Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 16 de março de 2017

De Campos Belos(GO): Jornal da TV Anhanguera mostra drama de dona Maria para criar dois netos excepcionais

Assista



Por Jefferson Victor,

O Jornal Anhanguera 1ª edição desta quarta-feira (15), mostrou o drama vivido pela dona Maria Ferreira dos Santos de sessenta, para cuidar de dois netos que dependem de cuidados especiais.

Henrique, 16 anos teve paralisia cerebral e vive em cima de uma cama e depende dela para tudo, já que não movimenta, tem que ser alimentado na cama, usa fraldas e tudo isto tem que ser feito pela dona Maria.

Além disto, Guilherme 15 anos, também depende de cuidados especiais, quase não enxerga, tem dores de cabeça constantemente e depende de tratamento médico especializado não disponível no município de Campos Belos.

Dona Maria é esposa de seu Manoel, ex-guarda do Hospital Municipal, que também depende de cuidados dela, já que é muito doente, vivem de aposentadorias, mas os valores recebidos são insuficientes para custear tais despesas.

Só de medicamento, o seu Manoel consome metade da aposentadoria.

O adolescente Henrique tem um custo de mais de trezentos reais em remédios, e uma quantidade enorme de fraldas, já que utiliza em média cinco unidades diariamente.

Dona Maria até tentou vender cosméticos como meio de aumentar a renda, porém precisava ir de porta em porta para ofertar produtos e muitas vezes as vendas eram parceladas, o que dificultou sua continuidade, já que muita gente deixava de pagar os produtos adquiridos e com isto ela foi bloqueada pela distribuidora.

Muita gente conhece a luta de dona Maria para cuidar destes netos, isto já dura mais de 13 anos quando a sua filha, faleceu e ela teve que assumir o papel de mãe e vó dessas crianças.

O programa “Vamos Ajudar” da Anhanguera, visa ajudar pessoas em dificuldades e normalmente tem bom retorno, mas com o passar do tempo tudo volta ao cotidiano.

Conheço a história da dona Maria há muito tempo, ela é uma guerreira, sempre conversamos sobre seu dia a dia.

Algumas pessoas bondosas ajudam, mas quando depende de serviços de assistencialismo luta com dificuldades, muito é negado, inclusive transporte para que o Henrique faça tratamento em Goiânia.

Dona Maria mora na saída de Arraias, próximo à antiga praça do boi.

Vamos procurar ajudá-la de alguma forma. ela é uma senhora já idosa, não tem como trabalhar fora, os meninos não possuem plano de saúde e ela tem que se desdobrar para manter sua rotina.

Vamos contribuir com alguma coisa, quem sabe com fraldas e medicamentos. Todos podem contribuir com um pouco, isto faz a diferença na vida desta família que luta com tantas dificuldades, vamos ser solidários e amenizar um pouco o sofrimento dessa nossa amiga.

Assista à reportagem