Banner 1

quinta-feira, 16 de março de 2017

De Campos Belos(GO): Jornal da TV Anhanguera mostra drama de dona Maria para criar dois netos excepcionais

Assista



Por Jefferson Victor,

O Jornal Anhanguera 1ª edição desta quarta-feira (15), mostrou o drama vivido pela dona Maria Ferreira dos Santos de sessenta, para cuidar de dois netos que dependem de cuidados especiais.

Henrique, 16 anos teve paralisia cerebral e vive em cima de uma cama e depende dela para tudo, já que não movimenta, tem que ser alimentado na cama, usa fraldas e tudo isto tem que ser feito pela dona Maria.

Além disto, Guilherme 15 anos, também depende de cuidados especiais, quase não enxerga, tem dores de cabeça constantemente e depende de tratamento médico especializado não disponível no município de Campos Belos.

Dona Maria é esposa de seu Manoel, ex-guarda do Hospital Municipal, que também depende de cuidados dela, já que é muito doente, vivem de aposentadorias, mas os valores recebidos são insuficientes para custear tais despesas.

Só de medicamento, o seu Manoel consome metade da aposentadoria.

O adolescente Henrique tem um custo de mais de trezentos reais em remédios, e uma quantidade enorme de fraldas, já que utiliza em média cinco unidades diariamente.

Dona Maria até tentou vender cosméticos como meio de aumentar a renda, porém precisava ir de porta em porta para ofertar produtos e muitas vezes as vendas eram parceladas, o que dificultou sua continuidade, já que muita gente deixava de pagar os produtos adquiridos e com isto ela foi bloqueada pela distribuidora.

Muita gente conhece a luta de dona Maria para cuidar destes netos, isto já dura mais de 13 anos quando a sua filha, faleceu e ela teve que assumir o papel de mãe e vó dessas crianças.

O programa “Vamos Ajudar” da Anhanguera, visa ajudar pessoas em dificuldades e normalmente tem bom retorno, mas com o passar do tempo tudo volta ao cotidiano.

Conheço a história da dona Maria há muito tempo, ela é uma guerreira, sempre conversamos sobre seu dia a dia.

Algumas pessoas bondosas ajudam, mas quando depende de serviços de assistencialismo luta com dificuldades, muito é negado, inclusive transporte para que o Henrique faça tratamento em Goiânia.

Dona Maria mora na saída de Arraias, próximo à antiga praça do boi.

Vamos procurar ajudá-la de alguma forma. ela é uma senhora já idosa, não tem como trabalhar fora, os meninos não possuem plano de saúde e ela tem que se desdobrar para manter sua rotina.

Vamos contribuir com alguma coisa, quem sabe com fraldas e medicamentos. Todos podem contribuir com um pouco, isto faz a diferença na vida desta família que luta com tantas dificuldades, vamos ser solidários e amenizar um pouco o sofrimento dessa nossa amiga.

Assista à reportagem 

9 comentários:

Anônimo disse...

Quando da época da eleição em "visita" para pedir voto
do atual prefeito e sua vice, eles "juraram" que este tipo de situação
não mais aconteceria no muncipio. Que a vice prefeita seria a Secretária de Ação Social e que a mesma teria um gabinete na sede da prefeitura para atender as demandas do povo necessitado. Passam os dias e nada disso a vice prefeita só vem na cidade para receber seu salário sem trabalhar. O prefeito nunca mais vi nem de longe, não atende no seu gabinete. Nos ajude a resolver os problemas prometidos. Brena você nos iludiu cumpra prometido ou venha dizer a razão de não impor s mudanças anunciadas na posse.

Anônimo disse...

DEUS VAI DAR MUITA FORÇA A ESSA MULHER GUERREIRA,E TODOS AJUDANDO VAI SER MELHOR.... A FE REMOVE MONTANHAS.

Anônimo disse...

Dinomar Miranda,quero agradecer o espaço que você está dando a esta notícia e dizer o quanto esta mulher é guerreira,uma verdadeira heroína só uma mãe ,uma avó é capaz de fazer tudo isso por esses garotos e seu esposo.Eu a conheço há vários anos e a ajudo como posso,já fiz campanhas para comprar cadeira de rodas,algumas pessoas ajudaram,o que arrecadamos não foi o suficiente e por sorte ela conseguiu a doação desta cadeira especial que seu neto precisava.Hoje quero agradecer a todas as pessoas que se mobilizaram para tornar público essa situação.Quero pedir a quem puder ajudar que ajude,eu, colaboro com ela ha mais de 10 anos e quero dizer que tudo que faço em favor a essa família sou imensamente gratificado pelo nosso bom Deus,tenho uma família abençoada e creio que tudo que damos de nós somos recompensados.
Vou passar o número da conta dela para aqueles que quiserem doar algum valor,essa conta eu consegui há algum tempo atrás quando fiz uma campanha para compra de uma cadeira de rodas para o Henrique,cadeira essa que ela conseguiu com uma entidade em aparecida de Goiânia.Amigos acreditem essa mulher é merecedora de qualquer doação que vocês fizerem é um exemplo de mãe,exemplo de avó e esposa.

Caso queiram ajudar:
Maria Ferreira dos Santos
AG: 0603-3 Bradesco
CONTA: 0611788-0

Anônimo disse...

Nos Centros de Referência de Assistência Social mantidos pela Prefeitura, são desenvolvidos programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua. O objetivo é garantir a proteção social e a promoção da cidadania.
Algumas famílias apresentam situações de vulnerabilidades que precisam de uma maior proteção da assistência social para garantia de seus direitos socioassistenciais, demandando uma atenção diferenciada e um olhar mais atento dos profissionais do CRAS, pois caso não sofram imediata intervenção profissional, podem tornar-se risco social e/ou terem seus direitos violados.

Quando as famílias já estão com seus direitos violados, elas são atendidas e/ou acompanhadas por outra unidade da política de Assistência Social, chamada Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Para o poder público agir a DonaMaria deveria se cadastrar primeiro no CRAS, cadastrando a equipe da Secretaria da Ação Social poderá agir. Não tem como as pessoas saberem se não for lá.

Anônimo disse...

A ação social de Campos Belos está de mal a pior.Não estão conseguindo nem manter os projetos antigos, veja lá inovar!Há uma descrença total,uma desorganização geral, o que a ação social está fazendo? Essa mãe do prefeito...deixa pra lá...é triste ver uma mulher igual dona Maria que sempre morou em campos belos, está passando esse tipo de situação.O que a assistente social tem a dizer, porque essa senhora teve que sai daqui?responda.Só sabem fazer uma coisinha e correr e postar e agora? Essa história está em rede nacional, o que levou essa senhora a ir passar fome em GOIÂNIA? Responda!

Anônimo disse...

E vc ainda acreditou nisso??? Essa chapa eu já sabia que seria a maior ilusao que Campos Belos já teve... só querem saber de farra pinga e foguete!!!

Anônimo disse...

A Vice Prefeita tem que da uma resposta para a população,o porque do que foi dito pelo prefeito pra ela em campanha nos palanques, nada foi cumprido, enquanto que o ex prefeito que apoiava a campanha e dizia não querer nada,tudo enganação,porque ele que comandava tudo,teve toda prioridade de estar na frente da gestão do prefeito atual praticamente comandando a prefeitura e nos eleitores enganados.Senhora Vice queremos uma resposta.

Jefferson Victor disse...

Quem puder e quiser ajudar esta família, pode estar levando até a residencdia da dona Maria, fica na Av. Santos Dumont (saida para Arraias, próximo a antiga pça do boi) Qd. 26 Lote 04 A no setor Aeroporto. Eles precisam de tudo, principalmente fraldas juvenil tamanho de cintura de 40 a 70 ou 80, depende da marca. Leite de caixa, sustagem, bolachas, e precisam de recursos para medicamentos.
Quem puder estará fazendo um grande benefício aos adolescentes e também pra dona Maria que não tem como trabalhar fora, o Henrique depende dela pra tudo.

Anônimo disse...

Acho q a dona Maria não passa fome não! Pq o seu esposo é aposentado, e com certeza os seus 2 netos recebem O benefício LOA, para pessoas com deficiência q é o valor de um salário mínimo. E se não recebem devem procurar o INSS para dar entrada e receber.