Banner 1

sábado, 4 de março de 2017

Mapa Turístico em Goiás mostra Terra Ronca e Chapada




Com o objetivo de alinhar o cronograma e as ações para o desenvolvimento do turismo no estado neste ano, a Goiás Turismo promove de segunda-feira, dia 6, a quarta, 8, uma série de encontros na capital.

A proposta é valorizar o potencial dos destinos turísticos nos 49 municípios que integram o Novo Mapa Turístico do Estado de Goiás, que faz parte do Mapa Turístico Brasileiro 2016-2019. 

Para os encontros, estão convidados secretários municipais de turismo e dirigentes do setor nos municípios. As reuniões serão regionais, no Centro de Convenções de Goiânia.

Estes Mapas Turísticos servem como auxílio tanto para o governo federal quanto para os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. 

A última atualização aconteceu em 2016, quando em Goiás, foram mapeadas dez regiões turísticas compostas por 49 municípios.

Seis municípios entraram no mapa e oito deixaram de ser considerados destinos turísticos, outros foram remanejados de acordo com suas características e vocações para a região onde melhor se adequava. 

O atual Mapa do Turismo Brasileiro conta com 2.175 municípios, organizados em 291 regiões turísticas, segundo dados do Ministério do Turismo.

Regiões

Serão contempladas as dez grandes regiões turísticas de Goiás. A Região Chapada dos Veadeiros contempla os diversos destinos turísticos dos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, São João D’Aliança e Teresina de Goiás. 

Na Região da Estrada de Ferro estão os municípios de Bonfinópolis, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires de Rio e Silvânia. Três municípios estão na Região das Águas e Cavernas do Cerrado: Formosa, Mambaí e São Domingos.

Na Região das Águas Quentes está o maior manancial hidrotermal do mundo, nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente. 

A Região do Ouro e Cristais é integrada pelos municípios de Abadiânia, Alexânia, cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Jaraguá, Mossâmedes, Padre Bernardo e Pirenópolis. Na Região dos Negócios e Tradições estão os municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Trindade. 

Região Lagos do Paranaíba: Itumbiara, Lagoa Santa, São Simão e três Ranchos.

Já na Região Pegadas no Cerrado estão os município de Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Paraúna, Piranhas e Serranópolis. 

Há ainda a Região Turística Vale da Serra da Mesa com os municípios de Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia e Uruaçu e a Região Vale do Araguaia, com os municípios de Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.

Fonte: Governo de Goiás

Nenhum comentário: