompanhamento especialíssimo?

O velório dos corpinhos das gêmeas siamesas está ocorrendo na casa da família, no Setor Bem-Bom, em Campos Belos. 

O sepultamento está previsto para ocorrer, no cemitério local, às 17h desta segunda-feira. 

24 comentários:

  1. Essa DESGRAÇA, medico sem nem um minimo de empatina ou consideração no caso das criancas, e não vem com essa, que não tem que culpa o profissional da saúde pois ele tem sim, ela esta lar pra dar uma possivel solucão, não simplesmente lava as mão. hum ata, tem que para com isso de isenta e assumir as responsabilidades.

    A, tem que falar o nome do medico tebm.

    ResponderExcluir
  2. A família tinha que processar o médico pois nesse fim de semana eu tive la e várias pessoas também tiveram la e nem atendimento tivemos e o médico que tava além de não atender era muito bruto sem educação

    ResponderExcluir
  3. A família tinha que processar o médico pois nesse fim de semana eu tive la e várias pessoas também tiveram la e nem atendimento tivemos e o médico que tava além de não atender era muito bruto sem educação

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, muito triste essa notícia ainda mais sendo mãe. Uma observação importante: há mais ou menos duas semanas, levei minha filha de um ano e meio ao Hospital Municipal de Campos Belos e também com febre e tosse, o Dr receitou somente um analgésico e vitamina C, fui pra casa as 17:00h. Quando foi 18:00h minha filha começou a ter convulsões e tive que ir as pressas, dessa vez à Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, porque sei que em casos mais graves não precisa contar com a HOSEGO. A médica da Casa de Saúde ficou perplexa do fato de minha filha ter passado horas antes por um "profissional" que se quer examinou sua garganta e ouvidos, um gesto tão simples que mostraria o quanto estava infeccionada e que somente um antibiótico poderia melhorar e baixar seu quadro febril. Infelizmente é essa a nossa realidade! Sr Prefeito e secretários responsáveis por essa área, não é só colocar um Dr lá dentro do hospital e achar que esta tudo resolvido NÃO, tem que fiscalizar, tem que saber da população o quanto é falho nossa assistência medica. A família que agora chora a perca desses anjinhos, que Deus conforme à todos!


    Att,
    Amanda

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu o mesmo com a minha filha semana passada,ela Chegou ruim no hospital e a médica de plantão n fez nada a não ser falar que eu tinha que voltar no outro dia pra fazer exames,e eu fui embora com minha filha com febre,sem poder comer nada,pois estava com a garganta inflamada que estaba guase fechando,e sem contar q estava com uma tosse desde dia 27 de fervereiro,e ao fazer raio x na casa de saúde descobrimos que ela estava de penemonia.
    Gostaria de saber se os médicos vai continuar agindo dessa forma?
    Se não tem chefe,diretor que possa estar nos escutando não?
    Pq tenho certeza que eles nem consulta no proprio hospital que trabalha pois tem planos de saúde,e até quando vamos sofrer com esses tipos de coisa? Ate quando vamos sofrer com alguns funcionarios mal educados que nos trata com ignorancia.

    ResponderExcluir
  6. Isso e um absurdo esse hospital não tem nada nem receita nem nada tá uma calamidade.achei que com esse novo prefeito iria melhora.

    ResponderExcluir
  7. Nesse mesmo dia levei a minha filha ao hospital que estava também com febre e com os peitinhos com catarro, ao atender o medico fez pouco caso e so receitou uns remédios(os mesmos que estava dando em casa), nem se quer a examinou. E o que me espantei mais, é que a minha filha ainda estava na sala de triagem o médico ja estava no corredor ja passando a receita sem nem se quer a examinar.

    ResponderExcluir
  8. Ontem também estive la com a minha filha de 2 anos, estava com febre e com tosse, nem se quer o medico a examinou e foi logo passando a receita (os mesmos remedios q estava tomando em casa), o q mais me espantou é que quando a minha filha estava na sala de triagem o medico mesmo no corredor chamou o meu esposo e ja foi entregando a receita sem nem se quer entrar no consultório e examinar minha filha. Achei isso uma falta de respeito com os pacientes.

    ResponderExcluir
  9. Quem foi o médico que atendeu as pequenas?

    ResponderExcluir
  10. É um absurdo com o caso das gêmeas já São quatro mortes de crianças em menos de seis meses quem se lembra do Enzo Gabriel que faleceu com pneumonia e da outra criança do setor Cruzeiro com mesmo problema...Será que vai precisar perdemos mais anjinhos para que se tome providências quanto a conduta que esses profissionais estão tendo no hospital?

    ResponderExcluir
  11. Que tipo de profissional é esse?? Recebe pra atender com toda a atenção possível,e acha que todo caso é simples assim!! Isso se chama preguiça e falta de vergonha na cara!!! Que Deus conforte a família.

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito triste o que aconteceu e ainda está por vim.

    ResponderExcluir
  13. É uma vergonha!já morrei em Campos Belos,ja teve muitos profissionais de altíssima qualidade,muito triste!!!!

    ResponderExcluir
  14. Querido Dinomar, me lembro que a TV Anhanguera fez uma matéria sobre as gêmeas. Por favor mande esta matéria pra eles e ao mesmo tempo estará denunciado este médico desalmado.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Muito triste acorda com essa notícia,duas crianças (Anjos) inocente que veio na terra para alegrar sua família,mais tudo aqui na terra e passageiro temos o dia é a hora de partir Sara e Sofia vcs e um anjinho.
    Nós sabemos o tanto que foi sofrido para essa mãe guerreira que batalhou, lutou para dá o carinho que ela tinha.
    Médicos que não deveria ser chamado de médico mais Deus sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  16. Difficult to decipher the sense of loss of these two children. Professionals who deal with life must preserve it. There are many reports of neglect with children in the comments of the blog, is it that there are so many people inventing ?.

    ResponderExcluir
  17. E uma calamidade tudo isso. Dever se tomar uma providencia rapido naquele hostipal. Todo dia uma calamidade acontece. Poucos dias estive la era anoite. Por uma caso a energia foi embora. O pior e q a hosego(hospital municipal de campos belos)ficou no escuro por motivo q nao tinha uma bateria para acionar o gerado. Enquanto a casa de saúde q fica em frente ja estava iluminada ,o hospital tava la no escuro e assim ficou ate volta a energia. Isso e vergonha e terrrivel a situaçao e se por uma causa Deus o livre na hr estivesse alguem no centro cirúrgico o q tinha acontecido. Teria vindo a óbito. Por um motivo bem lamentável. Falta de estrutura. Vamos populaçao correr atras dos nossoa direitos como cidadão. Queremos uma cidade digna principalmente de saúde.

    ResponderExcluir
  18. isso é que dá colocar profisional sem qualidade sem responsabilidade coloca só porque e parente e quem c ferra é a população

    ResponderExcluir
  19. Tem que saber sim o nome desse medico, para denuncia na conselho de regional medicina de goias só assim tera uma punição pela falta compromisso.

    http://www.crmpr.org.br/Como+faco+uma+denuncia+no+Conselho+de+Medicina+43+150.shtml

    ResponderExcluir
  20. Lamentável a situação caótica que continua o HOSPITAL MUNICIPAL!!!! QUANDO O ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE assumiu pensei que a realidade de calamidade fosse melhorar, mas NÃOOOOOO!!!! CONTINUA IGUAL OU PIOR ...sabe QUAL É O MOTIVO São os APADRINHAMENTOS POLÍTICOS ,que não prioriza competência , mas SIGLA PARTIDÁRIA !!! Assim secretário sua gestão será fadada ao fracasso e junto sua imagem e valorização profissional vai junto....acorde enquanto a tempo!!!!! Vocês estão lidando com VIDAS!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Devemos nos mobilizar e cobrar urgente, equipamentos para um diagnostico mais preciso, só a olho nu, nenhum profissional consegue fazer um bom trabalho.vamos cobrar gente, nem o aparelho de rx presta, o descaso é grande e não é de hoje,eu não culpo os profissionais que ali trabalha e tenta fazer o máximo para cumprir com suas obrigações, mas a falta de condições de trabalho que é muito precária.O único exame que faz ali é os de sangue só aqueles básicos mesmo e um rx que os médicos não consegue vê nada e quando tem material.

    ResponderExcluir
  22. Concordo com tudo....acima....sem contar a falta de medicamentos....as promessas estavam tão grandes ....cheguei a pensar que ia melhorar... fez foi piorar.... eles não importam todo mês cai o salário de 7 a 11 mil nos bolsos.... como é triste ver o mundo piorar cada vez mais.... pelas as autoridades q as governam....

    ResponderExcluir
  23. E na data de hoje dia 30/03 morreu outra criança nesse hospital. E esse hospital ainda tem um dizer que é AMIGO DA CRIANÇA imagino se fosse inimigo hein . Acordaaaaaa povo de campos belos vamos cobrar desse povo que foi eleito por vcs !!!!

    ResponderExcluir